V De Valentino

Há famosas grifes de estilistas que são conhecidas pelo mundo todo. Até hoje não se sabe verdadeiramente qual destas grifes, como Christian Dior, Gianni Versace, Valentino Garavani ou Guccio Gucci é a melhor, pois essas quatro principais já foram usadas em prêmios mundialmente conhecidos, como Oscar, Grammy, Nobel, e foram muito bem elogiadas pelo mundo da moda. Porém, apesar de não se poder falar com toda a certeza sobre qual é a melhor, pode-se ao menos apontar aquela que tem maior alcance e é mais conhecida no mundo: Valentino.

V De Valentino

V De Valentino

Talvez Valentino seja o nome certo a apontar, pelo fato de ser uma das grifes mais conhecidas, mas talvez não. O importante é que essa marca, que leva o nome do brilhante estilista italiano de Voghera, chamado de Valentino Clemente Ludovico Garavani, é um império da moda, que a dita e ajuda a formá-la. O lema de Valentino “o homem não gosta de mulheres que parecem homens” fala do conceito mais importante na criação dos Valentinos: feminilidade. As peças são essencialmente femininas. O corte, os detalhes, as cores e os tecidos são feitos pensando na necessidade de fazer aquele vestido ficar esplêndido em uma mulher, realçando o seu lado feminino. No momento da criação de um Valentino, os traços, as linhas e as curvas do corpo de uma mulher são refletidos no vestido, de modo que aquela peça pareça ter sido feita especialmente para ela.

Com apenas dezessete anos, Valentino teve seu primeiro estúdio de moda em Roma, depois de terminar os estudos na França. Em 1962 mostrou a sua primeira coleção em um desfile em Florença e já nesse evento suas peças foram muito prestigiadas. Apenas cinco anos mais tarde lançou outra coleção, chamada de Valentino’s White. Dessa vez, as peças foram lançadas com o logotipo que criara para si: V. Depois disso, foi questão de tempo para que todas as atrizes de Hollywood conhecessem a sua fama e começassem a querer peças exclusivas. Com isso, a marca começou a se tornar conhecida internacionalmente. Mas foi só em 70 que os negócios de Valentino foram realizados com vários países internacionais.

Depois desse sucesso, começou a apostar em outras áreas, ainda na moda, mas com a criação de acessórios, jóias e até móveis. No final da década de 70, Valentino tinha virado até marca de perfume. Em 2008, o estilista italiano organizou um evento em Paris com todos os modelos de quase 50 anos de carreira e anunciou que estava se aposentando. Por não ter herdeiros, passou a direção de sua grife para um casal de estilistas bem conceituados e de confiança. Valentino Clemente Ludovico Garavani expandiu sua marca, mudou o mundo da moda e gravou seu nome para sempre na história. Gerações após gerações vão ouvir sobre as maravilhas criadas por V.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *