Vai chegando a época de festa junina e todo mundo já fica bem animado, já que é uma época muito divertida, com muita comida boa, danças, e os trajes típicos que não podem faltar.
Para entrar totalmente no clima, tem que goste de se maquiar, para ficar ainda mais no espírito junino e caipira. Hoje vamos falar o passo a passo para a maquiagem dos meninos na festa junina, usando somente um lápis de olho.
Passo a Passo: Maquiagem Para Festa Junina (bigode, Sobrancelha, Cavanhaque E Dentes)
Você irá precisar de um lápis de olho, que pode ser preto ou marrom. Aponte bem ele para que consiga obter traços mais finos.
- Primeiro: Veja o modelo de bigode que você deseja, ele pode ser feito somente com alguns tracinhos acima da boca, ou ainda um bigode mais elaborado, com fios a mais ou até mesmo um cavanhaque com costeletas.
- Segundo: Depois de escolher o tipo de bigode que deseja, pegue o lápis e vá passando ele seguindo o modelo escolhido, não force muito o lápis na pele para que não se machuque.
- Terceiro: Após passar o lápis acima da boca, faça traços em mais alguns pontos do rosto, como a sobrancelha, cavanhaque, costeleta e dentes.
- Quarto: Para fazer a sobrancelha basta ir pintando a parte do rosto que separa as sobrancelhas, o meio delas, dessa forma você ficará com uma feição mais de “bravo” ou ainda de caipira.
- Quinto: Deixe as suas costeletas mais grossas, passando o lápis de olho da raiz dos cabelos até o fim o osso do rosto.
- Quinto: Se você gostar, faça também um cavanhaque, vá traçando os fios ao redor da boca e por todo o queixo, até que feche completamente com os fios feitos de lápis em todo entorno da boca.
- Sexto: Para quem quer ficar mais a caráter ainda, pode também pintar com o lápis de olho um dos dentes da frente ou até mesmo dois, basta cobrir eles completamente com preto, dessa forma irá parecer que você está sem aquele dente.
Como Se Vestir Na Festa Junina? (Para Os Homens)
O traje mais usado pelos homens em festa junina é uma camisa xadrez combinada com uma calça jeans, mas há quem goste de entrar bastante no personagem e inovar na hora de escolher o que vestir.
Se você tem uma calça jeans normal, pegue alguns retalhos de tecido colorido, pode ser xadrez ou florido, e costurem eles em sua calça, para que imitem remendos na roupa. Pegue também uma botina (aqueles sapatos que também são chamados de sapatão), pois combina bem mais como clima de festa junina que tênis ou outros sapatos.
Se você não possui camisa xadrez, faça remendos coloridos também em alguma camisa social normal, de preferência uma camisa de mangas longas, já que a época de festa junina é bem fria. No bolso da camisa leve um lencinho colorido dobrado, saindo uma parte dele para fora do bolso. Para complementar e entrar completamente no clima junino pegue um chapéu de palha, e pronto, você estará perfeito para qualquer festa junina que for convidado.
Algumas Curiosidades Sobre as Festas Juninas
As festas juninas não são somente divertidas, mas uma comemoração bem tradicional e que ocorre em todas as partes do Brasil. Elas estão presentes em nossas terras desde o século XVII, vindo como uma comemoração europeia e que passou a ser fortemente influenciada pela religião católica, passando a ser associada a alguns santos.
Com o passar do tempo algumas coisas foram se tornando extremamente tradicionais e existem nas quadrilhas de qualquer estado do Brasil. Vamos conferir algumas:
A Quadrilha
Com certeza a quadrilha é um dos itens mais importantes e divertidos da festa junina, dançada sempre com as vestes típicas, para os homens camisa xadrez e calça remendada, e para as mulheres vestidos bem coloridos e rodados.
A quadrilha é dançada com casais, e cada região possui suas diversificações, mas no geral ocorrem passos parecidos, como “grande roda” (onde todos os casais dançam um forró), “beija-flor” (o homem se ajoelha e a mulher da algumas voltas em torno dele), “anarriê” (quando os casais se separam e ficam um em frente ao outro), “tour” (quando forma-se um túnel e os casais vão passando por ele), e diversos outros passos. Alguns deles, como o “anarriê”, “tour” e “ampassâ”, são passos que remetem a origem da dança, que é francesa.
A Fogueira
As fogueiras tem uma origem diferente da quadrilha, vem das culturas celtas, gregas e romanas. Esses povos costumavam acender fogueiras para agradecer aos deuses pelas colheitas feitas. O Brasil manteve essa tradição, algumas pessoas acreditam que ela está ali para proteger e purificar o ambiente, e mesmo se ela não tiver um significado concreto, com certeza é um item importante, já que reúne todos em sua volta e esquenta na noite fria.
As Bandeirinhas
As bandeirinhas são o principal item de decoração de qualquer festa junina, sendo indispensável para completar o clima do local. A origem das bandeiras se deu em homenagem aos santos católicos que se tornaram padroeiros das festas juninas, sendo eles: São João, São Pedro e Santo Antônio. Nos tempos antigos, as imagens eram pregadas em bandeirinhas e depois eram colocadas em baixo de água, depois as pessoas se molhavam e se benziam com aquela água, e todos acreditavam que a pessoa seria purificada. Com o tempo as bandeiras foram ficando menores, e o rito de molhá-las na água parou de ser realizado, apesar disso, elas continuam tendo o significado de purificar, além de decorar, o ambiente da festa.
O Casamento “Caipira”
O casamento caipira ocorre por dois motivos, o primeiro é pelo fato de um dos padroeiros das festas juninas ser Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, essa é uma forma de homenageá-lo. Depois de um tempo, o casamento caipira começou sendo uma sátira dos casamentos reais, e era encenado um teatro bem elaborado, pois a noiva aparecia grávida, e o noivo caipira aparecia bêbado e era obrigado, pelo pai da noiva, a se casar com ela, no fim os dois puxavam a quadrilha. Em algumas regiões não há esse tipo de encenação, e é realizado somente um casamento fake para dar início a quadrilha.