A moda é dividida em vários segmentos e tem várias coisas que são consideradas como tabus para a moda, sendo algumas já quebradas e outras não. Um desses tabus é a utilização das cores. Vamos dar uma estudada a respeito disso.
Tabus da Moda, Como Surgem?
Na moda sempre existe um tabu. Sabemos que na moda as coisas funcionam com o lançamento de tendências pelos grandes designers, depois o lançamento de coleções pelas marcas, e depois há uma massificação para que todo mundo utilize aquela tendência. Dependendo da tendência, ela não é aceita logo de cara. A maioria das tendências é rejeitada no principio. Podemos tomar como exemplo a minissaia que foi lançada nos anos 60. Apesar de hoje ser um item quase que obrigatório no guarda-roupa feminino, as mulheres tinham receio de usar uma minissaia e serem taxadas como mulheres fáceis ou da vida. Outro exemplo de tendência que foi rejeitado foi a calça sarouel. A calça sarouel foi lançada inicialmente nos anos 80 mas não causou impacto suficiente para que continuasse nas passarelas e conquistasse o público. O que ocorreu na primeira década do século 21. A calça sarouel voltou 20 anos após seu primeiro lançamento e ganhou fama por ser confortável de usar, apesar de sua estética não tão convencional. Dá pra perceber que os tabus surgem com os lançamentos de tendências, passam algum tempo nas passarelas para depois irem ao mercado. Esse tempo que a tendência passa somente na passarela é o tempo que o público leva para se acostumar com aquilo, ou para rejeitar de vez. Então, todos os tabus surgem dos lançamentos de coleções?
Tabus de Cores
Nem todos os tabus surgem diretamente das passarelas. Alguns surgem no dia-a-dia da população, como, por exemplo, o uso das cores nas roupas. Desde crianças escutamos “rosa é de menina, azul é de menino”. Desde o momento em que os pais vão escolher o enxoval do bebê isso é imposto em suas mentes. E quando criança isso é colocado também em seus ensinamentos. Como isso nos é imposto desde muito cedo, acaba se tornando algo “natural” para todos, afinal, todos já ouvimos que “azul é de menino, rosa é de menina”. Quem dos homens que aqui estão lendo não foram chamado de maricas ou menininha quando tinha algo rosa no meio de seus pertences? Com as mulheres não acontecia tanto esse tipo de preconceito, isso era mais comum com os homens. Por medo de terem sua masculinidade ou sua opção sexual questionada desde crianças, muitos homens criaram repulsa à cor rosa. Mas agora nós vamos quebrar esse tabu e aprender a como usar essa cor.
A Magia da Cor Rosa
As cores tem uma magia que as envolve que acaba, voluntariamente ou involuntariamente, nos envolvendo. Branco simboliza paz, preto simboliza seriedade ou guerra, e assim sucessivamente. O rosa é muito ligado ao amor, doçura, romantismo e isso não fica apenas na cor em si. O rosa é muito usado em estabelecimentos que vendem doces (pois, segundo um estudo das cores, o rosa combinado com o amarelo instiga a fome de doce). As mulheres, quando querem transparecer sua doçura, inocência e até mesmo a pureza, adoram um rosa para vestir. Se for florido, então, bingo! Mas como o rosa pode ser usado pelos homens?
O Rosa nos Homens
Homens, entendam: percam agora o medo de usar o rosa. Foi-se o tempo em que rosa só era usado por mulheres. Foi-se o tempo que homem usar rosa significa que ele é gay ou algo do tipo. O uso de uma cor não significa nada. Nem que a pessoa é demais ou de menos. Então, use! Segundo as mulheres, se os homens usam o rosa corretamente eles ficam parecendo mais ‘másculos’. Então, ponto para o rosa! Sabemos que existem vários e vários tons de rosa. O primeiro tom de rosa que as pessoas que estudam moda conhecem é o magenta, que é aquele rosa grená, escuro. Desse magenta podem haver vários tons de rosa, sendo clareado ou escurecido. Caso você goste, pode usar o magenta puro. É uma cor forte e marcante. Porém, para os principiantes no uso da cor de rosa, recomendamos o rosa mais claro, conhecido como rosa bebê. Apesar de ser remetido diretamente ao romantismo tão amado pelas mulheres, o melhor é começar o uso do rosa por ele mesmo.
Combinações com o Rosa
Além de usar a cor de rosa, você tem que saber como combinar as peças cor de rosa no seu dia-a-dia. Uma combinação que nunca erra é blusa bolo + calça jeans + tênis ou sapatênis. É uma combinação que, independente de cor, sempre está certo e na moda. Escolha uma blusa polo cor de rosa claro ou rosa bebê, combine com uma calça jeans (de preferência, em lavagem normal [aquela azul Royal]) e um tênis (pode ser all star) ou sapatênis. É uma produção meio informal mas que nunca erra. Evite combinar relógio ou cordões com a blusa. Em mulher fica bacana, mas em homem já fica um pouco exagerado.
Outras Combinações
Outras formas de você usar a cor de rosa na vestimenta é adotá-la nos acessórios. Alguns homens adoram usar boné para se proteger do sol, além de auxiliar a proteger a vista. A Nike (marca bem reconhecida na criação de tênis e acessórios) já lançou um boné rosa. Por que não adotar esse estilo? Outro acessório que existe na cor rosa é o tênis. Há muito tempo as pessoas vem inovando em termos de cores nos calçados. Os jogadores de futebol, para se diferenciarem, começaram a usar chuteiras coloridas (inclusive rosa no tom magenta).
Para quem não é jogador de futebol mas quer adotar a cor rosa nos pés, pode procurar o tênis na cor rosa, ou com alguns detalhes. No homem, a cor rosa fica melhor apenas em um local. Ou na blusa, ou no sapato. Nunca em dois cantos ao mesmo tempo. Um homem que usa rosa deve ser respeitado por não se importar com piadinhas ridículas que não tem fundamento. A cor de rosa não significa nada, a não ser que é uma cor. Homens: usem rosa! Fica um charme e as mulheres acabam pensando que você entende a nossa paixão pelo rosa.