Você sabe qual é o conceito de visagismo? Esta palavra foi adaptada e deriva da França, visage é o mesmo que rosto. Sabemos que nosso rosto é o principal cartão de visitas, é como uma identidade, presença que comunica-se através de formas, sendo assim o visagismo estuda o rosto que é a expressão de nossos sentimentos, vontades, pensamentos, etc., e nestes estudos busca a arte de evidenciar e traduzir a beleza, o estilo e a personalidade de cada ser, de forma estética e harmônica. Quando o assunto é beleza do rosto, cabelo e maquiagem fazem toda a diferença.
Visual
Por tratar de aspectos diversos ligados a imagem de cada pessoa, o visagismo pode ser utilizado por vários profissionais diferentes, cabeleireiros, maquiadores, ortodontistas, cirurgiões plásticos, atores, consultores de moda, etc., enfim, qualquer profissional que tenha a imagem como objeto do seu trabalho. Mas de maneira geral, como diz o velho ditado, “o cabelo é a moldura do rosto”, e quanto a maquiagem, bem, ela existe para realçar a beleza feminina. Sendo assim, mesmo que não sejamos profissionais de nenhuma destas áreas, podemos nos utilizar destes conhecimentos para melhorar nosso visual e auto estima. Na maioria dos casos as mudanças ocorrem com base em modificações realizadas no cabelo e maquiagem, compondo com o resto do visual, roupas, calçados, etc.
As Motivações
Quando surge o desejo de modificar o visual normalmente há uma motivação especial, ou por vezes é apenas para buscar motivação na mudança em si, mas alguns motivos podem ser, uma entrevista de trabalho, uma festa, um romance, etc. Através desta mudança há o desejo de expressar sentimentos e emoções como sensualidade, segurança, seriedade, simpatia, etc. Uma rápida pesquisa sobre as intenções da mudança podem auxiliar muito na escolha mais adequada para o novo visual. É importante saber o que motiva para uma nova maquiagem, um corte de cabelo ou uma nova coloração.
A Análise
O profissional a que se destina a arte de modificar deve estar atento a estes detalhes e a partir de então estudar a constituição física, porte, modo de se expressar, de andar, de falar, os gestos, o formato do rosto que pode ser redondo, oval, triangular, quadrado…, a seguir deve-se analisar detalhes como a sobrancelha, testa, olhos, boca, nariz, observando o formato, tamanho, alinhamento e lateralidade do rosto, bem como a cor da pele, assim poderá estar parcialmente concluída a personalidade básica e o temperamento da pessoa. Todos estes cuidados são necessários para que as mudanças tragam resultados satisfatórios, pois o principal objetivo de mudar é sempre sentir-se bem, melhor do que antes. Em caso de maquiagens é mais fácil, pois é temporária, mas quando falamos de cabelos a situação é mais delicada, especialmente em caso de cortes e colorações, pois é preciso tempo para que o cabelo cresça novamente ou mesmo para a aplicação de novas químicas.