Quando mencionamos a palavra elegância, muitas pessoas questionam se ela está relacionada somente a questões ligadas a moda, ou está estreitamente ligada a um comportamento. Pensando em esclarecer essas dúvidas, a proposta de hoje é trazer um aprofundamento sobre o assunto, já que esclarecer o sentido de elegância em poucas palavras seria um equívoco. A partir de agora partiremos de dois princípios, veremos o significado de um comportamento elegante e veremos a elegância que está relacionada à moda, para que não haja confusões em relação aos dois conceitos.
Comportamento Elegante
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ser elegante não é somente estar em dia com as tendências, utilizar peças de grifes e viver de modo impecável. A palavra elegância está presente em outros âmbitos, como é o caso do comportamento.
O Que Seria um Comportamento Elegante?
Mesmo não tendo acesso a aulas de etiqueta, mesmo que não tenhamos a oportunidade de participar de eventos renomados, todos nós temos a capacidade de desenvolver um comportamento elegante, já que em nenhum momento ele está ligado a status, mas a um modo de ser, a uma cultura. A elegância não está presente somente em momentos de glamour, mas deve, ou pelo menos deveria, fazer parte das situações mais corriqueiras, em que parece que não estamos sendo observados por ninguém. Ser elegante vai muito além de saber usar o talher certo durante um jantar, ser elegante é saber conviver em uma sociedade onde valores básicos estão sendo deixados de lado. Ser elegante é saber portar-se de maneira adequado, é respeitar a todos sem levar em conta a classe social em que estão inseridos. Uma pessoa elegante respeita o seu próximo, sabe ouvi-lo, agradecê-lo, compreendê-lo. Saber reconhecer seus erros, seus acertos, agir com humildade, sabedoria, não fazer críticas sem fundamento, tudo isso são atitudes de alguém que se considera elegante, ou seja, ser elegante não é simplesmente fazer parte de uma classe social abastada, já que uma pessoa que não possui nem condições básicas de sobrevivência, é capaz de cultivar esses valores. Portanto, para resumir nossa primeira ideia sobre elegância, que nesse momento parte do principio do comportamento, veja algumas dicas.
Uma Pessoa Elegante Deve….
- Ser gentil
- Agir com equilíbrio
- Saber ouvir e falar no momento adequado
- Fazer sempre o bem
- Saber retribuir de forma positiva
- Tratar a todos independente da classe social
- Levar seus valores independente de onde estiver.
“O Comportamento é um espelho em que cada um vê a sua própria imagem.” (Johann Goethe).
Dicas Para Ficar Elegante
Saindo do conceito de comportamento elegante, partiremos agora para o significado de elegância no universo da moda. Na realidade, ser elegante para quem possui condições financeiras não é uma tarefa tão difícil, pois mesmo que a pessoa não tenha muito conhecimento sobre moda, ela tem condições de contratar um profissional que escolha suas roupas, lhe dê dicas, além de que comprar em lojas de grifes é um grande passo para estar perto do conceito de elegância. No entanto, se você não se enquadra nesse caso, saiba que mesmo sem muito dinheiro é possível ser bem vestido (a) e, consequentemente, manter a elegância, já que o conceito está ligado ao bom senso e postura. Portanto, a partir de agora traremos algumas dicas bem práticas para que você esteja sempre a par da moda e mantenha sempre um visual elegante.
Conheça Bem o seu Corpo
Muita gente acaba perdendo o conceito de elegância por não conhecer o próprio corpo, sabia? Muitas pessoas usam peças de numeração inadequada, optam por peças ajustadas ou soltas demais. Tudo isso desvaloriza o que a pessoa possui de belo e evidencia as possíveis imperfeições. Portanto, para não cair nesse erro, procure conhecer o seu corpo e respeitar a sua numeração, pois isso é só o início de uma postura elegante.
Evidencie a sua Beleza
Partindo do princípio de que é essencial que você conheça o seu corpo, saiba valorizar o que você possui de belo. Se você possui, por exemplo, pernas torneadas, opte por peças que deixem um pouco delas a mostra, mas cuidado com os exageros, pois caso você mostre demais poderá parecer vulgar.
Escolha Peças Adequadas a sua Idade
Quando dizemos que para se elegante é essencial que você escolha roupas adequadas a sua idade, não estamos de forma alguma sendo preconceituosos, pois o nosso objetivo, nesse caso, é conscientizar nossos leitores sobre a importância de ter bom senso. Portanto, se você já passou dos 50, por exemplo, usar um shorts muito curto pode não ser uma ótima opção, assim como usar uma camisa muito tradicional pode não se adequar ao perfil de uma adolescente.
Evite os Excessos
Evitar excessos é algo essencial para quem quer manter uma postura elegante, já que apostar em muitas estampas, cores, acessórios, babados, entre outros itens, pode desvalorizar o seu look e fazer com que você jamais seja um pessoa elegante. Portanto, ao ficar em duvida na montagem de um look, prefira optar por um estilo mais básico do que “pecar” pelos excessos.
Invista Sempre em Peças Curingas
Uma das dicas básicas dada pela maioria dos profissionais ligados a moda é: sempre tenha peças curingas. Investir em um jeans, um scarpin preto, um casaco, um tubinho preto camisa branca, entre outras peças, pode ser uma excelente opção, já que essas peças são versáteis e podem estar adequadas para diversas ocasiões.
Aposte nos Acessórios
Para modificar um look nem sempre é preciso modificar as peças, pois com apenas alguns acessórios você será capaz de transformar o seu look de trabalho, por exemplo, em algo apropriado até para, quem sabe, esticar a noite. Por isso, sempre aposte em um acessório diferenciado, pois ele poderá valorizar muito uma produção.
Bom Senso e um Espelho Podem ser seus Melhores Amigos
Para finalizar nosso post não poderíamos deixar de mencionar o espelho, que se for levado a sério fará com que você parmaneça sempre elegante, pois caso haja algo de errado em seu look, o seu bom senso não permitirá que você saia de qualquer maneira. Viu só como não é difícil ser elegante? Mas para que você se enquadre nessa categoria mantenha um comportamento equilibrado e invista em um look adequado à situação.