Pele de Peixe Pretende Incrementar Opções

O couro é um material que para o mundo da moda é imprescindível, a moda vai e vem, mas o couro está sempre presente seja em roupas e especialmente em acessórios.

No Brasil a moda em couro é bastante popular e agora com a idéia inusitada de usar a pele de peixe para confeccionar diversas peças pretende fazer com que se tornem ainda mais brasileiras.

Incentivo a Iniciativa

Na verdade essa é uma idéia que tem tudo para dar certo, pois a pele de peixe pretende incrementar opções e a iniciativa tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas por intermédio do projeto Ame o Amazonas (AMA) e também tem o apoio da grife Iódice que é muito famosa.

Usar Couro de Peixe

O couro desses peixes já vinha sendo pesquisado há bastante tempo, mas nem por isso deixou de ser uma grande inovação para o setor de peles. Segundo Nilson Carvalho que é o coordenador do projeto de beneficiamento de Couro de Peixe do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) aconteceu em Manaus no ano de 1967 a primeira tentativa feita no sentido de usar esse material.

Resultados Positivos

Apesar de todas as pesquisas foi apenas a dez anos que começaram a aparecer os primeiros resultados positivos nas pesquisas feitas com variados tipos de peixes como: Tucunaré, tambaqui, pirarucu, pirarara e surubim.

Algumas parcerias foram firmadas com o setor privado, porém no que se referem a colocar o produto no mercado as tentativas não lograram efeito.

Parceria de Empresas

Carvalho acredita que agora o projeto poderá dar bons resultados até porque neste momento existem empresas privadas interessadas em fazer uso do couro de peixes da Amazônia. Existem empresas como a Iódice que se tornaram parceiras do estado nos investimentos nesse projeto.

Como Funciona a Parceria

As unidades de conservação são 52 e é a partir de indicações junto a essas unidades de conservação que as parcerias funcionam. Valdemar Iódice que é o responsável pela marca disse terem adotado uma unidade de conservação da reserva Extrativista do Rio Gregório e cada peça que é feita com o couro de peixe e que é vendida em lojas que não são somente de acessórios trazem um retorno de R$ 1 real para a unidade.

Retorna das Vendas

O couro de peixe foi por ele descoberto por ocasião de uma viagem que fez ao Amazonas quando criava uma coleção.

Vantagens do Uso de Couro de Peixe

A Péltica é uma empresa gaúcha especializada na venda desse tipo de pele negocia não somente com fabricas de bolsas e calçados como também com o setor de interiores e moveleiro e de acordo com Alexandre Frasson que é sócio da empresa o uso apresenta certas vantagens como: Beleza, exotismo, abundancia de matéria prima no Brasil, resistência do material, exuberância e sustentabilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola,

    Estou interessada em conhecer este material p um eventual inserimento deste na minha linha de produçao.Gostaria se possivel de falar c alguem, ainda q seja no msn pois preciso fazer
    algumas perguntas tecnicas.
    Desde ja agradeço a cortesia e espero resposta.
    Ps.:gostaria de saber os preços p atacado.
    Sosampi

    Sosampi 12 de Fevereiro de 2012 18:22
  • Ola,

    Estou interessada em conhecer este material p um eventual inserimento deste na minha linha de produçao.Gostaria se possivel de falar c alguem, ainda q seja no msn pois preciso fazer
    algumas perguntas tecnicas.

    Desde ja agradeço a cortesia e espero resposta.

    Ps.:gostaria de saber os preços p atacado.

    Sosampi 12 de Fevereiro de 2012 18:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *