Vamos falar de tecidos e de onde e como usá-los. Alguns podem ser usados em qualquer situação, estamos falando de estações do ano, enquanto outros, são característicos de determinada temperatura do ano e não combinam com outras. O que é para o verão não pode ser usado no inverno e o que é para o inverno não pode ser usado no verão. A explicação é simples e óbvia, os tecidos frescos são para o calor e os pesados para nos proteger no inverno. E aí entra, o veludo, as peças feitas nesse tecido são para serem usados no outono e no inverno, se preferir, nos dias mais frios. É claro que não precisa esperar o super frio para usar uma roupa de veludo, porém, não fica bom se usado com um calor de 30 graus.
Falando do Tecido Veludo
Assim como qualquer item de moda, o tecido veludo vem e vai, mas nunca sai totalmente de moda. Podemos dizer que em algumas épocas é mais fashion e em outras se transforma numa peça tradicional, se você tem no guarda-roupa, pode usar sem achar que está errando. O veludo já fez muito sucesso em algumas épocas do passado, ando meio esquecido, e está voltando ao seu auge no momento. Os estilistas voltaram a apostar nesse tipo de tecido para as coleções de outono e inverno. Aliás, isso é uma boa indicação para nem pensar em usar uma roupa de veludo no verão, não existe uma proposta de nenhuma grife, não combina, é errado. O legal das peças de veludo é que elas podem ser usadas em qualquer ocasião, nem todos os tecidos proporcionam essa versatilidade. Com esse tecido você pode montar uma produção de elegante, chique a despojada e moderna, quando ele está no auge. Porém, muito cuidado para não exagerar, tem que ser na dose certa.
Veja Alguns Locais em que as Peças de Veludo são Apropriadas
Pode parecer um tipo de tecido que limita e na verdade não é, então, se você tem uma calça de veludo e precisa se preparar para uma reunião de trabalho, perfeito. Aquela calça com uma camisa e um sapato elegantes forma a produção perfeita para essa ocasião. Se você quer montar um look mais despojado, aposte na calça com uma camisa jeans, perfeito para quem está querendo estar na moda. Camisas de veludo podem ser uma aposta para os homens com calças de sarja ou calça social, porém, atenção, existe um tipo do tecido mais leve e outro mais grosso, neste caso, o mais delicado é o indicado. Os casacos de veludo completam qualquer look de inverno, com jeans, com calça de lã e qualquer outra roupa para ocasiões mais fria. E para noite ainda dá para apostar nos vestidos e saias de veludo, um luxo, principalmente quando o tecido tem um pouco de brilho. Neste caso, não esqueça de equilibrar, nada de exageros.
Veja os Tipos de Veludo
Podemos dizer que existem cinco tipos de tecidos, e ainda, que eles são bem diferentes entre eles. Não podemos afirmar que não exista além disso, com as novas tecnologias, vira e mexe surgem novos tecidos, mas vamos ver, digamos, os cinco principais.
- 1- Veludo Alemão: esse tipo de tecido é um dos melhores para vestidos e saias porque ele é bem liso e além disso, tem um brilho intenso. Aliás, é mais apropriado para peças para usar a noite e não para o dia.
- 2- Veludo Cristal: assim como o veludo alemão ele também tem uma textura lisa e brilho, porém, é mais mole, com melhor caimento e além disso é mais leve. Esse tipo de tecido é muito usado para fabricação de vestidos com modelagem mais elaborada, peças que exigem um caimento perfeito.
- 3- Veludo Molhado ou Amassado: o grande barato desse tipo de veludo é a textura, que podemos definir como irregular, sem falar que ele ainda conta com o brilho do veludo cristal. Na verdade, cada tipo de veludo possui uma característica do outro, porém, com um toque especial, que o faz único.
- 4- Veludo Cotelê: esse com certeza é um dos mais conhecidos, vire e mexe é uma super tendência, com ele são feitas principalmente as calças, é aquele tipo canelado, bem charmoso e com muita pegada de inverno. Sem falar que é muito quentinho.
- 5- Veludo Devore: esse tipo de tecido é aquele que tem desenhos em relevo, com uma textura mais pesada, normalmente, é usado para fabricação de casacos.
Onde usar Peças de Veludo
Não se limite, você poderá usar peças de veludo em vários locais, mas fique atento nas misturas e no que está vestindo. Muitas vezes, as peças nesse tecido são extravagantes, principalmente quando é do tipo com brilho. Na dúvida, prefira casaquinhos em cima de blusas de outros tecidos, casaco para proteger do frio ou calça. E para não deixar o look muito pesado faça a mistura de texturas, porque está super na moda e fica muito leve o visual.
O Veludo Também nos Pés
Se você não está querendo apostar em um look com veludo, mas gostaria de ter o tecido na sua produção, pode apostar nos sapatos. Isso mesmo, eles vão dar um toque mais do que especial o seu look. Porém, são calçados feitos para lugares fechados e limpos, e não precisa nem dizer, que não combinam com dias chuvosos. E não pense que os sapatos de veludo devem ficar restritos somente as ocasiões sociais, eles também podem complementar o seu look despojado, casual. Só para resumir, siga o conselho das especialistas em moda, veludo é para o outono e inverno. Se trata de um tecido pesado e não combina com verão. Escolha somente peças de frio e até pode combiná-las com texturas mais leves, mas nunca usar uma peça de veludo no verão como protagonista absoluta. Até porque é um tecido que esquenta mesmo, o veludo preto embaixo do sol então, impossível.
Acessórios e Peças de Veludo
Cuidado para não exagerar na hora de complementar a sua produção com veludo e acessórios, principalmente quando você escolheu o tipo com brilho. A regra do bom senso e do equilíbrio vale sempre.
ola gostaria de saber onde encontro esse sapato verde de veludo.Gostaria de compra-lo.