O amino BCCA é uma sigla para os aminoácidos de cadeira ramificada. Os três aminoácidos principais que representam são a leucina, a isoleucina e a valina, que podem ser encontrados em alimentos de origem animal. Estes aminoácidos servem como fonte de energia para os músculos esqueléticos, especialmente em períodos de estresse metabólico (ou seja, durante a atividade física).
Estes aminoácidos são responsáveis por aumentar a síntese proteica muscular, diminuir o catabolismo proteico, durante e após o exercício, e aumentar a produção de testosterona.
É usado por atletas de diversas modalidades, especialmente a musculação, pois ajudam a agregar volume aos músculos.
No entanto, como com qualquer substância, é preciso ter cuidado. A ingestão acima de 20 gramas por quilo ao dia pode gerar complicações gastrointestinais (como a diarreia), e comprometem a absorção de outros aminoácidos pelo corpo, fragilizando a saúde. Em mulheres, é importante também verificar a alteração nos níveis de testosterona que podem não apenas causar engrossamento da voz e aparecimento de pelos como atrapalhar o ciclo menstrual e a lubrificação vaginal.