Pulseira do Reggae

Você logo sabe que é uma pulseira do reggae pelas cores: verde, amarela e vermelha. É difícil imaginar que alguém em algum momento não tenha visto essas cores juntas e que não saibam de que alguma forma elas estão ligadas ao reggae. Muita gente nem se refere a pulseira do reggae, vai falando que são as cores do reggae e é bem por aí, porém, as cores assumem um significado. Na verdade, as cores do reggae, como são chamadas, são as cores da bandeira nacional da Etiópia e também são importantes para os seguidores do chamado movimento rastafári.

O que significa que usar uma pulseira do reggae é gostar e querer se inserir na cultura rastafári ou simplesmente gostar do estilo musical.

As Cores das Pulseiras e o Seu Significado

  • A cor verde representa a esperança e a terra.
  • A cor amarela é da paz e da igreja.
  • A cor vermelha representa a fé.

Todas elas, no conceito tem um valor material que seria físico e também espiritual, que se diz metafísico.

A cor verde faz parte do contexto físico, que está relacionada com a Terra-Mãe, que está associada a flora, a fauna, que destacam a exuberância delas na África. Além disso, representam a prosperidade e fonte da vida, é da terra que vem o alimento e o abrigo para o homem.

Na visão do aspecto metafísico o verde tem uma outra concepção, aquela da esperança, ligada às tradições mais antigas, aos processos de renovação e as tradições esotéricas. Por exemplo, no Tarô, a carta XX cujo origem é hindu-egípcia, a cor verde está destacada das demais. Chamamos a carta de arcano e ela representa O Julgamento, o que se vê é a representação de três figuras que estão erguendo um túmulo bem à frente ao anjo apocalíptico. Afinal, representa uma cena de ressurreição.

Falando agora das cores vermelha e amarela, nelas, o significado é mais subjetivo. Em uma delas representa a paz, que é necessário para que as pessoas vivam de forma saudável; também a Igreja, que une os povos e a força social e por fim, o povo, que é capaz de realizar objetios, de buscar transformar ideais em objetivos concretos, palpáveis.

Em resumo, as cores juntas representam que para se chegar a um objetivo é necessário persistir e mesmo que os objetivos sejam muitos, que se colocam entre o sonho e a realização, é possível chegar até lá.

Imagem de Amostra do You Tube

Outra Versão Para as Cores do Reggae

Alguns músicos que seguem o estilo do reggae encontraram uma outra explicação para as cores. O verde seria o verde que foi “derrubado”, enquanto o amarelo representa o ouro que foi roubado e por isso, o vermelho, que foi o sangue derramado para essa exploração. Uma interpretação que também caberia para o contexto do Brasil.

A pulseira do reggae, usá-la é querer representar que é simpático a essas ideias.

Cores do Reggae

Cores do Reggae

Sobre o Reggae Como Gênero Musical

O reggae é um dos tantos estilos musicais que existe no mundo cujo a origem é na Jamaica. Eram os últimos dias da década de 60, quando o ritmo surgiu. É muito usado para definir um estilo bem mais amplo do que deveria, como qualquer música que venha da Jamaica, porém, seu conceito é mais específico. O reggae descreve a música que surgiu do desenvolvimento do rocksteady e ska e a base para o estilo é a acentuação no tempo fraco, que é chamado de skank.

Normalmente, quando se chega neste ponto, o ritmo é lento, mas no rocksteady é mais rápido, no reggae se percebe na segunda e quarta batida um som mais acentuado, mais marcado. Assim, a guitarra serve para faze a base e fazer com que a terceira batida se destaque.

Aliás, é graças a terceira batida e o ritmo que ela é sentida na música, que o reggae ganha uma característica única e se diferencia do rocksteady. Mesmo que esses estilos que vieram antes tenham sido incorporados no reggae.

O Reggae e o Seu Maior Representante

É impossível falar de reggae e não pensar imediatamente em Bob Marley, que se tornou o ícone do estilo. Apesar de ter sido um cantor que começou com influências da música caribenha e da africana, com blues americano e rhythm, ele teve tudo a ver com os estilos que deram “vida” ao rega, ska e rocksteady.

O ska foi aquele que ganhou espaço primeiro na Jamaica, entre os anos de 59 e 61 e tudo começou quando o primeiro foi se desenvolvendo. Sua principal característica é que ele tem uma linha de walking bass, que são acentuados pelos instrumentos, piano e guitarra. Esse ritmo, aliás, era muito popular na Grã-Bretanha no ano de 1964 e ficou sendo por muito tempo. Era muito admirado pelos homens que seguiam a chamada moda rude boy. Um estilo que se espalhou por várias áreas. Era um música que fazia que os seus fãs dançassem mais lentos.

Não demorou muito para que esse ritmo se tornasse popular e várias bandas surgissem com o estilo que era moda. Assim como o rocksteady, também mais lento, tendo como um dos principais representantes Alton Ellis. A fase de ambos estilos perdurou até 1968, quando a música foi ficando mais lenta e mais lenta e surgiu o reggae.

A Relação do Reggae Com a Sociedade

O reggae que tem as suas raízes no ano de 1960 pode ser dividio em dois subgêneros: raízes do reggae e o dancehall reggae. O segundo surgiu no ano de 1970. Sempre foi um estilo musical que esteve associado ao movimento religioso chamado rastafari e, na verdade, foi uma grande influência essa mistura religião e música. Muitos cantores passaram a fazer “campanha” em favor do reggae entre os anos de 1970 e 1980, justamente por essa”apologia” religiosa.

Mas, o reggae ia muito além da associação com a religião, também abordava outros assuntos, e além da cultura rastafariana, falava de sexo e amor e tinha uma forte inclinação a fazer críticas sociais.

Aliás, podemos dizer que a crítica social é uma das principais caraterísticas do reggae, o preconceito, a fome, a desigualdade, “cantadas” são algumas delas. Mas, outros problemas sociais também eram e são abordados. Colocar uma pulseira do reggae pode ser muito mais do que usar um acessório, pode ser dizer que “sim”, que concorda com essa filosofia de vida. 

22 comentários

  1. Vocês esqueceram de comentar, que o verde da pulseira do reggae se usa pra dentro do corpo ! ;)

  2. vou comprar uma pulseirinha do reggae
    adorei :)

  3. adoreiiii
    eu tenho uma,minha amiga me deu d presente kk

  4. eu ja tenhu vcs nao hahahaha

  5. Amo reggae,e tmb as pulseirinhas , são muito liindas!!!

  6. eu tenho uma pulseirinha e dei uma pra minha amiga de presente. kkk

  7. eu amo amo reggae. e ñ eh pq eu curto qe eu so maconheira. eu axo. kkk

  8. muito doido em

  9. Aonde compra a pulseira do reggae?

  10. eu tenho 14 do sentimento mais vou comprar uma dessa para ficar na moda.kkk

  11. Raggae??? adoooooooro!!!
    RsRsrsrs curto muito cara é uma louca viagem!
    *-*

  12. tenho duas e pretendo ter mas ainda…

  13. eu tenho a mto mto tempo , e a minha eu uso com aquelas de telifone preta , como eu so branquinha destaca no meu braço u.u

  14. eu tenho uma hehe .. reggae e o som !

  15. Adoooorêei , sz

  16. Amei, ganhei uma hj eh tavo olhando as imagens! s2

  17. Amo REGGAE , Tenho duas pulseiras ‘ ! :3 ♥

  18. eu amo essas puseiras tenho um monte delas eu amo maconha e o bob marley kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>