O Cinema e a Moda: Feitos Um Para o Outro

Você sabe o que influencia a moda? A resposta para essa pergunta é bem abrangente, mas algo que influência bastante a moda é o cinema. Todo ano temos filmes que de alguma forma irão influenciar a moda, ou porque vão contar com figurinos primorosos ou porque trazem detalhes que podem virar tendência. O portal de tendências WGSN elegeu as 10 estréias mais esperadas do ano de 2012 que serviu de influência para a moda. Conheça a lista dos filmes (alguns ainda não tem o nome traduzido para o português) que irão trazer referências interessantes em relação à moda também para o ano de 2013:

O Cinema e a Moda: Feitos Um Para o Outro

O Cinema e a Moda: Feitos Um Para o Outro

  1. The Great Gatsby: O olhar do diretor Baz Luhrmann sobre o clássico de F Scott Fitzgerald ganha remake. A primeira versão, com Robert Redford e Mia Farrow no elenco, é de 1974. A atual traz Leonardo Di Caprio e Carey Mulligan. Os vestidos da década de 1920, com cintura baixa, devem ser o forte.

2. On the Road: o diretor brasileiro Walter Salles Jr dirige Sam Riley e Garrett Hedlund na saga escrita em 1958 por Jack Kerouac, o poeta da geração beat, que acabou influenciando toda uma geração nos anos 1960. O visual despojado dessa tribo, com muita camisa sobre camiseta, all star e calça cigarette.

3. O Cavaleiro das Trevas Ressurge: o novo Batman, de Christopher Nolan, é uma produção de 1 bilhão de dólares. Anne Hathaway, toda vestida de couro, como a Mulher Gato, deve ser o grande hit do filme.

4. Os Vingadores: Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor) e Robert Downey Jr (Homem de Ferro) se unem para salvar a Terra de aliens invasores.

5. Hunger Games: Destruído pela fome e pela guerra, os Estados Unidos foram substituídos por um país chamado Panem, dividido entre o Capitólio e doze distritos. A cada ano, dois jovens de cada distrito são escolhidos para participar dos Hunger Games, uma disputa brutal, até a morte, transmitida pela TV. Calças cargo, coletes utilitários e muitas peças cáqui e de couro incluem o figurino.

6. Rock of Ages: Tom Cruise estrela o musical encarnando um roqueiro arrogante. Na história, um jovem músico do interior chamado Drew chega a Hollywood nos anos 1980. Mas, ao se apaixonar por Sherrie, seu destino vai se cruzar com o do músico interpretado por Cruise. alec Baldwin e Catherine Zeta Jones no elenco.

7. Prometheus: Charlize Teron e Patrick Wilson estão na ficção científica assinada por Ridley Scott, que tem sido chamada de continuação (ou prequel) de Alien.

8. Dirty Dancing: Remake do filme que fez sucesso em 1987, com Patrick Swayze no papel principal. A nova versão deve sair entre 2012 e 2013.

9. Iron Lady: A brilhante Meryl Streep volta às telas na pele de Margareth Thatcher, primeira ministra britânica entre 1979 e 1990. Tailleurs, colares de pérolas e broches de brilhantes em alta.

10. Snow White and the Huntsman: Depois do sucesso de Alice no País das Maravilhas, Hollywood enxergou a força dos contos de fada. Branca de Neve chega em 2012 com Kristen Stewart, Charlize Theron e Chris Hemsworth. O visual lembra Joana D’Arc, com muitas armaduras e figurinos medievais.

O cinema e moda já é uma combinação antiga, vamos esperar os lançamentos para ver todas essas tendências.

Cinema

Cinema

Moda e Cinema – O Poder de um Figurino

Quem nunca se apaixonou por alguma roupa vista em um filme e quis comprar uma igualzinha? Pois é! Moda e cinema têm muita história para contar. Além da importância do figurino na composição dos personagens, uma bela roupa em um filme pode marcar época, virar referência e até parar nas vitrines. O cinema foi o primeiro meio de propagação de modismos que atingiu o mundo. O público inspirado por seus astros e divas favoritas procurava imitá-los. Givenchy ficou mundialmente famoso quando vestiu pela primeira vez Audrey Hepburn em Sabrina (1954), que recebeu o Oscar de melhor figurino para Edith Head, a papisa dos figurinos. “Moda também sempre foi o espelho dos grandes movimentos da humanidade, assim como das revoluções científicas, sociais, culturais e tecnológicas, sendo o cinema a grande vitrine dessas transformações. No trabalho de pesquisa e na execução de um figurino, estilistas são sempre referência no trabalho de figurinistas, e muitas vezes incorporam suas criações no guarda-roupa de algumas personagens”, afirma o figurinista Ricardo André Bessa. “Estilista é aquele que dita moda e cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem. Figurinista é aquele que cria, orienta e acompanha a execução de trajes de cinema, teatro e televisão. Deve possuir conhecimentos de desenho, moda, tendências, história, alfaiataria, tecidos e costura”, continua o especialista.

no images were found

Para Ver e Rever: Os Filmes que Inspiram a Moda e são Inspirados por Ela

A relação entre cinema e moda é, de forma indubitável, simbiótica. Involuntariamente – ou até voluntariamente – esses dois universos artísticos se influenciam e transformam o cotidiano em poesia, as formas e cores em tendências. Um dos maiores de exemplos de filme que inspirou sem dúvida alguma a moda, foi o Filme “Bonequinha de Luxo“ – “Breakfast at Tiffany’s“ (1961). Baseado no romance de Truman Capote, “Bonequinha de Luxo” (1961) traz o que pode ser considerado o principal papel de Audrey Hepburn no cinema. Paul Varjak (George Peppard), um escritor se muda para um apartamento em Nova York, onde começa a observar os costumes de sua vizinha, Holly Golightly (Audrey Hepburn), é uma acompanhante de luxo que esbanja sensualidade, classe e sofisticação nas festas da cidade, mas esconde uma personalidade frágil e metódica, fruto de problemas pessoais como seu casamento aos 14 anos e sua fuga de casa devido à pobreza familiar. Se há uma imagem que resume beleza e luxo no cinema do século 20, com certeza é a de Audrey Hepburn usando Givenchy com colar, luvas e seu cigarro na piteira.

Para Ver e Rever: Os Filmes que Inspiram a Moda e são Inspirados por Ela

Para Ver e Rever: Os Filmes que Inspiram a Moda e são Inspirados por Ela

“Maria Antonieta“ – “Marie Antoinette“ (2006), Foi um Filme Baseado na História da rainha da França e Navarra no século 18. A esposa de Luís XVI, é hoje uma das maiores representação icônica do luxo e da moda imperial. No que diz respeito ao figurino, vencedor do Oscar em 2007, Milena Canonero criou uma infinidade de vestidos, que aliados com elaborados penteados e cerca de vinte sapatos especialmente criados por Manolo Blahnik, fizeram jus ao estilo vivido pela rainha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *