Era uma vez um esmalte cremoso e um cintilante, nessa época tão distante, as cores eram sempre as mesmas e as unhas ou eram clarinhas ou eram escuras. E como não vamos contar uma história de fadas e príncipes, não faz tanto tempo assim que os tipos de esmaltes eram limitados. Há bem pouco tempo, as unhas eram pintadas quase sempre com as mesmas cores, entrava e saía estação do ano, e as prateleiras eram sempre cheias das mesmas tonalidades. Até que começaram a surgir os novos tipos de esmaltes, com cores completamente novas, podemos dizer, algumas até ousadas demais e para completar, as texturas nunca pensadas antes. A novidade foi tanta que atualmente par saber os tipos de esmalte que podemos encontrar nas lojas só fazendo uma listinha. Veja a que preparamos!
http://www.youtube.com/watch?v=VeKOox1BKoQVamos Começar Pelos Tipos de Esmalte que todo Mundo Conhece, Aqueles que Podemos Chamar de Tradicionais:
- Cremoso: podemos classificá-lo de tradicional. Ele é totalmente sem brilho e como o próprio nome sugere, tem textura cremosa, o que o faz bem visível nas unhas. Pode ser encontrado em cores claras ou escuras.
- Cintilante: esse é o tipo de esmalte que faz o acabamento nas unhas, deve ser aplicado sobre o esmalte cremoso e concede o brilho que o primeiro não tem.
- Transparente: não espere muito desse esmalte, ele é sem brilho como o cremoso e tem a mesma textura, porém, não tem cor nenhuma, deixa a unha com “cara de arrumadinha”.
- Base: o nome já diz tudo, esse tipo de esmalte é transparente e deve ser usado sobre as unhas, para protegê-las, antes de receber a cor definitiva.
- Base com Vitamina: essa é uma novidade. É sempre uma base, porém, com ingredientes que ajudam a fortalecer as unhas fracas.
- Óleo Secante: esse tipo de esmalte, que na verdade é um óleo, é para ser usado depois da unha pronta. Ele ajuda secar, sem estragar as unhas pintadas.
Depois de Relembrar os Tipos de Esmalte “Simples”, Vamos Conhecer a Grande Variedade que Pode ser Encontrada Hoje nas Prateleiras das Lojas e nos Salões de Beleza:
- Multicromático: as cores são as mais variadas, porém, o que conta mesmo nesse tipo de esmalte é o efeito visual que ele tem quando a luz reflete sobre ele.
- Magnético: o nome não é uma invenção não, tem tudo a ver com o esmalte, que vem acompanhado de imã, que deve ser passado antes do esmalte secar. O efeito é maravilhoso!
- Com Glitter: esse tipo de esmalte pode ser encontrado nas mais variadas cores, como verde e amarelo, porém, o seu grande diferencial mesmo é a textura (também pode variar). Na composição do produto tem glitter e as unhas ficam super brilhosas.
- Craquelado: o nome é esse mesmo e o efeito também é bem particular e costuma dividir opiniões, umas meninas adoram e as outras odeiam. Explicamos, o efeito craquelado nada mais é do que deixar as unhas parecendo que o esmalte tá todo quebradinho.
- Flocado: num primeiro momento, parece um esmalte com glitter, porém, os pedacinhos nesse caso são bem maiores do que aqueles com o produto. As cores do esmalte flocado são as mais variadas, muitas tonalidades alegres e bem divertidas.
- Holográfico: o nome desse tipo de esmalte se dá porque ele contém uma pasta holográfica. Esse componente serve para criar um efeito de prisma nas unhas. Nem todas as marcas que lançaram esse tipo de produto conseguiram garantir o resultado “arco-íris”. Para ter 100% do esmalte é melhor apostar em marcas importadas, com resultados garantidos.
- 3D: esse é um tipo de esmalte com glitter, mas se chama 3D porque é composto por uma mistura de cores do produto.
- Cromado ou Metalizado: o efeito desse tipo de esmalte é exatamente como sugere o nome. As cores mais amadas são o ouro e o prateado, mas ele também é feito em diversas outras tonalidades.
- Extra Brilho: dá um acabamento “envernizado” na unha, é muito bom para disfarçar as imperfeições, entre elas, as bolinhas. Sem falar, que é uma ótima opção para prolongar a duração do esmalte.
- Emborrachado: é isso mesmo que você está pensando, é usá-lo e ficar com as unhas com a impressão de que são de borrachas. Esse tipo de esmalte também não tem brilho.
- Glass Flecked: esse tipo de esmalte possui na sua composição minúsculas partículas de vidro que são misturadas a uma base com a consistência de uma gelatina. O resultado é um esmalte com muito brilho.
Cores de Esmaltes e Com Que Tonalidade de Pele Elas Combinam
O que faz uma grande diferença entre um esmalte e outro não é só o tipo de textura, mas também as cores. Porém, algumas tonalidades são mais adequadas a determinada cor de pele do que de outra. Confiras as dicas!
- Para as mulheres com a pele clara que querem valorizar as mãos, é recomendado apostar em tonalidades de esmaltes escuros, como vermelho e o café.
- Já os esmaltes chamados de cores “nude” , porque se aproximam muito da cor da pele, devem ser evitados pelas mulheres com a pele muita clara.
- Os tons alaranjados ou cores vivas como, verde, amarelo, entre outros, são ótimos para peles mais escuras, porque fortalecem ainda mais a cor.
- As mulheres com o tom da pele mais escuro devem evitar a mistura de esmaltes cremosos, fica muito “pesado”.
- As mulheres com a pele negra são as que possuem mais variedades de cores. As unhas delas ficam ótimas com o nude, perfeitas com tons alaranjados e cores escuras, e até mesmo o branco é uma opção.
E falando de tipos de esmalte, não dá para lembrar do sucesso das unhas caviar. Se consegue o efeito com um esmalte especial, cheio de micro bolinhas de miçangas. Para colocá-las é necessário usar uma base, em primeiro lugar, e um esmalte, com a cor bem próxima das bolinhas, para colar. As bolinhas devem ser aplicadas enquanto o esmalte é ainda molhado. E se estamos falando de efeitos nas unhas de sucesso, não podemos deixar de lembrar também da unha de pelúcia. Para conseguir esse tipo de textura é necessário comprar um pó especial e aplicá-lo sobre o esmalte ainda molhado.