Nos tempos modernos moda nada mais é do que uma tendência consumista sendo composta por estilos dos mais diversos que podem ter resultado de influências sofridas de aspectos dos mais variados. Se formos analisar o que é moda e como se comporta, por certo veremos que ela acompanha o tempo e o vestuário e que de uma maneira simples acaba por se integrar nas roupas simples que são usadas no dia a dia. A moda é uma forma de comportamento, uma maneira de se pentear, uma forma de vestir que é passageira e muda com muita facilidade. Mesmo que agulhas de marfim datadas de 40.000 a.C e que eram usadas para poder costurar couro ou mesmo que existam evidencias de que a invenção do tear data de 9.000 a.C. somente em tempos muito mais recentes é que se pode pensar na moda e somente a partir do século XIX que se passou a falar de moda como ela é conhecida hoje.
Mundo de Esplendor
A moda tem a capacidade de nos remeter a um mundo de esplendor e ao mesmo tempo único, que é o mundo das celebridades. São aviamentos e tecidos de ultima geração, maravilhosas roupas para desfile, famosos costureiros, vestidos deslumbrantes. Chegou ao que é hoje, não sem antes passar por transformações profundas, segundo as mudanças que ocorrem na humanidade dentro de um determinado período de tempo tanto as mudanças de ordem física como principalmente as de ordem social. Podemos considerar a moda como sendo apenas um reflexo do comportamento que evolui, ou seja, ela é o retrato de uma comunidade. Apesar de não verbal a moda é uma forma de linguagem e tem a capacidade investigatória do agir e pensar. No entanto segundo os figurinistas o estilo é influenciado pela silhueta, a cor, o caimento do tecido, a textura e ainda a harmonia.
Onde a Moda Pode ser Vista
Na verdade podemos ver a moda sempre, naquilo que se escolhe pela manhã para vestir, no look de um skatista, no visual de um pop star. Hoje com a globalização, quando se lança um novo olhar sobre moda podemos ver que ela vem se tornando mais surpreendente a cada dia que passa, sempre com novas tendências, cortes audaciosos e inovadores, com cores vivas, e de um modo inusitado se encaixa nos assuntos mais diferentes além de servir de inspiração a seus seguidores. A verdade é que a moda enquanto fenômeno só se fez universal a partir da metade do século XIX, pois até essa época cada povo tinha uma maneira própria de vestir e se enfeitar. Ainda hoje temos o mundo muçulmano que fica a parte da globalização da moda e onde a burka e o chador são largamente usados e ainda temos comunidades que não tem acesso a produção e consumo.
presiso fazer um trabalho da escola sobre moda gostei muito dessa reportagem
queria ver mais