Lançadores de Tendências

Todos os dias milhares de it blogs de moda são atualizados com looks do dia de pessoas influentes no segmento fashion. Sejam garotas descoladas, rapazes com gosto fashion, profissionais da moda, artistas entre outras celebridades estão sempre mostrando as novas tendências da moda.

Tem algumas peças que nos soam um pouco estranhas, já outras que podem perfeitamente fazer parte do nosso dia a dia. Mas, de onde vêm essas tendências? Se engana quem pensa que os estilistas são magos que criam por mágica peças que acabam se tornando parte da vida de tantas pessoas “comuns”.

Na verdade os estilistas trabalham observando as pessoas ditas “comuns” que circulam pelas ruas todos os dias ou que aparecem em sites de street style enfim pessoas que estão andando pelo mundo. É dessas pessoas que vem às tendências, logo as pessoas comuns são os verdadeiros lançadores de tendências. Entenda melhor essa forma como a moda busca oferecer sempre o que o consumidor deseja.

Oferta e Procura

As principais tendências da moda são criadas com base no que se observa frequentemente nas ruas. Não basta que um renomado estilista diga que usar moletom é fashion se as pessoas não têm esse hábito em algum momento da sua vida.

O que os profissionais que trabalham com moda fazem é refinar esse “gosto” que se mostra coletivo por algumas peças. Então não existe aquela figura onipotente do estilista que ordena o que as pessoas irão usar. Se você não gosta do estilo cowboy, por exemplo, não irá usar peças com pegada western.

Mas, se os caçadores de tendência observam que tanto nas vestimentas como na arte, na música e em outras forma de expressão existe uma ênfase ao estilo country logo ele se torna uma tendência in da próxima estação.

Cool Hunter – O Caçador de Tendências

Se a moda está na rua para ser apreendida pelos estilistas e utilizada para criar peças desejo alguém precisa captar o que essas pessoas esperam. O profissional conhecido como Cool Hunter, caçador de tendências, atua observando o que está sendo usado, discutido, quem são os artistas do momento, quais as cores que mais aparecem nas roupas das pessoas entre outros dados.

Basicamente o trabalho de um Cool Hunter é buscar identificar o que as pessoas desejam num determinado momento para que se possa traduzir esse desejo na forma de coleções de roupas, sapatos e acessórios que satisfaçam esse público.

Estilistas Vendem Ideias e Não Roupas

Outro engano bastante comum é pensar que estilistas vendem roupas, na verdade esses profissionais vendem ideias e tendências. Vender as roupas é uma consequência de conseguir vender as ideias. Se as pessoas não gostam de um determinado estilo não irão comprar as peças daquela coleção.

Por isso muitas vezes vemos peças extravagantes e estranhas nas passarelas dos desfiles. A moda das passarelas vende uma ideia explícita do que estará nas ruas de uma forma mais discreta. Dessa forma a moda atua como um ciclo que começa e termina nas pessoas que usam a sua moda nas ruas.

A Tendência

Uma tendência não começa com o desfile apresentado pelo estilista X, mas sim antes disso nas ruas pelas pessoas que estão caminhando por elas com as roupas que escolheram. Nesse ponto podemos perceber que existe a figura do lançador de tendências, mas não necessariamente pessoas famosas ou que estão trabalhando efetivamente com a moda.

Observe que dentro de todos grupo de amigos tem uma pessoa que se destaca pelo seu jeito de se vestir e interagir com os demais. São pessoas que tem carisma e personalidade para inventar a sua própria moda. Sempre tem um caso de alguém que diz que usou uma roupa e copiaram ou mesmo alguém que diz que escolheu uma peça inspirado no visual de um conhecido.

A Figura do Lançador de Tendências no Brasil

O Brasil é um país bastante intuitivo no que se refere a inovar no mercado e claro que quando se percebeu que existiam pessoas capazes de lançar tendências logo se pensou porque esses atores sociais estariam disponíveis nas ruas gratuitamente. Dessa forma foram surgindo pessoas que tem a capacidade de influenciar as demais. Na verdade essas pessoas sempre existirão, mas foi a internet que lhes ofereceu a oportunidade real de lançar as tendências para mais pessoas.

Atualmente, podemos dizer que os lançadores de tendências são pessoas que conseguem influenciar as demais a usar essa ou aquela peça que apareceu num determinado desfile. Trata-se de um modelo de pessoas que são copiadas por outras. O que se deve compreender é que as tendências usadas pelos estilistas vêm das ruas.

Porém, essas tendências transformadas pelos estilistas ganham novos adeptos através da figura de pessoas que se destacam num grupo. O curioso é que essas pessoas não precisam ser necessariamente pessoas famosas. O grande segredo de ser um lançador de tendências é ter personalidade para usar uma it peça antes das outras pessoas e assim influenciar os demais do grupo.

A Revolução dos Blogs de Moda

Os blogs de moda surgiram como uma nova porta para os lançadores de tendência que hoje são pessoas descoladas que “vendem” um estilo glamouroso entender a moda. Atualmente, as pessoas buscam inspiração nesses blogs para compor o seu próprio visual.

Uma porta de entrada das tendências na vida das pessoas que querem ser descoladas e estar por dentro de uma moda que na verdade foram elas mesmas que ajudaram a criar.

Os Lançadores de Tendências Famosos

Obviamente as pessoas famosas também lançam tendências através das roupas que usam no dia a dia, de seus figurinos de shows, personagens enfim um conjunto de coisas que fazem parte do imaginário das pessoas comuns.

Dentre os famosos que mais se destacam como lançadores de tendências estão as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen que são donas da marca The Row. O estilista Alexander Wang também é um dos nomes que mais influenciam nesse mercado de moda.

Nesse seleto grupo de lançadores de tendências ainda se podem destacar blogueiras fashionistas e megaestrelas como Lady Gaga e Rihanna. Na verdade para que uma pessoa seja lançadora de tendências basta que ela se destaque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *