A moda está em constante mudança, a cada estação variam as cores, modelos, tecidos, estampas e também o comprimento. Nos séculos passados, as mulheres não podiam sequer mostrar os tornozelos e, por isso, usavam apenas vestidos que cobriam praticamente até os sapatos. O tempo foi passando e as saias foram ficando cada vez mais curtas, passando pela altura da canela, dos joelhos, chegando até as minissaias.
Atualmente, as mulheres têm a liberdade de escolher o comprimento de seus vestidos e saias, o que permite que a moda tenha uma grande diversidade de estilos de roupas. Entretanto, a cada estação um comprimento de roupa se torna tendência. Além disso, os acessórios também variam bastante em relação ao tamanho. E é sobre esse assunto que vamos tratar nesse artigo, as tendências maxi, midi e mini.
A Tendência Maxi
Roupas:
Como o próprio nome sugere, maxi é a tendência das peças grandes e longas. No quesito roupas, as saias e vestidos que vão até o pé estão sendo muito usadas, tanto no inverno quanto no verão. Mas é no verão que elas se tornam mais coloridas e chamam mais a atenção, pois ganham estampas que misturam cores vivas e alegres. Os tecidos são fluidos e leves, ideais para se enfrentar as altas temperaturas.
Para não errar na hora de usar uma maxi saia, aposte na combinação com uma blusa básica e de uma cor só. Por exemplo, uma saia estampada com pequenos detalhes em vermelho fica linda com uma regata branca, preta ou também vermelha. Brinque com as cores presentes na estampa, e ouse combinando com outras cores também.
Os calçados mais indicados para combinar com as maxi saias e vestidos são as sandálias rasteiras. Esse é um tipo de look super confortável e que pode ser usado em uma infinidade de ocasiões, como um passeio pela praia, um churrasco ou mesmo um evento mais informal.
Acessórios:
Não são apenas as roupas que entraram na onda do maxi, os acessórios grandes e chamativos estão com tudo. O look citado anteriormente, maxi saia e regata básica, pode ficar ainda mais incrível se combinado com um maxi colar. Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos colares enormes que dominaram as passarelas e revistas de moda.
Os maxi colares são capazes de dar um up até na mais simples das produções. Um jeans com uma blusinha básica pode se tornar uma superprodução com um colar desse tipo. Apenas lembre-se de economizar no tamanho dos brincos, afinal o colar já estará chamando bastante a atenção.
Se preferir, poderá usar outros acessórios maxi, como brincos, anéis, cintos, pulseiras. Para não errar, basta ter cuidado para não exagerar, jamais use duas peças maxi em partes próximas do corpo. No caso de um maxi colar com um maxi anel, se eles forem parecidos, tudo bem. Entretanto, o mais seguro é apostar em apenas uma peça grande por vez.
http://www.youtube.com/watch?v=O6lsvu3_L7Y
A Tendência Midi
Diferente da tendência, maxi, a midi é a que investe em peças de tamanho médio. É o tipo de roupa e acessório ideal para pessoas discretas e que preferem não chamar muita atenção. As saias e vestidos de comprimento midi vão até a altura da caneca, mais ou menos, e são a cara dos anos 70. Para quem gosta de um estilo retro, esse estilo é um prato cheio.
Na atualidade, o midi é uma “novidade”, isso porque depois de ter sido moda nos anos 70 andou sumido das passarelas, as mulheres investiam apenas no longo ou curto. Infelizmente não são todas as mulheres que ficam bem com esse tipo de roupa, pois ela pode encurtar a silhueta e, por isso, fica melhor nas mais altas. Outro ponto importante, é que as saias em tamanho médio devem ser mais “secas”, pois uma saia mais rodada só fica bonita se for longa.
Outra tendência que combina bastante com as saias midi é o plissado. Saias com tecidos nesse estilo são lindas e super femininas. As cores podem ser as mais diversas, mas a que mais estão em alta são as em tons pastel, cores claras que ficam perfeitas com o estilo feminino e delicado da saia.
A Tendência Mini
A tendência das roupas mini já é uma velha conhecida de todos, mas a cada estação ela se renova. As roupas curtas andaram sendo mal vistas por um bom tempo no mundo fashion, entretanto, a chamada “moda periguete” está cada vez mais em alta. Talvez por causa das novelas que sempre contam com personagens que gostam de explorar o seu lado sensual.
Os vestidos curtos e justos são peças bonitas, mas que devem ser usadas com muito cuidado. Em primeiro lugar, deve-se estar com a malhação em dia, pois quando o tecido marca as gordurinhas o resultado não é nada bonito e muito menos elegante. Outro ponto importante é que mulheres com corpo muito volumoso podem ficar com um aspecto vulgar. Por isso, a moda do curto e justo fica melhor nas mulheres mais magras.
Tendência Cropped: Derivada do Mini
Uma peça de roupa mini que era sempre listada com uma peça fora de moda era a mini blusa, mostrar o umbigo virou quase um pecado. Entretanto, a moda parece ter voltado, mas com um novo nome, cropped. Os umbigos continuam escondidos, pois as blusas são usadas com saias de cintura alta, o que se mostra é uma pequena faixa do abdômen. A cantora Cláudia Leitte aparece frequentemente usando blusas nesse estilo no programas “The Voice” da Rede Globo.
Acessórios:
Em se tratando de acessórios, não são apenas as peças grandes e chamativas que têm sido usadas. Os anéis mini estão conquistando cada vez mais adeptas, eles são finos, discretos e muito delicados. Podem ser usados tanto como anéis convencionais, como também na falange.
Como são peças pequenas, podem ser combinadas com outras. É possível usar anéis mini em mais de um dedo sem medo de exagerar. Os modelos são os mais variados, e vão desde aos lisos, em estilo aliança, até aqueles com detalhes em formato de corações, flores, pedrinhas, entre outros, tudo muito pequeno e delicado.