A marca Armani, criada pelo estilista Giorgio Armani, é mundialmente conhecida, principalmente pela sua alfaiataria elegante, tento se consolidado no mercado de luxo principalmente pelos seus blazers e ternos refinados. Além dos artigos de alfaiataria, a marca produz peças para prática de esporte, peças de gala, peças para o dia a dia, além de diversos acessórios, como relógios, óculos, e também perfumes.
As peças Armani são de impressionar qualquer um, possuem paletós bem versáteis e confortáveis, tanto para o público feminino como o masculino. Além disso, os vestidos para a noite são total glamour, com muito brilho e silhuetas bem definidas. A marca adora apostar em cores básicas, como variações do off-white, preto, cinza, branco e bege.
A marca está entre as queridinhas das celebridades, tanto nas roupas como nos acessórios, sendo presença certa em grandes eventos com famosos, como premiações, desfiles e festivais.
A História De Giorgio Armani
Giorgio nasceu na Itália, em uma cidade chamada Piacenza, ao norte do país, no dia 11 do mês de julho do ano de 1934.
O menino cresceu sem conhecimento e interesse nenhum na moda, sendo algo extremamente alheio a ele. O sonho do jovem Giorgio era fazer medicina, algo que ele deu início quando chegou a idade de entrar na Universidade, ficando dois anos completos no curso de medicina da Universidade de Milão.
Quando completou 20 anos de idade conseguiu um emprego como vitrinista, além disso, no mesmo emprego ele também atuava como assistente de fotografia. Foi nesse primeiro emprego que ele começou a ter contato com a moda, e logo se percebeu que ele tinha certo jeito para coisa. Em pouco tempo ele era o comprador de moda masculina para a La Pinascente, uma das maiores lojas de departamento de Milão.
Outra influência do mundo da moda que Giorgio tinha era sua irmã mais nova, Rosanna, a jovem trabalhava como modelo. Logo Giorgio se viu de certa forma introduzido ao universo da moda, com os contatos possuídos pela irmã, ele conseguiu o seu emprego coo assistente do grande estilista Nino Cerruti. Giorgio viveu por 9 anos como assistente de Nino, e depois disso, pode-se dizer que ele possuía um ótimo currículo para o mundo da moda.
Ele decidiu então deixar de ser assistente e começar sua própria carreira dentro do universo da moda. Giorgio tinha como um dos seus grandes apoiadores seu melhor amigo, chamado Sergio Galeotti, que era estilista para grandes grifes importantes do país.
O Início Da Armani
Pode-se dizer que Giorgio demorou um pouco para iniciar a sua carreira solo no mundo da moda, o que de forma alguma é algo ruim, com o tempo esperado ele adquiriu uma bagagem incomum para estilistas iniciantes, já que viveu muitos anos como assistente de um grande estilista.
Junto de Sergio, seu amigo, ele firmam uma parceria e decidem alugar um pequeno escritório na cidade de Milão. Giorgio não era de origem extremamente rica, por isso, para conseguir o capital inicial para a sua empresa, ele teve que vender seu carro, conseguindo por ele US$ 10.000,00 dólares. Ele então aluga o escritório e contrata uma secretária para cuidar de sua agenda, e um estagiário de moda.
Na época não era possível de se ver, mas nascia ali à história de uma das maiores grifes do mundo inteiro, que revolucionaria o mundo da moda de forma extraordinária.
No dia 24 do mês de julho do ano de 1975 ele lança então a sua primeira coleção, que foi chamada “The King Of Jackets”. Giorgio lançou a coleção saindo dos padrões conhecidos, com cortes mais despojados em seus paletós, que davam um novo caimento a uma peça já muito antiga e batida. A marca desde então ficou conhecida como a marca que revolucionou o mundo dos ternos e principalmente na parte dos blazers.
Um ano depois da primeira coleção, Armani lança também roupas para mulheres, trazendo para o guarda roupa feminino, roupas que davam as mulheres mais liberdade, um estilo totalmente novo. Giorgio lançou ternos femininos com cortes parecidos com os que antes eram somente usados pelos homens. Suas peças, com desenhos e cortes perfeitos, combinadas a tecidos nobres, rapidamente ganharam o mundo.
Como Giorgio Armani não seguia, e ainda não segue, as tendências mundiais, suas peças acabam por se tornarem, em sua maioria, atemporais.
Pouco tempo depois do seu pontapé inicial, Armani decide dar um passo largo, e muito importante para toda a história da sua marca: se lançar para o mercado internacional. Os primeiros lugares que receberam sua marca foram os mercados canadenses e o norte americano. Ele lança nesses dois países a Giorgio Armani Le Collezioni. A partir de então, a expansão da marca, que já era eminente, se tornou inevitável.
A Década de 80
Tudo ocorreu muito rápido para a marca, poucos anos após os seus primeiros lançamentos, Giorgio já era considerado um dos estilistas mais influentes de sua época.
No ano de 1980 cria-se a Giorgio Armani Parfums, em parceria com a empresa Helena Rubinstein, passando então a fazer coleções de perfume. No ano seguinte, inaugura-se a primeira loja física, em Milão. Nesse mesmo ano lança a Emporio Armani, juntamente da loja física, essa linha contém roupas, roupas intimas, e é muito focada em acessórios para homens, sendo tudo mais casual e ideal para o dia a dia, sendo a Emporio Armani um grande marco para a época em que vivia, criando algo acessível mas que continuava dentro do cenário de moda de luxo.
Na Emporio Armani os preços eram mais acessíveis, sendo peças mais informais. Ainda em 1981, nasce a Armani Jeans, outra linha da marca, a linha é especializada em roupas feitas em jeans, sendo em modelos mais despojados, e preços mais acessíveis, logo essa linha passa a ser uma das principais dentro das loas de departamento. Outra linha é lançada na mesma época, a Armani Junior, sendo uma linha especialmente feita para crianças acima de 5 anos de idade, tanto feminina como masculina, sendo um sucesso estrondoso na época.
No ano de 1982, Giorgio sai na capa da revista Time, uma das revistas mais respeitadas do mundo. Ele foi o segundo estilista a ser homenageado em uma revista, sendo o primeiro o grande Christian Dior. Nesse ano também é lançada a primeira fragrância feminina, chamada Armani. Também foram lançadas novas linhas de roupas, como a linha de peças íntimas Giorgio Armani Underwear, a linha de roupas de praia, Emporio Armani Swimwear, e a Emporio Armani Acessories.
As campanhas das roupas íntimas fizeram muito sucesso desde o início, já que ele escolhia grandes personalidades para fazer as campanhas publicitárias de suas peças. Nos tempos mais atuais, pessoas como Rafael Nadal, David Beckham e Cristiano Ronaldo foram alguns dos modelos para as suas peças.
No ano de 1983 é lançada a primeira fragrância masculina, também chamada simplesmente de Armani. Na década de 80 também foi lançada a loja âncora da Armani, localizada na cidade de Nova York.
Sergio Galeoti, o sócio e melhor amigo de Giorgio Armani, faleceu no ano de 1985, devido a um câncer agressivo. Giorgio teve que assumir o controle da marca integralmente, e mesmo pela tristeza da perda do grande companheiro, honrou seu nome e fez a marca crescer ainda mais.
No ano de 1986 lança a primeira loja da Armani Junior, localizada em Milão. No ano de 1988 lança a primeira linha da coleção de óculos, a chamada Giorgi Armani Ochhiali. No ano seguinte inaugura um restaurante na cidade de Londres, e lança também a linha de acessórios especiais para servirem de presente, a Emporio Armani Gift.
No final da década de 80 a marca se expandiu para a Ásia.
A Década de 90
A ideia de expansão para a Ásia foi uma grande sacada de Giorgio Armani, os consumidores adoram seus produtos.
No ano de 1991, é lançada a marca A|X Armani Exchange, que é feita para o público jovem, com roupas e acessório mais básicos. No ano seguinte é lançada a fragrância feminina GIO, sendo essa considerada até os dias de hoje um dos maiores sucesso da marca. Em 1995 lança outro perfume feminino, o Acqua Di Gio, e no ano seguinte, em 1996, lançou também uma fragrância masculina com as mesmas notas do perfume do ano anterior.
Ainda no ano de 1996 criam-se as linhas Giorgio Armani Neve e Giorgio Armani Golf. No ano seguinte são inauguradas em três grandes cidades lojas da Armani Collezioni, sendo uma em Londres, uma em Tóquio, e uma em Milão. Essa coleção traz peças clássicas além de todos os acessórios da marca. Nesse mesmo ano lança a Emporio Armani Orologi, que é uma linha exclusiva para relógios. Em 1998 é inaugurada a primeira loja na China.
A primeira filial no Brasil foi aberta no ano de 1997, e atualmente em nosso país já existem 10 lojas da marca, e elas possuem um diferencial de todas as outras lojas da Armani no mundo todo, sendo o único país onde é possível parcelar as suas compras Armani em 10x sem juros no cartão.
No final da década de 90 é lançada a Giorgio Armani Beaty Components, a linha de maquiagens da marca, que continha inicialmente sombras de olho, blush e batom. Nesse ano também a marca se expandiu para o território online, tendo a sua primeira adaptação para formato digital disponível apenas nos Estados Unidos.
Os Anos 2000 – 2005
Desde o início dos anos 2000 a marca tem mantido o foco em se expandir, principalmente na Ásia. Possui uma loja em Hong Kong com mais de 3 mil metros quadrados. Ao longo desses anos países como Rússia e a Índia também ganharam unidades da grife. A loja âncora em Nova York possui mais de 4 mil metros quadrados, e reúne peças de três coleções diferentes, sendo: a Emporio Armani, a Armani Jeans e a Giorgio Armani, tendo a possibilidade de compra de roupas e acessórios. A loja conta com um pouco do caos da cidade de Nova York em seu projeto arquitetônico.
Nos anos 2000 a marca também abriu uma loja de chocolates, virando uma grande atração turística. Também é lançado um de seus templos, localizado em frente ao quadrilátero da Moda, em Milão, sendo um monumento com mais de 10 mil metros quadrados, ocupando um antigo prédio da região. Nesse grande templo está localizado todo o universo do Emporio Armani, distribuído nos andares da loja, e além disso, possui a Armani Jeans, Armani Café, Armani Arte, Armani Casa, Armani Fiori, Armani Dolci, Armani Libre, tudo reunido em um único lugar. Sendo o ano em que se expandem a Armani Casa, com objetos de decoração, e a Armani Cosmetic, com uma linha completa de produtos de beleza.
Em 2001 é inaugurada a primeira loja somente de acessórios em Milão, a Giorgio Armani Accessori. No ano seguinte são criadas as linhas de joias e de chá, cafés e doces, sendo a Emporio Armani Gioielli, e Armani Dolci. Em 2003 a marca fecha uma parceria com a Mercedes Bens e lança o Mercedes CLK Giorgio Armani, carro desenhado com a participação do estilista, sendo uma peça em comemoração aos 25 anos de sucesso da carreira de Giorgio.
As expansões não param, sendo inaugurado em 2004 o Armani Privé, um bar ou lounge, bem exclusivo na cidade de Milão. No ano de 2005 cria-se a linha de alta costura, também chamada de Armani Privé, com essa linha a marca se elevou muito, se tornando especialista em vestidos longos, usados frequentemente pelas famosas no tapete vermelho, em premiações grandiosas como o Oscar.
Os Anos De 2005 – 2010
O Perfume Armani Code é lançado no ano de 2006, sendo um perfume mais simples em relação aos outros da marca, com embalagem exclusiva feita por Fabien Baron. Hoje em dia esse é um dos perfumes mais vendidos do mundo todo. Nesse mesmo ano é lançado o serviço Made to Measure, que funciona com encomendas de ternos sob medida.
O ano de 2007 foi marcante para a Armani, nesse ano foi lançado o primeiro SPA Armani, que fica dentro da enorme loja do Japão. Nesse ano a marca também assina uma parceria com a Samsung, e Giorgio Armani assina sua primeira linha de aparelhos eletrônicos. Na época o celular lançado, o Samsung p520, possuía grande tecnologia, com tela sensível ao toque e câmera de 3 megapixels. No mesmo ano surge a linha Crema Nera, especialmente lançada para cuidados especiais para mulheres, ainda é lançado o perfume Armani Diamonds, que teve como o rosto de sua propaganda Beyonce. Nesse ano também é lançado o perfume masculino Armani Attitude.
Com o sucesso do lançamento de aparelhos eletrônicos, no ano seguinte, ele lança uma televisão de LCD, com dois modelos, o de 46′ e o de 52′ polegadas. Nesse mesmo ano novos perfumes são lançados, o feminino Armani Ondes e o masculino Armani Diamonds. Em 2008 também é desenvolvida a linha Armani Dada, que é uma coleção de utensílios de cozinha especiais para o uso profissional.
No ano de 2009 é lançada a Armani Onde, sendo um kit que possui três fragrâncias distintas, sendo elas a Extase, com embalagem verde, a Mystère, com embalagem roxa, e a Vertige, com embalagem rosa, as fragrâncias foram feitas com inspiração nas mulheres do oriente. Nesse ano também foi lançado o perfume Idole d’Armani. O perfume Acqua Di Gioia foi inspirado nas águas marinhas, lançado em 2010. Nesse ano também foi lançada a coleção esportiva Emporio Armani EA7, possuindo tênis e também acessórios específicos de determinados esportes.
2011 Até a Atualidade
No ano de 2012 a marca se lança no mercado digital com a Armani Fiori, oferecendo aos clientes vasos de arranjos de flores que são feitos sob encomenda, a marca oferece também algumas velas aromáticas. A linha Armani Fiori possui também loja física em alguns vários países.
No ano de 2015 ocorre a edição especial da VESPA 946, em parceria com a Armani, comemorando os 70 anos da Vespa, e os 40 anos da Armani, por isso, a Armani assinou a paleta de cores da criação da marca, além disso, na lateral do carro vinha a assinatura da Emporio Armani. Ainda nesse ano desenvolveram a vestimenta tanto dos jogadores como da comissão técnica do time Bayern Munique, que receberam no ano seguinte, ternos em azul marinho, de lã, com colete, calça e uma camisa de seda, além de um suéter e casaco marrom. O time também recebeu acessórios como gravatas, mochilas de couro, e sapatos com cadarço.
No ano de 2016 é lançada a primeira linha de relógios da coleção Emporio Armani Connected, relógios que utilizam touchscreen, revolucionando o mundo da marca. Ainda nesse ano a Armani anunciou que não usaria mais couro natural em suas peças.
A partir de 2017 a marca tem adotado uma nova estratégia, e decidiu enxugar um pouco o império que construiu império esse que vai muito além do universo da moda. Para isso, foi decidido descontinuar a Armani Collezioni e a Armani Jeans, que serão diluídas nas outras três marcas da Armani, a Empório Armani, a A|X Armani Exchange, e a Giorgi Armani, as medidas foram adotadas a partir da primavera de 2018.
Além disso, foram repensadas todas as lojas espalhadas pelo mundo, com o objetivo de que elas possam oferecer um serviço de melhor qualidade. Dessa forma reduz os gastos com publicidade e aumenta a expectativa de venda entre os consumidores, diminuindo as submarcas. Além disso, os intervalos de preço passam a ser mais claros.
Ao longo de toda essa história contada fica claro que a Armani está em outro nível em todos os aspectos. A marca possui roupas, acessórios, perfumes, chocolates, telefones celulares, móveis, dentre diversos outros. Mas esse sucesso não foi alcançado por acaso, a marca tem pontos extremamente característicos que fizeram com que alcançasse outro patamar. Talvez a principal característica da Armani seja o seu conceito clean, fazendo com que todas as peças possuam detalhes simples, e reafirmando a ideia de que “menos é mais”.
O Museu Giorgio Armani E a Grife Nas Telas Do Cinema
A Armani criou um jeito muito legal de contar sua história para o mundo, criando o Armani/Silos, no ano de 2015, que é basicamente um museu da marca. O espaço possui cerca de 4500 metros quadrados, com quatro andares, abrigando uma coleção com tudo que foi lançado por Giorgio Armani desde os anos 80, como também possui um arquivo digital onde é possível encontrar as histórias do estilista.
Além do universo da marca, é possível conhecer mais sobre as inspirações de Giorgio Armani, seu estilo de vida, e as suas atitudes. Ele mesmo acompanhou todo o projeto arquitetônico do espaço. No local estão localizadas mais de 800 peças da marca, e 200 acessórios, além de haver um café na parte térrea.
