Podemos dizer que o brilho ainda está muito na moda, parece que veio para ficar por um bom tempo. O que não significa sair vestindo tudo e em qualquer momento e parecendo uma árvore de natal. Para estar bem vestida e mostrar que você tem estilo é preciso sempre dosar as medidas, exagerar nunca. Aliás, na dúvida é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Se você coloca um modelito com brilho no corpo, se olha no espelho e não se sente confortável com o que vê, acredite, é melhor trocar imediatamente o look. O nosso espelho não nos engana nunca. Além de confiar sempre no nosso espelho, podemos também ficar ligadinhas nas dicas de moda e saber como usar as peças com brilho, e agora, vamos falar exatamente dos vestidos com brilho. Algumas coisas devem ser levadas em consideração para não errar, veja quais são elas:
- a cor do vestido
- a quantidade de decoração que tem o vestido
- o tipo de decoração do vestido
- o comprimento do vestido
- o tecido do vestido
- o material usado na decoração do vestido
Como dá para perceber, falar em brilho é colocar de uma forma muito simples, o que na verdade, pode oferecer inúmeras alternativas. E sendo assim, como usar um vestido com brilho fica condicionado a que tipo de peça estamos falando. Então vamos aos detalhes que te ajudarão na escolha.
1- Cor
É chover no molhado dizer que algumas cores chamam mais atenção do que outras e isso servirá como base para saber usar um vestido com brilho. Uma peça preta com linhas essenciais, discreto, sem decotes chamativos e com um comprimento clássico ou não muito curto, pode ser perfeitamente usado em eventos formais e que exijam um look elegante. Como por exemplo, uma festa da empresa onde você trabalha, onde você deve se apresentar linda, mas não exageradamente chamativa. Por outro lado, o mesmo vestido na cor vermelha, que por si só, sem esforço, chama muita a atenção, não é aconselhado para ocasião. O vermelho perde um pouco da sobriedade e mesmo que a modelagem do vestido seja elegante, dá um tom mais de festa, de ambiente informal. Neste caso, se o seu modelito é vermelho, deixe para usar em uma balada com os amigos em uma boate da moda.
2- Decoração
Falar em um vestido com brilho é generalizar e muito, porque o brilho pode estar em uma parte ou realmente pode estar distribuído em toda a peça, até mesmo ser completamente bordado de paetês, por exemplo. E por isso, em cada caso, tem um jeito certo de usar o vestido com brilho. Se estamos falando de um vestido com bordado nos ombros ou na gola por exemplo, é uma peça mais fácil de ser usada, ou melhor, que pode ser usada em um maior número de ocasiões, até mesmo de dia. Um almoço com as amigas em um restaurante bacana pode ser a ocasião, basta não carregar nos acessórios para manter o equilíbrio. Se estamos falando de um vestido completamente bordado de paetês, para começar vamos reservá-lo para as ocasiões noturnas ou no máximo para aquelas que se iniciam no fim de tarde. Uma outra alternativa, se você está mesmo decidida a usar o seu vestido com brilho durante o dia é equilibrar com um casaco em tecido leve e fino para “disfarçar” e não da a sensação de excesso.
3- Como é a Decoração
O que faz a diferença não é só a quantidade de decoração, mas como ela é feita. Você pode ter um vestido todo bordado de paetês, que chama atenção, porque a decoração faz um certo “alto relevo”. Ou simplesmente ter um vestido brilhoso, mas que o brilho está no entrelaçado do tecido, e neste caso, a textura fica mais discreta e em consequência também o vestido. Quando o brilho não é, digamos externo, isto é, não se trata de um bordado, pode ser perfeitamente usado a qualquer hora do dia, nas mais variadas ocasiões, observando o modelo do vestido.
4- Comprimento do Vestido
Essa é a parte mais simples, quanto mais curto, ficará restrito ao maior número de ocasiões, o mesmo para modelos decotados demais. Se ele for curtinho deixe o seu vestido com brilho para discoteca com as amigas ou um show, se ele tiver um comprimento clássico, pode ser a peça ideal para participar de uma cerimônia de formatura ou casamento.
5- Tecido do Vestido
Não se esqueça que por trás do brilho tem um tecido, que pode ser de ótima qualidade ou de qualidade inferior e isso deve ser considerado também na hora de saber como usar o vestido. Se ele é bordado em tecido fino é adequado a ocasiões elegantes. Se apesar de ser brilhoso é feito em tecido de menos qualidade deve ser restrito a ocasiões que exijam um traje menos elegante.
6- Material
O brilho pode ser um efeito de vários tipos de material, dos mais preciosos aos mais simples. É um outro caso que a regrinha é simples para uar vestido com brilho. Aqueles em materiais preciosos são adequados a festas elegantes e que exigem grande formalidade, já os feitos em material mais simples, podem ser combinados com jaquetinhas de tecidos e ser o look para momentos informais.
Outras Dicas Para Não Errar na Hora de Usar Vestido com Brilho
- – Se o vestido é com brilho ele deve ser o centro das atenções. Não se encha de informação, colocando além da peça, acessórios chamativos. Esse é o tipo de coisa que polui qualquer produção e do elegante vira cafona.
- – Se você não se considera muito estilosa, na hora de comprar um vestido com brilho, fique nas cores neutras. Aliás, é melhor ir começando pelo preto ou então um vestido nude.
- – Quanto mais brilhoso for o vestido menos acessórios você deve usar. Neste caso, prefira um brinco pequeno e discreto, escolha uma sandália linda, mas em couro fosco, opte pela bolsa discreta. Nem pense em pedras e acessórios maxi. No máximo um maxi anel.
Viu como é fácil? É só seguir as dicas e claro, o seu bom gosto.