História da Moda Hippie
O movimento hippie surgiu na década de sessenta e tinha pretensão de zombar das guerras mundo, principalmente do Vietnã. A ideia era pregar a filosofia da paz e do amor. As pessoas do movimento não estavam tão preocupadas com as suas vestimentas, não estavam pretendendo criar um estilo ou algo assim, as vestes eram geralmente calças pantalonas ou boca de sino, batas indianas para ambos os sexos, saias longas, coletes, e estampas chamativas.
O que mais chamava atenção nas roupas era o uso da cor, tudo era exageradamente colorido, isso fazia uma associação a cultura psicodélica, as roupas faziam alusão ao movimento, símbolos de paz e amor, e flores representando o apreço e preocupação do movimento pela natureza. Os cabelos eram geralmente longos e divididos no meio, passando um ar angelical, ou então era usado o black power. Os acessórios tinham aparência de artesanal, pois eles abominavam o capitalismo. Nessa época também começaram a utilizar adornos de origem folclórica, como o cocar. O festival de Woodstock pode ser considerado um grande encontro hippie, e ao pesquisar fotos desse evento tão famoso mundialmente você pode notar como as pessoas se vestiam de maneira parecida, e a própria falta de preocupação com a estética deles acabou se tornando um estilo muito famoso que influencia a moda até os dias atuais.
O movimento ganhou repercussão mundial, com o inicio na Califórnia e se espalhando pelo mundo, a crítica ao capitalismo e a maneira que o mundo seguia era forte, e a moda era um dos pontos de relevância da crítica, acabou se tornando um estilo de vida. A ideia era de uma nova juventude, e pessoas muito famosas começaram a aderi-la. Com isso os grandes estilistas se apropriaram da moda, começaram a criar peças parecida com o estilo hippie, o sucesso também foi grande, tanto que é possível ver pessoas que ainda usam esse estilo, mas com a sua propagação, isso se tornou um estilo que qualquer pessoa pode aderir, sem seguir os padrões de vida daquela sociedade antiga. Atualmente a moda hippie vez ou outra ganha repercussão, mas há algumas peças que se consagraram no guarda roupa e gosto mundial.
Moda Hippie Atual
O estilo hippie na moda ganhou um novo nome, o hippie chic, que é a moda daquela época atualizada. Principalmente no guarda roupa feminino ele é algo presente, muitas vezes as mulheres não se vestem totalmente caracterizadas como na década de sessenta, mas usam algumas peças com características parecidas. Ainda é possível encontrar pessoas que fazem suas peças a mão e vivem no estilo hippie antigo, no entanto, a moda em si se tornou algo rentável para a industria da moda, que cria peças com ares parecidos porém com um estilo mais requintado e glamoroso, não é necessário seguir esse estilo de vida para se vestir assim. O bom da moda hippie é que a probabilidade de errar é muito pequena, basta não exagerar na combinação de estampas. Vamos mostrar algumas peças que remetem a moda hippie e que podem ser usadas no dia e dia e passam um ar de grande estilo.
Peças Soltinhas
Com peças soltinhas queremos dizer calças pantalonas de tecido mole, saias que vão até o pé, regatas mais largas, essas peças além de remeter ao estilo hippie são extremamente confortáveis, podem ser usadas durante o dia a dia e até me ocasiões mais sérias se combinadas com acessórios e outras peças que passam seriedade. As peças soltinhas costumam ser bastante coloridas também. Você pode encontrar facilmente em diversas lojas, e se quiser uma peça mais original pode buscar em bazares ou brechós. As estampas podem variar de flores, figuras geométricas.
Batas
As batas indianas, ou batas mais básicas são totalmente hippies, esse tipo de blusa pode ser combinado com uma calça jeans ou até mesmo com uma peça soltinha, batas com short também são extremamente estilosas.
Camurça e Franjas
Uma forte referência ao estilo hippie são as peças que tem camurça e franja, geralmente de tecido suede, esse estilo de roupa remetia as culturas indígenas e também ao country. As franjas podem estar em qualquer peça, coletes, blusas, calças, batas, bolsas, botas, acessórios em geral. Um look composto com alguma dessas peças fica extremamente estilo e remete bastante ao estilo hippie.
Croppeds
Os croppeds que hoje já são peças fundamentais no guarda roupa da maioria das mulheres também podem remeter a cultura hippie, fácil de se combinar com qualquer peça e acessórios, o cropped pode ser tanto soltinho e colorido como os feito de crochê.
Vestidos e Túnicas
Os vestidos da moda hippie geralmente são longos e estampas, ou então curtinhos e soltinhos, as túnicas são um modelo menos acinturado e na maioria das vezes também estampada, podem ser combinados com botas, rasteirinhas e diversos outros tipos de acessórios,
Casacos e Coletes
Os casacos que remetem a essa época geralmente são estampados ou em tons terrosos, como por exemplo de camurça, assim como os coletes. Geralmente são usados abertos e combinados com outras peças hippies.
Acessórios
Os acessórios hippies são diversos, chapéus, bandanas e coroas de flores, óculos de sol coloridos geralmente redondos, pulseiras de tecido ou muitas pulseiras mesmo feitas de metal, bolsas e sapatos feitos de tecidos, rasteirinhas de couro, colares de pedra. Todos esses acessórios são fáceis de encontrar no mercado, atualmente os óculos de sol coloridos voltaram com tudo e estão muito em alta na moda, uma peça também que teve seu sucesso a pouco tempo foram as coroas de flores. Os sapatos feito de tecido como as alpargatas, geralmente são coloridos, sapatos em couro também remetem a essa cultura, as botas com um estilo que lembra o country também fazem referencia ao hippie. Os acessórios como brincos, colares e pulseiras também são coloridos, fazem alusão a ter sido feito artesanalmente e são fáceis de encontrar e combinar com qualquer look, se os colares são de metal, geralmente misturam-se vários colares e pulseiras.
Cabelo
O cabelo no estilo hippie não precisa ser certinho e liso, se você tem cabelos cacheados se solta no natural, coloca um acessório e já estará com o estilo hippie, o cabelo liso geralmente é usado dividido no meio.
O legal da moda hippie é que é super fácil de combinar com peças que você já tem no seu guarda roupa, podendo customizar algumas com o tye-dye por exemplo, e também é muito fácil de encontrar peças nesse estilo, se você quiser economizar basta garimpar em brechós e bazares, pedir pra sua mãe ou tia alguma peça que ela tenha da juventude, mas você também pode encontrar em lojas de departamento e grifes mais chiques, tem para todos os gostos.
Boa noite, Sr. Luiz Lima,
Seria possível, que me pudesse informar acerca dos nomes das marcas que usou, para ilustrar a sua matéria intitulada de “Fotos Moda Hippie” ?
Muito obrigada pela atenção dispensada.
Sinceros cumprimentos,
Joana Figueiredo.
ai
tenho 15 anos e meu estilo eh super hippie…
eu axo super estiloso
sow hippie pq minha mãe era e cresci no meio d hippies
uhuuuuuuuuuuuuuu
PAZZZZ E AMOOORR BIXOO!!!
gostaria de receber um catalago com o modelo das sus roupas eu adoro esse estilo.
vc poderia me enviar catalogo com roupas rippie.