No cinema a grife tem aparecido desde o início de sua história, sua primeira aparição foi no filme Gigolô Americano, onde Richard Gere utilizou grandes ternos e sobretudos para interpretar seu personagem. Depois disso, ele apareceu em muitas outras produções, como Os Bons Companheiros, no ano de 1990 e Vanilla Sky, no ano de 2001, e usar uma peça Armani em alguma produção cinematográfica se tornou sinônimo de grande status. A marca assinou também a vestimenta de grande clássicos do cinema, como Os Intocáveis e o Lobo de Wall Street.
Cantores famosos em suas turnês musicais e videoclipes também utilizam peças assinadas por Giorgio Armani. Artistas famosos como Beyonce, Michelle Pfeiffer, Rick Martin, Matt Damon e Rihanna são amigos do estilista. Lady Gaga usou peças suas na turnê Born This Way, em 2012.
A Marca Resumida
Como têm sido mostradas ao longo desse texto, suas produções são dividas em diversas linhas, e embora algumas delas tenham sido descontinuadas no ano de 2018, estão elencadas a seguir:
- Armani Casa (Produtos para casa em geral, móveis como: mesas, cadeiras, camas, poltronas, luminárias, além de acessórios para casa, como papeis de parede, e outros).
- Armani Privé (linha de alta costura, com vestidos e produtos de grande qualidade).
- Borgonuovo 21 (roupas e acessórios para a casa, como louças).
- Giorgio Armani (moda feminina, masculina, e acessórios diversos, como bolsas, cintos, além de perfumes).
- Le Collezioni (bolsas, carteiras, sapatos e roupas, tanto feminino como masculino).
- Emporio Armani (acessórios no geral, como óculos, perfumes, relógios, dentre outros, voltados para o público jovem).
- A/X Armani Exchange (moda básica tanto feminina como masculina)
- Giorgio Armani U.S.A. (moda com preços mais acessíveis).
- Armani Jeans (calças jeans femininas e masculinas).
- Armani Neve (linha esportiva para homens e mulheres voltados para produtos de inverno).
- Armani Golf (linha esportiva para homens e mulheres, como produtos como bolsas, bonés, dentre outros).
- Clássico (moda clássica, com acessórios como relógios, óculos e perfumes).
Os Preços Dos Acessórios Da Armani
Os valores dos produtos no Brasil são bem altos, havendo alguns que podem ser encontrados por um preço mais atrativo, vale lembrar que esses são os valores em reais, e que provavelmente os mesmo produtos tem o custo mais baixo fora do Brasil ao converter o dólar ou euro para real.
Começando com os perfumes: O perfume Idole D´Armani Giorgio Armani Eau de Parfum Feminino, que vem com 75 ml, custa em torno de R$ 2000,00 reais. O Perfume Emporio Armani City Glam Giorgio Armani Eau de Parfum Feminino, que vem com 50 ml, sai por mais ou menos R$ 1190,00 reais. Já o Perfume Code Cashmere Giorgio Armani Eau de Parfum Feminino, que vem com 30 ml, custa em média R$ 179,00 reais, e o Perfume Stronger With You Emporio Armani Giorgio Armani Eau de Toilette Masculino, que também vem com 30 ml, pode ser encontrado por R$ 184,00 reais.
Agora os relógios: o Armani Exchange pode ser encontrado por R$ 530,00 reais. O Smartwatch Emporio Armani Masculino custa em média R$ 3400,00 reais. O Empório Armani Masculino Classic Luigi pode ser adquirido por R$ 2925,00 reais.
Na parte dos óculos você pode encontrar armações para óculos de grau que vão de R$ 850,00 reais até cerca de R$ 1100,00 reais. Os óculos de sol variam entre R$ 450,00 até mais de R$ 1000,00 reais.
Um porta-cartão em couro da Emporio Armani pode ser comprado por R$ 380,00 reais. O preço de uma gravata da Armani Collezioni gira em torno de R$ 650,00 reais. Já um cinto feminino da Emporio Armani feito em couro e camurça pode ser comprado por R$ 420,00 reais. A pulseira Armani Exchange, com tirinhas rosa e detalhes metálicos, pode ser comprada por cerca de R$ 300,00 reais.