Depois de combinar e misturar cores, chegou a hora de misturar estampas, elas garantem uma ótima marcação de presença e um look bastante descolado, claro que feito de maneira correta, para não carregar nas proporções. Você pode criar uma infinidade de composições com estampas xadrez, listras, animal print, floral, enfim conheça agora algumas dicas para usar um mix de estampas com uma composição bem cool.
1. Se você tiver peças que sejam de tons parecidos fica mais fácil para fazer a combinação. Faça com que as cores tanto da peça de cima como da peça de baixo sejam parecidas, a combinação de cores entre peças é uma opção.
2. Usar padronagens parecidas é um pouco difícil de combinar, mas use listras de preferência, elas são ótimas coringas para misturar com outras estampas.
3. Você pode misturar estampas grandes com pequenas de modo que uma delas fique em evidência, por exemplo, a parte de cima com estampas grandes e espaçadas e estampas miúdas na parte de baixo ou vice e versa.
4. Caso você esteja um pouco acima do peso, escolha tons mais escuros e com estampas menores, isso evita que chame a atenção para o local que deseja esconder.
5. Quer misturar sem se arriscar? Uma boa dica é escolher uma peça estampada e algum acessório que seja estampado também, como um lenço, uma bolsa, etc.
6. Misture peças que pareçam ou dêem a impressão de ser uma peça só, por exemplo blusa e saia que pareçam um vestido, que tenham o mesmo tecido ou que eles sejam parecidos, escolha estampas que aparente fazer parte da mesma roupa nas duas peças.
Todo cuidado é pouco na hora de combinar estampas, apesar de formar uma composição super bacana, é difícil encontrar estampas que casem umas com as outras.
Coordenando Estampas
É legal aproveitar a combinação das estampas e combinar as cores entre elas, é igual à combinação feita com sapatos e bolsas, cintos, etc. O equilíbrio entre as estampas também deve ser feito, é uma opção legal, cores frias com quentes, combinam e conversam entre si, ficam bacana, estampas pequenas com grandes também é um ótimo exemplo. Misturar padronagens é um caso também bastante usado, mas muito cuidado deve ser tomado aqui, as estampas devem ter algo em comum. Padronagens neutras são mais usadas, pois são mais fácies de combinar entre si. É essencial que uma das estampas domine a outra para que haja uma coordenação e uma estampa de destaque deve vir antes, para que não exista competição entre as peças, e o resultado seja confortável. É bom também combinar proporções diferentes entre as estampas, não apenas no tamanho das estampas, mas também nos espaços entre elas, etc.
A mistura de estampas surgiu não faz muito tempo, e ela tem sido cada vez mais usada, e de diversas maneiras, exageradas, mais de leve. É basicamente misturar estampas diferentes e descombinar combinando. Xadrez com bolinhas, floral com listrado e por aí vai. A mistura pode acontecer nas peças de vestuário ou em acessórios. Para fazer um look animado sem usar muitas cores, é bastante fácil usar peças com estampas de flores e de bolinhas com cores neutras, você sai do comum e ao mesmo tempo continua na neutralidade sem que nada seja intenso demais. Quando começaram a idéia de misturar estampas, o nome era “crash de estampas”, porque se misturavam de tudo mesmo, qualquer estampa, de qualquer tamanho e de qualquer cor e padronagens, tinha era que misturar. Desde o SPFW estudando as imagens dos desfiles, vendo diversas maneiras de combinar estampas, as passarelas mostram que a mistura que antes era bagunçada, hoje ela é arrumadinha.
Duas peças de estampas florais mas em cores diferentes, tipos e tamanhos de peças xadrez diferentes mas na mesma cor, mesma estampa uma em negativo e outra em positivo, as combinações são infinitas e podem formar look completamente individuais e diferentes. Parece ser uma missão difícil de combinar estampas sem errar, mas com o tempo e a prática você aprende a fazer as combinações fácil fácil. Um modo fácil para começar é ir combinando peças estampadas com peças lisas, escolha uma peça lisa que tenha uma das cores da estampa, ou que pelo menos alguma cor que combine ou dê certo com as cores da estampa, também vale combinar tons sobre tons. Quando for combinar duas estampas diferentes, pelo menos as cores devem ter harmonia entre elas, isso é a coordenação da mistura que deve ter na composição do look, algo deve ter em comum entre as duas estampas, tipo uma peça com listras azuis e brancas e outra com flores vermelhas e brancas. Também é bem legal combinar estampas iguais com cores diferentes, principalmente as bolinas, elas ficam bem femininas e deixam o visual super meigo. Os tamanhos das estampas também é muito importante na hora de fazer o mix, o tamanho entre os espaçamentos das estampas também, por exemplo, uma estampa maior com uma maior, agora estampas gigantes com mínimas, bem contrastantes entre si não ficam muito legal.
Essas combinações têm aparecido cada vez mais nas passarelas importantes do mundo da moda, embora a tendência tenha começado no inverno, as combinações propostas para o verão são ainda mais encantadores. Muitas celebridades já aderiram a essa moda e exibem diversas combinações que podem nos inspirar e ajudar a gente na hora de combinar pra fazer os nossos looks. Podemos copiar simplesmente, ou soltar a nossa criatividade e bom senso e fazer um visual bem único. Isso serve pra quem gosta de experimentar coisas novas, a combinação de roupas pode ser tornar um hobby bem atraente, é tão viciante que quando você aprender a coordenar as estampas entre si, o look vai ficando cada vez mais atual, e partir de então, você aprende a controlar o “caos” e tem mais segurança na hora de se vestir. Organizar as peças, ou as estampas de uma combinação de roupa pode ser divertido, e ao mesmo tempo uma pessoa que se veste bem, está sempre bem humorada, pois sempre estará confortável com aquilo que veste. Essa e a essência da moda, se vestir bem, com o que lhe agrada e estar confortável.