E quem foi que disse que a mulher grávida não pode estar sempre bonita? É bem verdade, que as lojas especializadas, para gestantes, são poucas, mas dá para recorrer em lojas comuns e descolar boas produções, tudo depende do mês de gestação. O que não dá mesmo é para tentar entrar nas roupas que se usava antes de engravidar, só em alguns casos e vamos enumerar para vocês, assim como vamos contar alguns truques. É claro que a mulher grávida gosta de se vestir bem, mas por outro lado, imaginar gastar com um guarda-roupa novo por 9 meses, não é a ideia que agrada muito. Por isso, tem que encontrar um equilíbrio, entre o que tem no guarda-roupa, o que é para gestantes e o que poderá usar depois da gravidez. Quando a parte final da gestação passa no inverno, é um pouquinho mais complicado por um lado e por outro mais simples, porque casacos sempre devem ser maiores e não justinhos no corpo. Quando boa parte da gestação é no verão, fica mais fácil de “adaptar” as roupas para o novo corpo.
Calças
Essa é aquela peça que as mulheres perdem mesmo, não tem como usar a calça jeans do guarda-roupa durante a gestação, mas a pergunta é, porque insistir nessa peça, se você pode ficar mais chique com calças de tecido. A melhor coisa a fazer é comprar 2 ou 3 calças de cores neutras, que possam ser combinadas com outras peças, sem problemas. Porém, prefira modelos larguinhos, que são assim mesmo, porque na gravidez ficarão mais justinhas e depois “voltarão” ao modelo normal. Claro, que no caso da grávida, as peças devem ser fechadas com cadarço, esqueça os botões e os fechos. Além de dar para montar looks chiques com as calças de tecido larguinhas, você ainda vai ficar bem à vontade. Para combinar, use camisões, que serão camisas durante a gravidez e camisão depois dela. Use cintos para marcar embaixo da barriga, para não ficar parecendo um saco de batatas.
Vestidos
No guarda-roupa de uma mulher grávida não pode faltar vestidos. Eles são fáceis e práticos de vestir e sendo uma peça única você já acerta no look de cara. Mas, atenção, nem todo modelo de vestido fica bem para grávida. Eles precisam fazer a linha “A”, podem ser trapézio, entre outros. O importante é que sejam mais justos nos seios e depois abram da linha para baixo, deixando a barriga e os quadris livres. Eles também podem ser larguinhos de cima para baixo. Se você quer usar os vestidos depois da gravidez, procure modelos de não grávida, que também servem para gestação.
Saias
As saias também podem entrar no guarda-roupa das grávidas, elas podem ter elástico na cintura e na hora de colocá-las, apoiar a cintura embaixo da barriga, para combinar, use camisetas de malha com elástico, que se esticam bem no corpo. Para compor um look chique, uma saia longa com uma camiseta e uma sandália rasteira bem legal podem ser combinadas com um blazer. Não importa que o seu blazer não fecha, ele jogado em cima da camiseta já dar um ar mais arrumadinho ao look. Outro coringa para as grávidas se protegerem do frio e ficarem elegantes é a echarpe ou xalé. Basta usar uma camiseta de cor neutra, preta mesma, e se enrolar na peça e pronto. Já os shorts não são os melhores amigos das grávidas, se foram usados, que tenham elástico na cintura, mas de qualquer forma, deixarão à mostra o corpo inchado e a roupa muito curtinha nesse caso não tem nada de elegante.
Acessórios
Com as roupas as grávidas podem ter até problemas, mas com os acessórios não e muitas delas esquecem desse pequeno grande detalhe. Se não dá para incrementar na roupa, aposte nos acessórios. Os colares, por exemplo, deixam uma camiseta sem graça colocada no corpo chique e moderna. A bolsa certa valoriza o look e o que falar dos sapatos, sempre que sejam confortáveis e não apertem os seus pés. As mulheres grávidas também podem usar os lenços amarrados na altura do busto ou sob a barriga para dar uma incrementada na produção.
Calça Legging
A calça legging sozinha não tem nada de elegante, pelo contrário, é bem esportiva, mas pode ser uma alternativa para usar camisões, e esses sim, podem ser elegantes. O que fará a diferença neste caso é a estampa e o tecido, quanto mais bonita e de boa qualidade, mais chique ficará o seu look. Uma bailarina nos pés para completar a produção também é uma escolha perfeita.
Mulheres Grávidas: Mais Conforto e Menos Aparência
Como vocês viram é fácil ficar bem vestida, mesmo para quem está carregando um barrigão e aqueles quilos a mais, porém, antes de pensar no modelito mais chique e elegante, pense no conforto. A mulher grávida deve se preocupar com a aparência, claro, mas não pode colocar a própria saúde e a do seu bebê em risco em nome da vaidade, como por exemplo, ficar andando de salto para lá e para cá ou continuar vestindo uma roupa que aperta a barriga. O mais importante na hora de escolher as roupas novas ou ver o que dá para usar do guarda-roupa é pensar o quanto aquelas peças te deixam confortável. Não adianta está linda dentro de um sapato com o seu pé inchado que está te comendo os dedos ou colocar uma calça elegante com um botão que não para aberto ou não dá mesmo para fechar, que pode acabar de colocando em uma situação embaraçosa. Em qualquer situação, e no caso das grávidas, contando o quanto é importante o bem estar, vestir-se bem é colocar sobre o corpo aquilo que te faz bonita, que combina com você e acima de tudo de faz sentir confortável, sem limitar os movimentos.
Uma Boa Costureira faz toda Diferença
Algumas mulheres têm uma sorte muito grande, porque conhecem uma boa costura. Essa é a melhor maneira de fazer um novo guarda-roupa para a gravidez, chique, bonito e com um preço mais em conta.
Moda Chique Para Gestante
A gravidez traz uma série de mudanças repentinas na vida de uma mulher e a mais notável está no corpo. Interna e externamente a gestante começa a sofrer constantes transformações, entre náuseas, inchaços, sensibilidade a flor da pele entre outras turbulências que demonstram que daí pra frente nada será como antes.
É comum sabermos sobre casos de mulheres com baixa estima na gravidez, que passaram a se achar feia, isolar-se e até alcançar o nível de depressão. Na maioria das vezes essa crise começa de frente ao espelho, onde ao verem que roupas que antes ficavam boas, já não ficam ou até nem entram mais. O que corpo começa a ficar alterado, não há mais cintura, os pés inchados não entram mais nos calçados, tudo incomoda. Nesse momento é necessária muita alta confiança para aprender a amar o novo corpo. É importante lembrar que a gravidez não deve ser encarada como um problema, por isso futuras mamães parem de usar essa moleza involuntária como desculpa e se vistam bem.
Bem para sair legal nas fotos com o barrigão e mostrar aos filhos futuramente, se vestir bem para seu esposo e para você mesma, porque não?
E comparado aos velhos tempos isso de estar grávida e se vestir bem é fácil. Hoje temos o privilegio de ter roupas pensadas especialmente em nossas necessidades, conforto e elegância, sejam elas quais forem. E para as gestantes não é diferente, não é preciso mais “dar um jeitinho”, sem ter muitas opções e vestir roupas largas, em tamanhos maiores que nosso manequim ou adaptar outras peças de roupas para poder usar dentro de 9 meses como fizeram nossas gerações anteriores. Hoje em dia o convencional legging e batas(que por muito tempo eram a única saída para as gestantes) dão espaço a vestidos, macacões, calças, saias, jardineiras, e uma infinidade de peças feitas exclusivamente para as futuras mamães.
E não é difícil encontrar a moda para gestantes, na internet mesmo temos várias opções de lojas online:
Be mammy: http://www.bemammy.com.br/index.html
Um a nove gestante: http://www.umanove.com.br/html/index.php
Zazou: http://www.lojazazou.com.br/
Maria Barriga: http://loja.mariabarriga.com.br/
Bella Barriga: http://www.bellabarriga.com/
Menina & Meninas: http://meninaemeninas.tanlup.com/
Emma Fiorezi: http://secure.ciashop.com.br/loja/default.asp?store=108147
Onde escolhemos no conforto de nossas casas a peça que melhor nos satisfaz, pagamos de inúmeras formas e recebemos e em caso de insatisfação até efetuamos trocas.
Ainda sobre ao que se refere consumir moda nessa fase que você está vivendo é importante ter em mente que a gravidez é só uma etapa da vida, e vai passar por isso nada de se desfazer de todo guarda roupa antigo por achar que nunca mais vai poder usar suas roupas, claro que você terá um período de abstinência devido o inchaço pós-parto e a amamentação, mas só depois de “passar” e com a cabeça fria você saberá realmente como proceder.
Roupa de Gestante Para Ocasiões Formais
Mas de roupas convencionais para grávidas o mercado está cheio, a dificuldade está ao que se refere as roupas sociais, ditas chiques. Aquelas usadas em ocasiões formais, como casamentos, solenidades e encontros empresariais.
Na verdade como a gravidez por muito tempo foi tida como momento de reclusão para a maioria das mulheres, esse estilo de roupa acabou sendo esquecido, e só então quando as famosas começaram a mostrar seus barrigões enrolados em tecidos finos, começou a surgir as tímidas aparições de modelos de vestidos de festa para gestante em vitrines.
Para atender a esse publico a saída ainda é estreita, existem pouquíssimas opções, e como vestido de gala geralmente só se usa uma vez, e em caso de gravidez é mais provável ainda que isso aconteça, uma boa saída seria alugar.
A Bonheur além de vender peças convencionais para gestantes ainda disponibiliza aluguel para roupas de festa:
Ao que se refere a traje chique para gestantes, existem algumas observações a serem pontuadas na hora da escolha:
- Não use vestidos na ocasião sem ter experimentando recentemente, pois com o aumento da barriga a parte da frente vai ficar mais curta que a de traz.
- Mesmo sendo comum nos vestidos para grávidas a barra frontal ser arredondada e mais comprida, muitas ainda ousam os curtos e justos ao corpo. Não é errado porem esse é um privilegio para os primeiros meses de gestação, com o passar dos meses a barriga vai crescendo e fica deselegante e inconveniente uma grávida com o corpo muito exposto, por isso no auge da gravidez é mais elegante que os vestidos tenha um comprimento que fique entre a altura do joelho e do tornozelo (mais longo que isso pode fazer com que você pise na barra e caia) Substituindo a modelagem justa por uma com corte e caimento.
- Prefira tecidos que tenham o toque suave e sejam fluidos, como seda, jérsei e chiffon. Em alguns casos o linho também é indicado. É preciso se preocupar também, que se o tecido não tiver elasticidade suficiente deve saber se o zíper, ou fecho qualquer é suficiente para te vestir sem grandes esforços.
- As modelagens mais convenientes são as que possuem recorte a baixo do busto. Então evitar os vestidos retos sem nenhuma marcação e também os modelos tomara que caia, seus seios precisam de sustentação, e a maioria desses tipos não dão assistência necessária.
- Quanto a decotes, é comum as mulheres aproveitarem que seus seios estão inchados e que elas queiram exibi-los porem isso pode deixar mais sensual que a intenção, a ponto de se tornar vulgar. E em ocasião formal isso não é nada bom. Uma boa dica para as mulheres nesse caso é o decote império, pois ele define a região e valoriza o corpo deixando a silhueta mais alongada.
- Um vestido de festa para gestante nunca deve ser chamativo. Manter a descrição é preciso já que a gravidez por si já vai lhe presentear com constantes olhares, então evite as aplicações de babados, lantejoulas e coisas do tipo que chamem ainda mais atenção para você.
- Sobre cor, os tons mais sóbrios são os que se encaixam melhor, mas é muito obvio, então se preferir escolha um tipo berinjela, azul petróleo, vermelho, vinho ou tonalidades do tipo.
- Ao que se refere a calçado, é preciso ter atenção privilegiada, priorize o conforto já que provavelmente seus pés estarão inchados. Então nada de usar salto, sapatos muito fechados, ou com fivelas que prometam incomodar.