A moda, desde que começou a ser vista como meio de comunicação para divulgar seu status, sempre teve mudanças de tendências. Com o surgimento dos burgos e, consequentemente, dos burgueses, a alta sociedade preocupou-se em como demonstrar que eles eram os nobres. Essa demonstração de status dava-se por cores, volumes, tecidos longos. A cor púrpura, por exemplo, só era usada por quem realmente tinha muito poder aquisitivo já que para conseguir obter essa cor era necessário espremer as pérolas, e para comprar milhares de pérolas (quantidade necessária para extrair um mínimo de cor) era necessária uma boa quantidade de dinheiro. Os burgueses, por sua vez, tentavam imitar os nobres em uma tentativa de misturar-se com os mesmos. E toda vez que os burgueses conseguiam igualar o mesmo estilo dos nobres, os nobres mudavam suas vestimentas, surgindo assim à mudança de tendência. Com o passar do tempo às mudanças de tendências deixaram de ser medidas por quando os burgueses alcançavam os nobres e passou a ser “medida” pela mudança das estações. Geralmente os lançamentos de tendências e coleções dão-se duas vezes ao ano, sendo os lançamentos de Primavera-Verão e Outono-Inverno.
Candy Colors
Uma tendência que vai invadir as vitrines e permanecer por um bom tempo no guarda-roupa feminino são as candy colors. As candy colors ou, como são conhecidas lá fora, os tons pasteis são uma derivação das cores neon, só que mais delicadas. Em inglês (a língua de origem desse termo), candy colors significa cores do doce, já que as cores candy lembram muito as cores dos marshmalows, cupcakes e doces usados em festas infantis. Já o termo de tons pasteis é em homenagem ao giz usado por designers e estilistas para ilustrar. Esse giz geralmente tem uma cor clarinha, o que batizou internacionalmente as candy colors como tons pasteis.
Veio Para Ficar
Blogueiras, designers, estilistas, pessoas que ditam moda apostam nas candy colors como tendência que vai vir e ficar porque há pouco tempo atrás uma tendência que veio e ficou por cerca de 4 temporadas foram as cores neon, que vieram em acessórios, peças separadas e no color blocking. De acordo com os estudiosos da moda, os consumidores já saturaram de cores fortes e vibrantes e vão adorar clarear o guarda-roupa.
Romantismo em Cores
Por serem claras, as candy colors remetem instantaneamente à inocência, romantismo e infância. Por essas razões, as candy colors já foram muito bem recebidas pelos ditadores de moda e há a promessa de ganhar o guarda-roupa de todos. Para quem tem dúvidas de como usar as candy colors, vamos dar algumas sugestões.
Combine com Cores Neutras
Apesar de as candy colors terem muitas possibilidades e muitas combinações, a sugestão é que você comece a aderir a essa tendência aos poucos e sem exageros. Para isso, você pode escolher uma peça em candy color para compor seu look. Uma calça, uma blusa ou um casaquete em candy color podem dar a delicadeza feminina ao look sem sair muito do seu estilo. O segredo de ter poucas peças em candy colors é combiná-las com peças de cor neutra, como o branco, o creme e o cáqui.
Combine com Metalizadas
Outra combinação que sempre dá certo com as candy colors são as cores metalizadas como o dourado e o rosé. Ótimo para aproveitar as peças metalizadas de tendências vindouras e dar um pouco de atitude ao romantismo das peças com candy colors.
Combine com Neon
Nós já falamos das cores neon e que as candy colors são cores românticas quando comparadas com a vibração delas, mas por que não misturar essas duas pegadas? Não falo de uma blusa em candy color e uma calça neon, mas em um acessório em cor neon como, por exemplo, um sapato ou uma bolsa em cor neon que entre em contraste com as cores do look. É uma brincadeira legal e ainda usa peças que já não vem sendo usadas há algum tempo.
Look Candy Color + Estampas
Para as meninas românticas por natureza e que querem sair de candy color da cabeça aos pés, as possibilidades são inúmeras e a sugestão que damos é de usar sobreposições e estampas. Casaquinhos, cachecóis e até sapatos podem aderir às candy colors e se as cores forem complementares o look fica mais harmonioso. Quanto às estampas, já que as candy colors remetem ao romantismo, você pode e deve apostar em estampas florais.
Candy Color no Cabelo
Há as meninas que querem usar as candy colors da cabeça aos pés literalmente! Se você é adepta de colorir o cabelo, você pode gostar dessa idéia. Assim como outras colorações, pintar o cabelo em uma cor candy também dá trabalho, porque tem que ser retocado a cada 15 dias. O resultado fica lindo e delicado, mas exige uma boa manutenção. Se você não quer pintar o cabelo todo, mas apenas fazer mechas, você pode pintar as mechas com o pastel seco (aquele que batizou as candy colors no mundo a fora).
De Acordo com a Pele
Um detalhe para quem quer aderir às candy colors é em relação ao seu tom de pele. As cores tem uma harmonia que conversam entre si, e além da combinação de cores dos looks, é importante as cores do look combinarem com seu tom de pele. Pessoas com a pele clara podem apostar nos tons de rosa e lilás. As morenas tem a vantagem de poder usar todas as cores, pois o contraste com a pele escura fica muito bonito. Caso você não queira ficar com um look infantil (a não ser que essa seja a intenção), evite babados e estampas exageradas.
Combinações de Candy Color
Se você tem medo de aderir à moda das candy colors e não saber combinar as cores, vamos dar algumas sugestões de combinações. Os tons de verde claro e de azul claro combinam perfeitamente com os tons de rosa e salmão. O azul também combina com amarelo claro e laranja claro, estilo color blocking. Já o verde claro ou o verde acqua combinam com o lilás claro. As candy colors são uma tendência que veio para ficar, porque mesmo sendo bem feminina e romântica, ela nos permite colocar nosso estilo naquela tendência, como calças e jaquetas de couro em cores candy. O segredo para essa tendência é testar e se jogar, porque ela vai ganhar seu guarda-roupa.