Se fazer uma boa maquiagem já é difícil, basta pensar no delineador para fazer as mãos tremerem. Muitas mulheres até mesmo desistem desse artifício e se conformam com os tradicionais lápis-sombra-rímel para delinear os olhos. Porém, não dá para negar que o temível delineador faz milagres pelo visual de qualquer mulher. Então, se você é mais uma das que acreditam que não nasceram com o dom de aplicar delineador nos olhos, acredite: basta ter paciência e vontade. Maquiadores especialistas garantem que, apesar de parecer impossível no início, a perfeição vem com a prática.
Paixão à Todas as Vistas
Para entender melhor esse fascínio das mulheres com o delineador, basta olhar para trás. A marcação nos olhos é usada desde o Antigo Egito, assumindo formatos diferentes e criando looks que marcaram épocas. Afinal, quem não lembra do famoso traço-gatinho dos anos 50? Ou antes ainda, todo o estilo francês impresso nos olhos das mulheres dos anos 20? Pois é, a linha foi se modificando, chegando até às loucuras extravagantes singulares dos anos oitenta, que misturava os estilos punk, rock e new wave em um rosto só. Especialistas alegam que toda essa imagem explorada por anos chega hoje a uma forma indefinida. Como até as tendências de moda revelam, nossa época atual indica a união de elementos para compor um novo estilo. Assim, existe no mercado uma variedade incrível de delineadores de todos os tipos, até mesmo coloridos podem ser uma boa pedida se combinados com o visual completo.
Relação de Amor e Ódio
Profissionais alegam que o maior equívoco na aplicação do delineador é esticar demais a pálpebra para pintar. Ao fim, a pele volta ao normal e o resultado é um borrão irregular. O movimento certo é uma leve puxada na altura da têmpora, mas sem esticar, com o queixo um pouco erguido para a pálpebra ficar na posição correta. O traço deve ser feito na pele rente a linha dos cílios, a começar do canto externo para dentro para que a linha fique um pouco mais fina na parte interna. Os detalhes como o traço-gatinha ou outros devem ser feitos depois, sem esticar a pele. Uma dica segura é posicionar os cotovelos na mesa, com o espelho logo à frente, segurando a pele com uma mão enquanto apoia a outra para passar o delineador. Para facilitar, também é recomendado fazer uma linha pontilhada com lápis para então unir em um traço com o lineador, lembrando sempre de tirar o excesso antes de aplicar. Outra informação importante: na maquiagem, a ordem dos produtos altera – e muito – o resultado. Portanto, a recomendação é: base, sombra, delineador e rímel.
Seu Estilo em Apenas Um Traço
Com essas dicas, basta escolher o look que combina mais com você:
Para um visual clássico, não abuse da maquiagem. Basta um traço simples de delineador preto, rímel para definir os cílios (pode ser incolor) e um gloss ou batom clarinho. Se você é mais ousada, capriche na superprodução dos olhos: delineador preto com traços bem marcados e gráficos sobre sombras coloridas, ou delineador colorido sem sombra. Para eventos mais refinados, o delineador levemente puxado nos cantos combinado com batom vermelho compõem um visual muito feminino e sensual. Mas se você gosta de destacar a expressão, carregue no olho preto e esfumaçado.
Por Vivian Fiorio