Looks Femininos Com Chapéu – Como Usar

O chapéu já foi usado anteriormente apenas para se fazer uma proteção contra o excesso de sol, mas agora voltou com toda a força e acabou sendo o responsável por proporcionar maior charme e personalidade ao visual feminino. Em nosso país, o chapéu se tornou mais um acessório amado pelas fashionistas, sendo utilizado nas mais variadas situações. Por isso, ganha muito mais quem possui um estilo contemporâneo e criativo, contando com inúmeras opções de look.

Chapéu e Mais Chapéu

O chapéu chegou com tudo para trazer estilo ao inverno brasileiro, aparecendo primeiro nos desfiles de moda, nas mais badaladas festas, nos casamentos das celebridades, e até mesmo nos programas de grande audiência da TV. O sucesso desse acessório se deve mais em razão de as pessoas terem perdido um pouco  o receio de usá-lo, fazendo dele um coringa na hora de combinar o visual.

Dicas Para Usar o Chapéu sem Errar

Looks Femininos com Chapéu

Quem pode usar o chapéu sem problema: De acordo com especialistas, não há muita regra quanto a quem pode ou não usar chapéu, inclusive, a idade não é empecilho para isso. O que precisa ser analisado é se a pessoa possui um comportamento estiloso o bastante para fazer uso do acessório, se vai sentir-se bem usando e ainda, se a roupa que pretende usar comporta o chapéu, além de saber se o ambiente que irá frequentar cai bem.

O chapéu certo para cada ocasião: Quem entende do assunto diz que é necessário que haja bom senso na hora de se usar um chapéu. Por exemplo, num traje mais esportivo, o melhor deles é o panamá, que casa muito bem num passeio diurno, combinado com shortinho de prega, camisa e sandália, mas sem que a mesma tenha salto. Enquanto que o chapéu com estilo mais moderno, do tipo de feltro, é perfeito para quem pretende sair para se divertir e usar um visual com estilo rock and roll, como camiseta, calça de couro, e um bonito casaco. Para as festas mais chiques, como, por exemplo, um casamento requintado ao ar livre, o chapéu deve vir seguido de um traje mais formal, como um vestido elegante, ou um terninho, de preferência que os tons do acessório e da roupa combinem; o chapéu ali será bem mais que um simples acessório.

Possíveis Apostas

Um dos modelos que mais se usa é o fedora, que era usado anteriormente somente por homens e passou a ser usado por mulheres, ganhando tecidos e cores mais divertidas e alegres. Foi trazido à tona pelos rappers americanos e, depois, acabou ganhando espaço entre os mais jovens e as celebridades. O modelo conhecido como cowboy, conseguiu versões em tecido, lona e palha, chegando ao mundo dos rodeios. Existe ainda a elegância dos maxi chapéus feitos de palha contando com abas caídas ou retas, feitos em tipos de palha diferenciados e cores diversas.

O Mais Vendido

O mais vendido no mercado é o panamá, que ficou ganhou notoriedade assim que os operários do Canal do Panamá passaram a usá-lo para se protegerem contra o sol excessivo e passou a ser imortalizado em 1906, quando o então presidente dos Estados Unidos das América, Roosevelt, foi fotografado em viagem usando um desses. O branco é sua cor clássica, sendo bastante usado por homens e mulheres que, depois, passou a ser utilizado por mulheres cheias de estilo, com looks informais, como vestidos ou jeans.

Regras Especiais de Etiqueta

Para o Casamento 

Numa cerimônia religiosa, a utilização do chapéu só é acertada se a mesma for realizada durante o dia. Removê-lo não é adequado, pois é parte do look que fora montado. Pela manhã, opte por chapéus de abas pequenas. Depois do meio-dia ou no final da tarde prefira os modelos que tenham abas mais largas. Claro que o uso do acessório não é uma obrigatoriedade, a não ser que seja parte integrante do traje descrita no convite, por isso, use apenas se sentir segurança para isso. Para os casamentos noturnos, os chapéus menores, como aqueles que a princesa Kate Midletton usa, que são bem mais elegantes.

Para o Trabalho 

O uso do acessório durante o expediente de trabalho dependerá exclusivamente do tipo de trabalho. Num escritório onde o clima seja mais moderno e descolado não existe problema algum, entretanto, em locais mais formais é aconselhável que o chapéu seja deixado de lado, já que em muitos casos ele pode dar a ideia de descontração e leveza.

Para um Jantar 

Para um jantar num local fechado, o melhor é não usar chapéu. Mas se o seu lado fashionista falar mais alto, e você sentir uma imensa necessidade de usar o acessório, é melhor tirá-lo no momento da refeição, sinal de respeito e educação. Não se esqueça de arrumar os cabelos.

Quando o Chapéu não Deve ser Usado

Em ambientes fechados e à mesa de refeições, e, da mesma forma dentro de igrejas e, em todos os locais em que haja uma ação emocional de quem usa. Um chapéu possui um ar de proteção, resguardo.

  1. ao contrário do que se pensa, o chapéu combina muito bem com penteado, por isso não precisa ser usado somente com o cabelo solto. Quem tem cabelo comprido pode fazer um penteado, mas o ideal é fazer algo mais simples para que o chapéu não despenteie todo o cabelo.
  2. todas as mulheres podem usar chapéu, independente da altura ou da idade. Se a mulher se sente bem usando o acessório e tem facilidade em combiná-lo de maneira harmônica com o restante do visual, não tem porque não usá-lo, pois o chapéu tem o poder de refletir a personalidade de quem o usa. O único problema é encontrar um modelo que caia bem, de acordo com a ocasião, tendo ainda como base a harmonia com as dimensões do rosto.
  3. prefira sempre usar os modelos mais na moda. Os acessórios em tons claros, como bege, caramelo, nude, são clássicos, mas ainda se pode usar aqueles como azul marinho e preto, que combinam bem com as mais variadas ocasiões. Além das cores mais convencionais, há também os coloridos, que se tornam o grande destaque, especialmente se for durante o verão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *