Esse estilo de estamparia ficou muito popular durante os anos setenta, porém o tie dye é uma técnica originada da milenar técnica do Shibori. Os povos antigos da Ásia, em especial os japoneses há mais de seis mil anos, utilizavam o Shibori para dar significado cerimonial aos tecidos e, também, poder identificar por meio das vestes qual a posição social de cada indivíduo naquela cultura. O Shibori é feito quando se coloca a cera de abelha para proteger determinadas partes do tecido no momento em que ele é tingido. Depois de retirar essa cera, os desenhos feitos ficam na cor original do tecido, enquanto as outras partes ficam coloridas.
O tie dye pode ser feito também com nós, amarrações, dobraduras, torções e costuras imitando a função da cera de abelha, ou seja, evitando que a tinta atinja determinadas partes do tecido. Inspirados na beleza dos tecidos dos asiáticos, os indianos adaptaram o Shibori dando vida ao tie dye com a identidade desse povo. Segundo os historiadores e estudiosos da moda, essas técnicas de tingimento dos tecidos foram se espelhando pelos povos através das rotas marítimas e do comercio de especiarias, criando uma nova identidade a cada povo em que eram inseridas .
O tie dye tem uma característica específica em determinados lugares. Como dito, os japoneses criaram o estilo de tie dye conhecido por Shibori, os javaneses o Batik e os indonésios o Pelangi. Se tem vestígios do tie dye também em alguns lugares da África e do Peru. Depois de muitas mudanças culturais pelo mundo, chagaram os hippies e as roupas artesanais que muito exploravam a estamparia ao estilo tie dye, inserindo, tempos depois, a técnica do tie dye na alta costura das semanas de moda européia.
Para deixar o seu jeans super estiloso e nas cores que você quiser vale a pena usar a técnica do tie dye. Antes de aprender o passo a passo, confira algumas dicas para fazer uma customização bem bonita:
http://www.youtube.com/watch?v=laDaKzGrkRg
- • Faça testes em camisetas de algodão que você não tenha muito apego para pegar prática e então tingir aquele jeans amado.
- • Os tecidos claros são mais fáceis de tingir.
- • Procure entender um pouco como funciona a teoria da cor, como as cores se misturam e que resultados você pode ter.
- • Uma ótima dica é tingir com chás, pois esse é um produto orgânico, ou seja, não estraga o tecido. O chá de hibiscus tem uma coloração avermelhada, o chá verde como diz o nome tem a cor esverdeada e o chá de calêndula tem a cor amarelada.
- • Quanto mais grossa e impermeável for a corda que você utilizar para as amarrações, menos a tinta manchará aquela parte encoberta.
- • Prefira tecidos grossos, como o jeans para fazer o seu trabalho. Pois os tecidos finos mancham com muita facilidade, em outras palavras, são mais difíceis de se controlar.
- • Utilize tintas de qualidade quando conseguir ter um bom controle da técnica. Assim o seu trabalho ficará mais profissional.
- • Para fixar bem a tinta no tecido, escolha um fixador próprio de tecidos ou ao menos use sal no momento do enxágüe.
- Na foto abaixo confira as possíveis amarrações que você pode utilizar para fazer o tie dye. Cada amarração produz um tipo de efeito final.
Para Fazer Uma Peça Com O Tie Dye Você Vai Precisar De:
- • Um shorts jeans, ou uma calça, ou uma camisa
- • Tinta para tecido de três cores diferentes
- • Fixador de tinta para tecidos ou sal
- • Um pincel médio com cerdas macias
- • Um pedaço de arame encapado ou uma corda de poliéster maleável
- • Três vasilhas para colocar cada cor de tinta.
- • Um pano para limpeza
- • Jornais ou papel que será descartado para a reciclagem
- • Um par de luvas para proteger as mãos
Passo A Passo:
Vista o par de luvas para não manchar as mãos ou se machucar no momento de fazer as amarrações. Separe as vasilhas e os jornais em um local próximo em que você possa fazer uma pequena bagunça e que tenha incidência direta da luz solar. Molhe a peça de jeans na água e torça bem, deixando o tecido somente um pouco úmido. Em seguida escolha a amarração de sua preferência e use o arame ou a corda para fazer isso, sobre o jornal. Cada divisão, amarração que você fizer será utilizada para uma cor.
Coloque em cada vasilha uma cor de tinta, misturando com água fria. A quantidade de água para cada tinta deve variar em função da intensidade da cor que você quer que o tecido tenha. Quanto mais tinta na mesma quantidade de água, mais intensa ficará a cor no tecido.
Faça as imersões de cada parte da amarração nas vasilhas, retirando o excesso de água colorida para em seguida partir para a próxima vasilha. Vale lembrar que quanto mais tempo o tecido ficar imerso, mais a cor será fixada ao tecido.
Deixe a amarração secar sob a luz direta do sol, por pelo menos uma hora. Use o pincel para manchar com a tinta as partes do tecido que você queira intensificar a cor. Agora espere que o tecido seque por completo ao sol.
Retire o arame ou as cordas do tecido. Após essa etapa, passe com o ferro de passar roupas o tecido desamarrado. Utilize outro recipiente para colocar dez miligramas de fixador para um litro de água. coloque o tecido, de modo que ele fique completamente imerso nessa mistura e deixe descansar por pelo menos meia hora. Passado o tempo da imersão no fixador, retire o excesso de liquido do tecido e deixe secar ao sol novamente.
Caso queira desbotar o jeans, repita todas as etapas citadas, trocando as tintas pela água sanitária. Vá colorindo o tecido até que você consiga a cor que desejar. E está feito a sua roupa customizada pela técnica do tie dye!