Em qualquer época do ano, as peças de roupa listradas sempre ocupam um lugar especial no guarda-roupa. Sendo um estilo chamado popularmente de marinheiro ou marinha e, que apesar do vai e vem, nunca sai de moda. Para fazer com essas peças uma combinação adequada com as demais roupas do vestuário é necessário considerar alguns aspectos importantes, como na composição de qualquer outro padrão de estampa. As listras são padrões de estampas que sempre estiveram inseridos no mundo da moda. Alguns dizem que as listras colocadas na posição horizontal engordam, enquanto que aquelas colocadas na vertical emagrecem. No entanto, a grande verdade é que não há regra que impeça a cada um de usar a estampa de listra sem medo. Nessas horas é só deixar prevalecer o bom senso, especialmente relacionado ao tipo do tecido que se vai usar, a modelagem da peça e também a largura das listras, pois ela será a responsável por criar a ilusão de ótica.
Como Usar as Listras
- Vestido Curto: As listras caem muito bem com vestido curto, sendo perfeito para um look de festa de 15 anos, por exemplo, caso seja a convidada, como também para uma balada mais elegante. Dependendo do modelo do vestido, é possível misturá-lo há outros itens, como jaquetas ou casaquinhos de paetês ou couro, atuando como uma opção estilosa e bem diferente.
- Vestido Longo: esse tipo de vestido também chamado de maxivestido listrado é excelente para ser usado de dia, combinando ainda com jaquetinhas jeans ou mesmo de couro. Já para a noite é melhor investir em um modelo listrado diferente, para fugir dos básicos e comuns normalmente aparecendo em casamentos e formaturas. Para as ocasiões mais refinadas opte por tecidos mais nobres como a seda e o cetim.
- Saia listrada: As peças listradas quando usadas na parte de baixo deixam toda produção bem diferente e moderna. Na combinação vale apostar em peças neutras, especialmente as blusas pretas misturadas a acessórios como brincos grandes, correntes, e carteira. Para mudar e ousar pode-se até usar dois tipos de listrados, inclusive uma saia de paetês, por exemplo.
Dica: Caso queira você pode misturar as listras com outro tipo de estampas e formar looks bem diferentes, para isso, basta saber combinar a peça com outras que possuam cores em comum.
- Os Cardigãs Listrados: Ficam perfeitos para os dias com temperatura mais amena, especialmente se combinados com jeans, camiseta básica ou ainda com alguma outra peça que proporcionem o destaque das listras. Usando a peça é garantia de um visual confortável e cheio de estilo. Se gostar, aposte em modelagens que sejam diferentes desses casacos e abuse das listras.
- Camisetas Listradas: Essa é uma das peças com listras mais fáceis de serem usadas e se forem também larguinhas combinando com um estilo mais despojado, especialmente com legging, shorts ou jeans. Algumas versões mais sofisticadas também podem ser usadas, como aquelas com recortes nas mangas e paetês, que são excelentes para a balada.
- Manga Longa – Mesmo que muitos digam o contrário, as camisetas com listras podem sim disfarçar os volumes excedentes na silhueta. As camisetas de manga longa podem ser usadas com jeans skinny, e faz um par perfeito com como a bota over the knee. Caso as listras sejam mais largas, opte pelas use sapatilhas, rasteirinhas e botas.
- Listrados Com Saia – Vale usar muito o estilo navy e combinar especialmente as peças listradas com outras brancas, azul marinho ou vermelho. Para um visual mais apropriado para festa, pode-se usar uma peça listrada, um blazer e uma linda saia de tule, por exemplo.
- Com Blazer e Jaqueta – A combinação básica de camiseta com listras azul marinho ou pretas com jaquetas e blazers em cores mais escuras fica bonito e muito elegante. Se preferir, pode trocar a peça da parte de cima do look por alguma outra na cor chamativa, como o vermelho, por exemplo, deixando a produção mais moderna.
- Casaco Listrado e Blazer: Para equilibrar o destaque do blazer com as demais peças o ideal é que elas sejam de cores ou padrões neutros, como calça preta ou jeans e camiseta ou camisa básica.
- Echarpes e Pashminas – Esses acessórios são uma ótima opção para ajudar a dar um up em um visual básico. É possível variar nos tecidos, como tricô ou seda e ainda aproveitar as mais variadas estampas.
- Use e Abuse das Listras – Como já sabemos, há uma grande variedade de espessura de listras estampadas nos tecidos das peças que nos acostumamos a usar. As listras mais grossas passam a ideia de um maior volume, e, por isso, são mais recomendadas para aquelas pessoas menores e mais magras. Agora, quem já tem o tamanho grande ou está um pouco acima do peso, o melhor é optar pelas listras finas, que causam um melhor efeito. O sentido das listras também pode produzir tanto um efeito, quando outro. Aquelas colocadas nas horizontais ampliam e alongam o corpo e, por isso, não devem ser usadas pelas pessoas de baixa estatura, principalmente se estiverem em shorts, e nem mesmo para aquelas com ombros largos. Além disso, combinar as peças com listras e com outro tipo de estampa como com imagens, por exemplo, é algo que deve ser evitado, já que não fornecerá o look, e tornará a composição um tanto extravagante. Se por um acaso for combinar duas peças listradas, deve primeiro se certificar de que as listras estejam colocadas na mesma posição. Como já dissemos, as saias listradas trazem maior elegância ao visual e melhor ainda se as listras da peça forem horizontais, pois pode combinar com um top de cor neutra. Já se as listras estiverem no vestido, são ótimos para serem usados no verão, especialmente aqueles que têm cores e tons clássicos, como azul, vermelho, e branco, combinando muito bem com um bonito chapéu. Para as calças listradas há de ser mais cuidados, pois não é tudo que fica legal. Essas calças lembram um estilo diferenciado, bem ligado ao tipo roqueiro e anos 70/80. As listras combinam melhor com as calças de tons neutros e ficam mais interessantes se forem da mesma cor das listras. Opte por usar camisas listradas, camisetas e casacos, combinando especialmente com jeans ou outras peças com cores básicas, assim, você nunca irá errar.