Pode ser para o verão, em linha, ou para o inverno, em lã, você pode fazer o maior sucesso usando uma boina de crochê. Um acessório que pode dar uma outra cara para o seu look. O mais legal é que você não precisa comprar a boina de crochê, dá para fazer em casa, gastando pouco material e é bem simples de fazer. Veja a seguir como fazer a boina de crochê.
Material Necessário
- Para boina de crochê de inverno: 3 novelos de lã de acrílico, sendo que cada novelo deve pesar 40 gramas.
- Para boina de crochê de verão: 3 novelos de linha espessura média, sendo que cada novelo deve pesar 40 graus.
Escolha a cor da sua preferência e em ambos os casos, será necessário usar a agulha 3,5 mm.
Pontos Utilizados
- Como toda peça em crochê, o início deve ser feito com a corrente.
- Será necessário fazer o ponto baixíssimo.
- O ponto baixo também será usado.
- O ponto baixo em relevo.
- O ponto meio alto.
- O ponto alto.
- O ponto alto relevo frente.
Serão usados todos os pontos relacionados acima para fazer a boina de crochê.
Dicas Para Dar Certo
Antes de passarmos o passo a passo para fazer a boina de crochê, vamos a algumas dicas que vão ajudar e muito na hora de realizar o trabalho.
- As carreiras deverão ser fechadas, todas elas, com o ponto baixíssimo.
- A cada carreira que tiver início com o ponto alto será necessário subir 3 correntes que equivalem ao primeiro ponto alto.
- A cada carreira que começar com o ponto baixo será necessário subir 2 correntes, que equivalem a altura do ponto baixo.
- Caso você queira a boina de crochê com mais caimento, “mais fofa”, basta aumentar na peça um gominho, isto é, na prática, alterar a primeira carreira para 13 ponto alto, no lugar de começar com 12.
- Uma diminuição de ponto baixo é igual a dois pontos baixos fechados juntos.
- Se na décima quarta carreira você achar que a sua boina de crochê está ficando apertada, basta aumentar com um ponto baixo.
Passo-a-Passo
- Comece fazendo 6 correntes e depois feche.
- A primeira carreira: faça um ponto alto, uma corrente de espaço, faça outras até completar 12 e em seguida, feche a corrente.
- Segunda carreira: suba com três correntes e faça um ponto alto relevo, para isso pegue as três correntes que iniciam a carreira anterior e faça mais um ponto alto, use uma corrente como espaço, além de na base usar mais um ponto alto, mais uma corrente, um ponto alto relevo. Depois repita o mesmo movimento até terminar a carreira e feche.
- Terceira carreira: comece fazendo um ponto alto relevo frente, e siga com uma corrente, um ponto alto relevo frente, uma corrente, um ponto alto, uma corrente e faça isso em toda a carreira até finalizar e termine fechando
- Na carreira de número 4, faça um ponto alto relevo frente, uma corrente, um ponto alto, uma outra corrente, um novo ponto alto, mais uma corrente, mais um ponto alto e mais uma corrente. Repita a mesma sequência até terminar a carreira e feche.
- Carreira de número 5: será necessário aumentar, por isso, você deve fazer 4 pontos altos e entre cada um deles o ponto alto relevo frente, dando continuidade a sequência, faça um ponto alto relevo frente, 1 corrente, 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto. Repita a sequência em toda a carreira e feche.
- Número 6: será necessário aumentar mais uma vez a carreira, siga: um ponto alto relevo frente, 1 corrente, 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto. Serão 5 pontos altos ao todo com a entrada de pontos em relevo, entre cada uma deles.
- Na carreira de número 7 será necessário fazer 6 pontos altos e entre eles, ponto em relevo, sem deixar espaços de correntes a partir desse ponto. Trabalhe toda a carreira e feche.
- É uma carreira que a diminuição prossegue, comece outro paralelo com ponto alto em relevo, vá fazendo a diminuição e aumentando o segundo paralelo ao mesmo tempo.
- Na sequência 9: continue diminuindo o mesmo paralelo iniciado no passo anterior, com 4 pontos altos e 4 pontos em relevo intercalando, aqui também não podem ficar espaços, nem antes e nem depois. No segundo paralelo, faça ponto alto em relevo e sobre o ponto alto em relevo aumente um ponto alto, até chegar a 4, sempre criando a corrente de espaço entre eles.
- No passo seguinte, de número 10, você deve seguir diminuindo. O terceiro ponto alto deve ser feito entre o primeiro paralelo e o sexto já entre o segundo paralelo. Use corrente no espaço que irá naturalmente abrir. Depois feche.
- Serão necessário fazer dois pontos entre cada um dos paralelos e os espaços devem ser usadas as correntes de base, prosseguindo com os ponto alto em relevo sobre ponto alto em relevo.
- Para fazer a etapa de número 11 e estamos quase no fim: entre os paralelos será necessário fazer ponto alto, 7 pontos e intercalando com corrente de base, segue normalmente e depois fecha.
- Passo 12: observe no paralelo 1: ponto em relevo e ponto em relevo com ponto alto entre os espaços depois siga com ponto relevo sobre ponto relevo.
- Na carreira de número 13 não pode ter nenhum ponto paralelo. Você deve seguir fazendo ponto relevo sobre ponto relevo.
- Agora é hora de trabalhar com toda a carreira, de número 14, com ponto baixo, a cada 2 diminui um ponto baixo, faço isso até a hora de fechá-la.
- Para fechar, na carreira de número 15, faça mais três carreiras somente de ponto baixo sobre ponto baixo.
Está pronta a sua boina de crochê!
A boina pode ser usada nos mais diversos looks, do mais arrumadinho ao mais despojado, basta escolher a roupa certa e também fique atento em relação a cor. Você também pode ter uma coleção, com as mais variadas tonalidades de boina de crochê, para combinar com as mais diferentes produções.
Deus.
abençoe a todos deste site porque eu gostei muito dos modelos que sao lindos demais