Em todos os setores do comércio hoje a concorrência é muito grande, vivendo em uma época em que o descartável e consequentemente o consumismo imperam, cada vez mais o mercado busca se aprimorar para atender a grande demanda e no mundo da moda não é diferente.
No mundo fashion, entretanto há uma natural demora até que o produto chegue a seu destino final até porque dependem da criação de novos tecidos, acessórios e aviamentos que em geral demanda tempo, por tudo isso no mundo da moda é preciso captar tendências com bastante antecipação para que os produtos cheguem ao mercado em seu devido tempo considerando ainda que muitas pessoas se organizem com bastante antecedência para uma nova estação.
Investigação de tendências
Com os produtos tendo um ciclo de vida cada vez mais curto as empresas precisam estar atentas a essas rápidas mudanças para que possam através de lançamentos de novos produtos manterem a competitividade. Assim que identificam as novas tendências é necessário que de imediato sejam transformadas em produtos que venham atender as demandas dos consumidores que estão sempre em busca das novidades.
É importante observar o fato de que a investigação das tendências não se faz somente quando a coleção começa a se desenvolver, esta deve se processar continuamente, pois há a necessidade de que se acompanhem as tendências ao longo do processo quando elas podem tomar um rumo um pouco diferenciado e a produção tem de acompanhar essas pequenas alterações, ou mesmo novidades que possam surgir.
Nova abordagem
Com a urgência no mundo da moda no que se refere à antecipação das tendências, automaticamente ouve um impulso no sentido de criar novas formulas para a investigação destas tendências e este, é um processo que consiste na busca das informações no local onde se supõe elas surjam, ou seja, junto à juventude urbana que são integrantes dos maiores grupos de consumidores.
São potencialmente inovadores, sempre abertos a experimentar e ousar com novas criações, além disso, já muito bem adaptadas a cultura consumista uma vez que a maioria nasceu quando esta já dominava as massas, eles têm um grau muito alto de curiosidade, adoram o novo e estão sempre abertos a novas experiências, a ousar se lançando ao diferente.
Complemento as antigas pesquisas
Essa nova abordagem vem não substituir os tradicionais métodos de pesquisa, mas complementar numa verdadeira busca ao cool que visa à descoberta do que está realmente acontecendo na cultura jovem e o que em futuro recente será considerado como importante ao ponto de que essa tendência tenha a possibilidade de ser transformada em objeto de consumo.
Os caçadores do cool cada vez mais se aventuram entre os consumidores para entendê-los e assim criar uma conexão necessária as marcas para maior segurança de suas criações.