Dicas Importantes na Hora de Se Vestir

Algumas regrinhas básicas podem fazer toda a diferença na hora de se vestir. Se jogar dentro do guarda-roupa não é a melhor maneira de montar uma produção como se deve. Acima de tudo, inclusive do que está na moda, as roupas e acessórios devem servir para valorizar o seu corpo e não o contrário.

É muito comuns que algumas mulheres errem na hora de se vestir porque procuram usar somente o que está na moda. É aquele erro que elas nem se dão conta e pensam que fizeram um acerto. Se vestir com peças de grife ou com aquelas que estão na vitrine das lojas pode ser um grande erro. Para acertar é necessário adaptar o que está em alta ao seu biotipo, que valorize o seu corpo.

Outro trunfo que podemos usar na hora de nos vestirmos é usar as peças e acessórios para disfarçar aqueles “defeitinhos”. É claro que se você não é uma modelo não tem obrigação nenhuma de ter o corpo todo “perfeitinho”. E a cintura fina, o tronco proporcional as pernas, as pernas bem torneada, os ombros perfeitos, o quadril na medida, podem ser “feitos” com a ajuda das roupas.

Se vestir bem não é comprar roupas de grife, roupas caras, pelo contrário, uma pessoa corre o risco de gastar uma fortuna em uma peça que não lhe ficará bem de jeito nenhum. E não é fácil descobrir o que fica ou não bom para o seu corpo e nem é tão difícil vestir-se bem e valorizar as curvas. Basta observar algumas regras.

Dicas Para se Vestir Bem e Valorizar o Corpo

1- A primeira dica é na hora de comprar. Se você sai comprando tudo o vê pela frente, certamente, na hora de se vestir terá um grande problema. Um guarda-roupa cheio de roupas que não combinam entre si, no final fará com que você faça “misturas” improváveis e que não resultarão em uma bonita produção.

Então, atenção, quando for comprar uma peça de roupa, faça isso pensando no que já tem no guarda-roupa, com o que você poderá usá-la. Já monte um look pensando em juntar o que está no guarda-roupa com aquilo que será comprado.

2- Se você aprender a comprar as roupas será mais fácil na hora de se vestir, porém, não é só isso. Até porque muitas vezes somos levados a comprar coisas que não ficam bem para o nosso biotipo e por isso, não basta combinar saia e camisa, se a saia está errada, a produção toda fica comprometida.

E não é só isso, é preciso saber investir na qualidade das roupas. Algumas peças de roupa merecem maior investimento do que outras. Por exemplo, compre um casaco de frio de ótima qualidade, preto, sem muitos detalhes, que não sairá de moda nunca e pague sim, um pouco mais por ele, vai ver a pena. Por outro lado, peças muito de moda, que já na próxima estação não poderão ser usadas, prefira aquelas mais baratas. Não vale a pena gastar muito com roupas que não poderão ser usadas por um longo tempo.

3- Depois das “lições”principais: saber comprar roupas e saber em que investir mais ou menos. O terceiro passo é escolher o que é melhor para o seu biotipo. Faça a montagem da sua produção seguindo essa “regrinha” muito usada pelos consultores de moda:

  • Uma peça especial: com brilho, com detalhes, de grife, com estampa, alguma roupa marcante.
  • Segunda peça: complemento. Deve equilibrar o “exagero” da peça chave da sua produção.
  • Acessórios
  • E um par de sapatos de arrasar. Os consultores de moda dizem que sempre vale a pena investir num belo par de sapatos.

4- Na hora de se vestir, um ponto que é muito importante e que basta observar as pessoas nas mais diversas ocasiões que dá para perceber que elas não levam em consideração, é a ocasião. As roupas devem ser usadas de acordo com o evento que você irá participar. A roupa de trabalho não pode ser a mesma da festa com as amigas. Casamento, reunião de trabalho, produção diária para ir trabalhar, cinema, restaurante, igreja, enfim, qualquer ocasião pede uma roupa diferente da outra. Algumas peças podem ser usadas em qualquer uma delas dependendo de como o look é montado.

Pode considerar saber se vestir é colocar a roupa adequada a ocasião como um dos pontos fundamentais. Você pode até estar linda em um vestido de festa, mas se usá-lo no escritório para reunião de trabalho estará muito mal vestida.

5- Cuidado para não confundir sensualidade com vulgaridade. Nenhuma mulher consegue ser  sensual quando mostra demais, o que ela consegue é ser vulgar. O decote profundo pode ser usado, a saia mais curta ou com uma fenda generosa também, vale até a transparência, mas tudo na medida.

A melhor maneira de equilibrar é se mostrar muito “em cima” complete com a parte debaixo comportada. Se a mostrar muito “embaixo” complete com a parte de cima comportada. Saia curta demais com blusa decotada demais, por mais bonita que ambas as peças sejam, com certeza, o resultado será um look vulgar.

6- Outra regrinha que pode ajudar qualquer pessoa a se vestir bem é vestir-se de acordo com a própria idade. As jovens não devem buscar parecer ter mais idade “através” das roupas e nem as mulheres mais velhas podem aparentar menos idade usando peças de jovens. O que se consegue usando roupas não adequadas a própria idade é o ridículo.

7- Use a criatividade e coloque personalidade nas suas produções. Atualmente, o conceito de estar na moda está ligado ao fato de vestir-se com personalidade. Se vesti bem quem consegue pegar peças da moda, acrescentar o que tem no guarda-roupa e melhor ainda se tiver uma pegada retrô.

É muito melhor deixar que o nosso gosto nos guie na hora de escolher a roupa para vestir do que comprar aquele conjuntinho da vitrine. Até porque aquela combinação será comprada por várias pessoas e você ainda corre o risco de passar pela saia justa de estar vestida exatamente igual a outra pessoa. Nem grifes de luxo fazem peças únicas das suas principais coleções. Então, até mesmo quando se paga uma fortuna por uma produção da vitrine da Prada, o risco de encontrar com outra pessoa com a mesma roupa é o mesmo.

Dicas Para Se Vestir Bem em Qualquer Ocasião

Pena que não se pode mergulhar no guarda-roupa e sair de lá prontinha para qualquer compromisso, especialmente em razão de que, cada evento pede um dress code diferenciado. Por isso, saber escolher e peça certa pode até ser comparada a uma missão impossível, dependendo do dia e da ocasião.

Caso precise ir a uma entrevista de emprego, por exemplo, ou a uma festa do trabalho, na hora paira a dúvida. E o pior, se você tem um primeiro encontro, que roupa usar?

O fato de nos sentirmos bem com nosso corpo e ainda com as peças de roupas que usamos é essencial. O ato de vestir-se bem é um assunto bastante delicado, quase um problema, especialmente quando não possuímos a habilidade de fazer a combinação adequada de cores de sapatos, roupas e acessórios.

A primeira coisa a ser feita é optar por roupas que tragam maior valorização ao corpo, e para isso não é necessário que se tenha um armário repleto de peças caras, pois ainda que sejam assim, isso pode não tornar a pessoa melhor vestida. O que é precisão saber é a maneira certa de se vestir conforme o local, ocasião, horário, o corpo e a idade.

Logo abaixo é possível encontrar algumas dicas de como se vestir de maneira adequada para não passar vergonha e estar sempre bem vestida para qualquer situação.

Como se Vestir de Maneira Adequada Conforme o Corpo

A primeira coisa a se fazer para se vestir de maneira adequada é aprender a conhecer melhor a forma de seu corpo, ou seja, saber quais são de fato as suas medidas, altura, peso, estrutura e especialmente o formato certo de seu corpo. Por isso, vamos apontar os diversos formatos de corpo e as peças mais adequadas a eles

Corpo ampulheta: O corpo que possui o formato de ampulheta é também chamado de corpo violão, e por isso, o mais desejado pelas mulheres. Nesta forma corporal busto e o quadril possuem quase o mesmo tamanho e a parte da cintura é bem mais fina, adquirindo o formato de uma ampulheta. O que mais chama a atenção nesse corpo é a cintura fina, por isso, mulheres que são assim devem valorizar bastante sua cintura, deixando-a bem marcada. Escolha calças que possuam um corte mais reto, para não salientar mais o tamanho do quadril.

As saias preferencialmente devem ter corte evasê que causa a diminuição do quadril e são excelentes para aquelas que estão acima do peso, as saias mais justas podem ser uma ótima idéia. Procure não usar saias pregueadas ou volumosas demais, já que aumentam a área do quadril. As blusas que possuem o decote em v são as melhores para que possui esse tipo de corpo.

Corpo em formato retângulo: Mulheres que têm esse formato de corpo possuem a mesma largura de ombros, cintura e quadril, por isso precisam formar uma cintura. O ideal é usar bastante cintos e faixas para formar uma cintura, nem que seja pouca. Vestidos e blusas com decote em U ou em V irá dar maior alongada ao corpo o ao tronco fazendo com que a pessoa pareça mais magra. Para passar um maior volume de quadril e demarcar mais a cintura, prefira as saias rodadas. Procure não usar roupas largas demais, blusas que possuam golas altas e aquelas calças pregueadas.

Corpo em formato de maçã: As mulheres com esse corpo quase sempre tem a região da cintura mais arredondada, por isso, a mesma segue sem definição e quase sempre geralmente o estomago fica mais baixo. As melhores roupas são vestidos e blusas com decotes maiores em V e U, calças e camisas com cortes retos. Para aumentar o tronco abuse dos maxi brincos e dos maxi colares. As estampas, listras horizontais, roupas volumosas e justas, calças justas e shorts devem ser evitados.

Corpo em formato de pera: Nesse formato a cintura é bem demarcada, sendo que o quadril é mais largo que a área do busto, quase sempre neste corpo a mulher tende a ter uma maior facilidade de ganhar peso salientando a barriga, quadril e bumbum. A principal dica é proporcionar maior volume na parte de cima do corpo, deixar a cintura bem evidente e disfarçar ao máximo a parte de baixo. O ideal é abusar de cores fortes e estampas em blusas, optar por blusinhas cinturadas e que tenham detalhes na horizontal. Não se deve usar vestidos e saias com pregas, e calças que apresentem maior volume no quadril.

Devagar a mulher conseguirá criar seu próprio estilo e lhe dará maior autoestima, valorizando seu formato de corpo, ficando elegante e muito bem vestida.

Dicas de Roupas Para Usar Conforme a Ocasião

Caso você tenha que sair para pedir emprego, não pode simplesmente pensar que está indo a um algum evento com famílias e amigos. Para essas horas só vale usar peças que demonstrem discrição e bom senso, nada de coisas extravagantes. Também é importante pesquisar bem sobre a empresa que pretende trabalhar e qual é sua postura diante dos funcionários. Cada área da empresa pode pedir determinada roupa, por isso, fique bem atento.

Agora, se foi convidado para uma festa da empresa, fique atento. O objetivo da roupa deve sempre estar voltado para o lado profissional, nada de decotes ou vestidos justos e curtos demais. O que pode variar são as cores, que podem ser bem mais alegres e até as estampas são muito bem-vindas, inclusive os acessórios mais chamativos.

Caso seja uma festa mais íntima ou um jantar, ser discreto é sempre a melhor opção, por isso, opte por peças clássicas, já que vestem muito bem em qualquer tipo de ocasião. Privilegie sempre o conforto na hora de se vestir, e ainda quando usar o bom e velho salto, que pode ter um tamanho mais agradável.

Porém, se o objetivo é trazer surpresa ao primeiro encontro, tenha bastante tranquilidade. Seja você mesma, não tente mostrar uma pessoa que não é, abuse daquilo que lhe faz feliz e lhe traz beleza e elegância.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *