A moda é movida pelo fascínio. Da combinação de diversos elementos, nascem as tendências que ditaram os costumes da temporada. Essas novas ondas se renovam a cada estação. Entre os elementos que ganham realce nesse quesito estão as cores. A que promete agitar os próximos meses é o tangerina.
É essa a cor que vai se destacar na primavera verão da Europa. Isso pôde ser constatado durante os desfiles da semana fashion de Milão, na Itália, quando estrelas do porte de Victória Beckham, Rihanna e Drew Barrymore mostraram toda a vivacidade da cor trajando modelitos.
Prevalecerão nas estações quentes do ano, cores claras, roupas curtas e bem fluidas. A mistura de cores vibrantes terá como proposta uma moda caracterizada pela ousadia.
Na realidade, a moda é antropofágica, aproveitando todos os elementos que já compuseram, em algum momento, a moda de décadas anteriores, conferindo uma atualização para os tempos modernos. Enfim, faz-se uma releitura, retomada de tudo que já se produziu. Nesse caldeirão, nada é desperdiçado.
O destaque do tangerina remete a um revival dos anos 1980, em que prevaleciam os blazeres longos com ombreiras, tubinhos, volumes acinturados, calças e shorts com cintura alta, pregas e macacões, todas com cores fortes, conforme ditava a moda da época.
Nesse quesito, destacam as marcas cariocas Cláudia Simões e a Printing. Enquanto isso, Juliana Jabour apostava nas cores fortes em tom flúor, ou seja, amarelo fosforescente, melancia e acqua.
De qualquer forma, realmente o que se destacava eram o verde limão, tangerina e o pink, conforme utilizava a cantora Madona, em seu início de carreira.
Os especialistas, no entanto, recomendam que no dia a dia, é recomendável se evitar o uso excessivo da mescla de cores, mas de qualquer forma. deve-se usar pelo menos uma cor forte.
O laranja ou tangerina também se destacarão na maquiagem, e os brincos poderão abusar das cores fortes. Quanto aos cintos, prevalecerão os envernizados de plástico e acrílico.
Como já percebemos, por meio da moda, cada geração que surge, pode, por meio das roupas, conhecer um pouco dos gostos, os modos de vida e o que pensavam as gerações passadas, sem deixar de dar um toque de modernidade. Aliar o antigo com o novo, eis o grande legado da moda.