Reciclar está na moda, é uma das palavras consideradas politicamente corretas e que é empregada em quase todas as áreas de produção, inclusive na moda fashion e na alta costura internacional. Não é só o alumínio o plástico e o papel que se transforma em novos produtos, muitos estilistas brasileiros e internacionais estão aderindo também a essa moda.
Reciclagem e sustentabilidade
Reciclagem, sustentabilidade e consumo conscientes são assuntos recorrentes e há muito tempo debatidos no mundo da moda. No entanto nos últimos anos o discurso politicamente correto falando de reciclagem e sustentabilidade está se transformando em ações concretas, na mão de estilistas que colocam todo seu talento e criatividade em ação e criam coleções recicladas com a reutilização de sua matéria prima. Esse é um fato que vem se notabilizando no mundo da moda e podemos ver os exemplos em desfiles de moda de grandes estilistas usando material reciclado, mostrando que eles também estão preocupados com a sustentabilidade, sem perder contudo sua irreverência e genialidade. A reciclagem fashion não é uma reforma de uma peça velha, é um processo de desconstrução da peça e reconstrução. As peças de roupa são desconstruídas totalmente para depois serem transformadas em peças que diferem totalmente das primeiras.Vamos aqui citar alguns estilistas que se destacam nesse conceito de reciclagem fashion que vem ganhando relevância maior no mundo da moda.
Noki, Estilista Britânico
Noki vem se destacando por suas criações feitas a partir de materiais que ele garimpa nos mais diversos locais. São tecidos e roupas que ele vai juntando em qualquer lugar, no lixo, em brechós das cidades por onde passa e no seu próprio guarda-roupa. Desses materiais ele constrói peças totalmente novas, bonitas, elegantes e luxuosas, num show de talento, ousadia e criatividade.
Maison Martin Margiela
Martin Margiela é um estilista e designer belga que se notabilizou pela criação de peças de alta-costura utilizando a reciclagem. Ele tem um trabalho excelente e muito criativo usando os conceitos de reaproveitamento de material, objetos e de roupas usadas. A linha artesanal “Artisanal by Martin Margiela” é a mais sofisticada da marca, e é composta integralmente de roupas feitas a partir da reciclagem. Margiela apresentou algumas peças recicladas que fizeram história nos desfiles mais importantes de alta costura, como um colete feito de faixas de pele retirados de antigas estolas e uma calça de tiras de couro retiradas de casacos também antigos.
Gilda Midani, Isabela Capeto, Colin Lin, American Rag, Anne Valérie Hash e até Yves Saint Laurent são importantes nomes da moda que também vem investindo seu talento e criatividade para criarem peças novas, com estilo e competência a partir de materiais, tecidos, roupas e acessórios reciclados. A reciclagem é uma tendência que ganhou o mundo da moda e que veio para ficar.
Adorei ,estou fazendo um trabalho para um projeto na escola!e esse site é realmene o q estou procurando,quero ver comunidades,famosos, e tudo mais no mundo da moda q esteja contribuindo com a natureza!!Se vcs puderem,me mandem dicas de sites e comunidades sobre o assunto!!obrigada!!