Coturnos

Hoje em dia os coturnos são os queridos das mulheres, confortáveis, arrojados e chamativos, os coturnos ganharam o gosto popular e hoje compõe looks tanto do inverno como de verão. Mas você sabe quando surgiram essas peças tão queridas? Bom, no ano de mil seiscentos e quarenta e dois Thomas Pendleton enviou para o exercito seiscentos pares de coturnos, por serem feitos de couro e serem impermeáveis, eles ganharam o lugar nos exércitos, sendo conhecidos como botas de combate, no inicio os sapatos eram bem desconfortáveis, não havia pé esquerdo e pé direito, a ideia era que aos poucos os sapatos fossem se adaptando aos pés dos soldados, com o tempo o modelo foi se modificando e ficando mais parecido com o que conhecemos hoje. Em mil novecentos e quarenta os coturnos começaram a serem fabricados com solado de borracha e canos de mais tamanhos, foi quando começaram também a ser usados por outras pessoas além dos soldados. Mas foi na década de setenta, quando surgiu o movimento punk que os coturnos começaram a ser mais usados nas ruas.

Atualmente além de passar muito conforto, o coturno é um tipo de bota que tem durabilidade melhor, sendo feito em diversos materiais e cores, pode combinar com diversos estilos, não sendo mais uma peça exclusiva dos punk. Abaixo vamos ver algumas dicas e maneiras de combinar coturno com roupas simples e outras mais ousadas.

Básico

O coturno é uma peça bastante irreverente, ele exige um pouco de estilo e segurança na roupa que está usando, porém ele é muito fácil de combinar. Nos dias mais frios o coturno pode ser facilmente combinado com uma calça jeans, ou uma calça legging, o ideal é que a calça escolhida seja apertada, para que possa ficar com a barra por dentro do cano do coturno, a blusa vai depender do local e do quanto você deseja ousar, o coturno vai casar perfeitamente com um jeans e camiseta, mas também fica ótimo com uma calça de cintura alta um cropped e uma jaqueta por exemplo, as variações são diversas e o mais legal é que ele combina com quase tudo.

Um outro look bem básico para o dia é quando colocamos o coturno com short, nesse caso o look irá ficar mais despojado, os shorts jeans desfiados ficam lindos se usados com coturno e não podemos esquecer do conforto que é passar o dia usando um coturno. Para um look básico vale a mesma premissa do look com calça, a ideia de básico depende bem da sua concepção de básico, pode variar de uma camiseta ou algo mais ousado.

O coturno também fica lindo se combinado com uma saia de cintura alta ou um vestido, esse tipo de look fica um pouco romântico, combinando perfeitamente com aquelas que não gostam de passar uma ideia mais “punk”.

Elaborado

Engana-se quem acha que o coturno não pode ser usado com peças mais sofisticadas, ou ainda com looks de festa. O importante é escolher a ocasião correta para se usar, por exemplo se combinado com blazers e peças de tecido mais fino o coturno da um ar mais despojado. Em baladas por exemplo o coturno também é uma ótima opção, um short e uma body por exemplo combinados com um kimono ficam lindos se finalizados com coturno. O coturno também forma um belo conjunto com camisas xadrez e camisetas de banda. Um outro estilo que pode-se usar é o coturno com meias calças ou meias até o joelho, deve-se ter atitude para sustentar o look, mas fica lindíssimo.

Tipos de Coturno

Os coturnos hoje me dia não se resumem aqueles básicos pretos (mesmo que seja um modelo tão lindo que deve ser incluído no seu guarda roupa), nos materiais, há coturnos de couro, de camurça, de veludo, de plástico, uma infinidade de materiais. As cores também variam bastante, os coturnos coloridos tem conquistado as mulheres, os coturnos vermelhos e os brancos são bem diferenciados legais de se usar, fora esses, os coturnos metalizados também estão em alta. Os saltos variam dos mais baixos até os saltos altos e os tratorados. Tudo vai depender da ocasião e do quanto você se sente confortável ousando ou não.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *