A renda é um tecido que passeia por diversos estilos se adaptando a cada um deles e causando efeitos diferentes para as mulheres que fazem a linha romântica, ou as mais sensuais, as mais roqueiras inclusive também podem inserir esse tecido no vestuário. Esse é um tipo de tecido muito antigo, criado no período da Renascença, e que sobreviveu ao tempo mantendo se na lista dos mais populares pelo público feminino. O figurino fica mais valorizado quando se veste uma peça rendada. Entretanto se a renda não for de boa qualidade, o visual pode ficar vulgar e com efeito de lingerie barata. Uma boa renda se destaca do figurino e praticamente não precisa ser vestida em função de outra peça, pois vira um adorno, uma decoração no visual. A renda pode aparecer em todo o figurino, em alguma peça ou um simples detalhe e, sim, ela chamará a atenção. Portanto confira dicas de como vestir a renda corretamente para vestir com muito estilo e bom gosto:
• Quando a renda estiver em todo o look, a dia é apostar em vestidos rendados clássicos e mesclar com acessórios mais moderninhos e de cores contrastantes. Uma sugestão de figurino para o dia a dia de uma mulher estilosa é vestir uma vestido de renda clara com meia-calça escura e finalizando com uma jaqueta de couro. Quando o clima estiver mais quente, a sugestão de figurino é vestir o mesmo vestido de renda clara, sem meia-calça com uma bolsa, ou cinto ou sapatilha de oncinha.
• Quando o tecido de renda estiver apenas em alguma peça de todo o figurino é vestir alguma outra peça que não destoe muito do estilo da peça rendada. Por exemplo, se for uma camiseta rendada, com costura mais simples, a dica é vestir com uma calça jeans ou um shorts ou saia de tecido mais despojados. Se a peça rendada for com uma costura mais sofisticada, a dica é vestir outra peça, não importa a cor, que tenha uma costura mais bem feita e um tecido mais nobre, como o linho por exemplo.
• Quando a renda aparecer apenas em algum acessório de todo o figurino a dica é investir nas sobreposições, sem dar o destaque principal para a renda, ou seja, sem deixar ela totalmente visível. Como por exemplo uma camiseta que tenha somente as mangas ou as costas rendadas ou um maxi-colar de renda, usados em produções de diferentes ocasiões.
• Muita atenção para com a transparência da renda. Se ela for muito transparente, a tendência a ficar com o visual muito sensual, ou até mesmo muito vulgar, é bem fácil. Para não correr o risco de constrangimentos, a dica é evitar peças de renda muito transparentes para eventos formais e para o local de trabalho.
• As meninas que fazem a linha rocker podem apostar em rendas de cores mais básicas, como o preto e o bege ou branco, e misturar com outras peças de couro. Como sugestão de figurino, você pode investir em uma blusa rendada, uma calça de couro justa e um sapato de salto fino na cor da calça de couro para arrasar na balada!
• Se você ama tecidos de renda, mas tem receio de vestir por achar que pode ficar muito menina ou muito romântica a dica é vestir alguma peça do guarda-roupas masculino para quebrar essa impressão. Como sugestão, aposte em botas de coturno, blazers ou outras peças de alfaiataria.
• Para quem faz a linha que veio ao mundo para ser notada, a dica é misturar tecidos metalizados com renda. Mas cuidado sempre com a qualidade desses tecidos, tanto da renda quanto do tecido metalizado. Ou seja, de nada adianta seguir as dicas de combinações se os tecidos não tiverem uma qualidade boa.
• As camisas jeans são uma ótima escolha para que tiver uma saia ou um shorts de renda e pretende sair em um dia de sol para algum evento mais descontraído, como um passeio no parque ou uma festa de aniversário.
• Para quem não quer arriscar e sim ter a certeza de que irá ficar muito elegante, a dica é vestir uma renda de cor neutra, tanto clara quanto escura, e combinar com uma peça de cor verde bandeira ou berinjela. Essa combinação de cores e tecido é uma aposta certeira de um look bonito.
FOTOS: http://www.isabellafiorentino.com.br/materia/5-formas-de-usar-a-renda/
FOTOS: http://www.pleinco.com.br/2013/08/22/looks-com-renda/
Links Interessantes:
• Usar um detalhe de alguma peça mais sensual sem cair na vulgaridade é quase uma arte. Se for um detalhe vestido por uma mulher que saiba segurar bem essa sensualidade sem ficar over, o figurino ficará ótimo. Uma modinha que foi febre entre a mulherada no período em que era veiculada a nove Avenida Brasil, da Rede Globo, foi deixar à mostra as alças rendadas do sutiã. Confira no link logo abaixo como aderir a esse estilo de se vestir sem errar, como fotos e depoimentos de famosas que se vestem com sutiãs rendados à mostra. Basta acessar:
http://atrevida.uol.com.br/moda/com-que-roupa/saiba-como-usar-sutia-de-renda-e-nao-errar/6543
• Como citado anteriormente, a renda é um tecido muito antigo, entretanto é também atemporal. No vestido de casamento da duquesa Kate Middleton, projetado por Sarah Burton, que trabalha na grife Alexander McQueen, a renda foi a estrela da vez. De fato é um tecido muito clássico que deixa qualquer mulher muito feminina. A confirmação disso é que a renda é valorizada pelas mais importantes grifes da alta-costura mundial. Para conhecer mais sobre esse tipo de tecido, assista ao vídeo que está no link logo a seguir:
http://gnt.globo.com/moda/dicas/Renda–tendencia-une-tradicao-e-modernidade.shtml
• Com a popularização da renda, cada etnia criou seu próprio estilo de fazer o tecido. A renda feita na França, por exemplo, é deferente da renda feita no Brasil. A estilista Martha Medeiros, famosa por criar vestidos de renda, explica qual é essa diferença no vídeo feito para o programa “Vamos Combinar”, do canal GNT. Confira o vídeo acessando o link logoabaixo:
http://gnt.globo.com/moda/dicas/Renda–saiba-qual-e-a-diferenca-entre-a-francesa-e-a-brasileira.shtml