Moda
O mundo da moda parece clamar por dias melhores, sendo assim o que se ouve neste meio glamoroso e concorrido são discursos sobre as novas possibilidades para o ano de 2011, e nestas previsões os grandes ícones do universo da moda esperam por atitudes muito mais otimistas, alto astrais e despreocupadas. A invenção da moda já ocorreu há bastante tempo, mas a cada nova estação ela é reinventada por estilistas e designers de moda, que vivem sempre a frente de seu tempo criando as novas tendências que vão invadir as vitrines e quem sabe as ruas dos grandes e pequenos centros por este mundo afora. A moda contagia, se expande e sempre tem a oportunidade de alcançar as mais diversas classes, mesmo que adaptada, pois todos acabam por optar quando decidem que roupas e sapatos usarem para as mais variadas ocasiões, seja no dia a dia do trabalho ou para festas, eventos e baladas.
Tendências
Vem da França esta idéia de uma moda despreocupada e colorida para o ano de 2001. O que nos chega da Premiere Vision, a feira que teve clima austero trouxe para o Brasil uma verdadeira explosão em cores. As estampas e grafismos têm a sua maior inspiração na natureza e sua beleza, nos bichos, em nossas flores e folhas abundantes no nosso maravilhoso e encantador clima, é a moda numa onda tropical.
Esta nova visão é uma forma de sair de um clima de ansiedade e medo que tem sido deixado pela grande crise econômica mundial, através deste alto astral estão sendo buscadas novas alternativas para que se desenhe outra realidade, com muita fantasia e sonhos trazidos até nós pelas cores intensas dos tecidos. Cada vez mais o brilho e as tendências luxuosas invadem espaços nunca antes visitados, como os cadarços dos mais surrados tênis, invadindo o ambiente dos esportes mais urbanos, skates, etc.
Desafios
Esta nova tendência vem ser a mola propulsora dos desafios que compreendem a sustentabilidade e seus conceitos diante das divergências entre questões como a crise mundial, o consumismo e a moda. A consciência no ato do consumo busca seu espaço com a valorização da produção de materiais ecologicamente corretos, mas o consumo em si não pode ser negado, ele existe e sempre existirá, é preciso sim readaptar nossas formas de fazer escolhas, tanto na moda quanto em muitos outros aspectos onde o consumismo é uma realidade quase inevitável. Portanto as previsões de moda colorida para 2011 vão muito além dos sonhos e divagações de seus criadores, mas trazem em si uma tentativa de ver o mundo de forma mais otimista, sem perder a consciência de nossa responsabilidade sobre o uso e consumo de moda e dos bens naturais do nosso planeta. Com certeza a moda e o meio ambiente estão cada vez mais harmonizados.