A Moda Sportswear: Como Usar?

Cada um tem o seu próprio estilo para se vestir. Mesmo mudando a ocasião, vamos dar sempre aquele toque que vai levar as pessoas a perceberem qual o seu estilo. Mas escolher um estilo para se vestir não é tão simples assim e você muitas vezes passa por um processo bem longo até definir exatamente o que gostaria de vestir no seu dia a daí. Mesmo você gostando mais de roupas sociais, ou vestidinhos, se gosta de estilos alternativos como o punk, o rock in roll, hyppie ou qualquer outro desse tipo, você precisa diversificar em alguns momentos e saber colocar o seu estilo nas mais variadas situações. Aqui não vamos falar sobre os mais variados tipos de se vestir e sim de um único que é bem com um no dia a dia de todo mundo. Você com certeza tem pelo menos um conjunto de roupas no estilo sportwear e saber usá-los de forma correta é importante para que você não erre mais nessa combinação. Mas que tal começar entendendo melhor o que é o estilo de moda SportWear?

http://www.youtube.com/watch?v=VfC0W2nTqVU

O Que é Moda Sportwear?

Quando se fala em “Sport” você logo associa a roupas ideais para praticar esportes. De fato esse estilo foi primeiramente criado nessa intenção, mas expandiu-se de uma forma que dizer que você procura uma roupa mais Sport leva à todos pensarem que você busca uma roupa mais descontraída, que pode ser usada para o dia a dia tanto em ocasiões mais formais, como em ocasiões mais informais. Podemos então dizer que o estilo sportwear é sinônimo de um estilo de roupas mais descontraídas, mais leve e espontâneas.  Em inglês esse termo significa que é um estilo de roupa que abrange várias categorias esportivas e podem ser usadas no cotidiano. Mas ao mesmo tempo em que esse termo é utilizado para roupas do dia a dia, ele também, pode ser usado para roupas usadas para a prática de esportes, mas nesse segundo caso, o termo mais comumente utilizado é “ActiveWear”.

Como Tudo Começou

Quando as primeiras roupas sportswear foram colocadas no mercado, a intenção era levar ao público, um estilo de roupas laváveis e de fácil manutenção. As primeiras roupas nesse estilo apresentavam-se com fechos que deixavam a peça fácil de vestir assim como muito mais moderna em relação às peças que eram vendidas na época. Os primeiros modelos foram jogados no mercado no início do século 20 para mulheres mais modernas e independentes. Diferente do que já tinha sido lançado até então, a moda sportwear foi criação totalmente de designers dos Estados Unidos e não mais uma moda saída de Paris e adaptada ao estilo americano. Na primeira década desse novo estilo de se vestir, não houve tanta visibilidade e o sportwear só passou a ser tendência de moda mesmo a partir dos anos 30 quando John Redfern, que já fabricava roupas para mulheres que praticavam esportes desde 170, começou a moldar as suas peças também para uso diário e assim, ganhou uma visibilidade extrema no setor. A partir de então, estilistas não somente dos Estados Unidos, mas também de Paris, o berço mundial da moda, começaram a investir no sportwear.

Como Tudo Começou

Como Tudo Começou

Gabrielle Chanel foi uma das que mais investiu no estivo e criou inúmeras peças nesse estilo e levou as peças não somente para classes mais altas, investindo em roupas bonitas e acessíveis independente das condições financeiras de uma pessoa. Entre os anos 30 e os anos 70, a moda sportwear modificou-se bastante e ganhou muita estabilidade no mundo inteiro. Mas esse período não teria sido tão intenso se entre os anos 30 e 40, tantos designers não tivessem apostado nessa nova modelagem e ampliado o estilo. De roupas práticas porém um pouco estilizadas até roupas comuns de lojas de departamentos, o sportwear ganhou não somente as passarelas dos Estados Unidos e Paris, mas como do mundo inteiro e fez até com essas duas plataformas disputassem entre si pelo domínio da fabricação do sportwear com mais e mais modelos sendo colocados nas vitrines para a população. Nos anos 70, o sportwear ganhou mais o público masculino com estilistas como Geoffrey Beene produzindo peças com mais características masculinas, mesmo em peças para mulheres.  Hoje você já encontra peças em sportwear tanto mais relaxadas como mais refinadas e grandes marcas ao redor do mundo inteiro, produzem peças voltadas para esse público, devido à facilidade com que cada um desses modelos passeia entre o social e o despojado.

Como Combinar

Tudo bem que o estilo sportwear nos remete a estilos de roupas mais leves, mas isso não significa que você vai sair por aí vestindo aquela roupa de academia ou aquele uniforme de futebol.  O ideal é que você faça um mix entre as peças suas peças mais despretensiosas que tem no guarda roupa. Você pode, por exemplo, usar aquela blusa mais com uma pegada esportiva, colorida e sem detalhes e incrementar com uma calça ou saia mais elegante e social. O sentido do estilo sportwear, é levar um acabamento mais luxuoso sem a necessidade de você usar peças com tanto requinte. É você apostar em peças que levam as pessoas lembrar-se de um estilo mais esportivo, mas que tenham um detalhe mais fino, mais delicado. A alfaiataria é a pela chave para montar um modelo sportwear de se vestir.  Aposte em vestidos, blazer, camisa, mocassins e outras peças que possuem esse destaque. O calçado, sempre um tênis, sapatênis, ou qualquer outro sapato nesse estilo.

Como Combinar

Como Combinar

De Dia X De Noite

O bom do sportwear é que você pode usar esse estilo para ir ao trabalho, por exemplo, e ao mesmo tempo você pode usar as mesmas peças, para compor um look e arrasar em qualquer balada. Durante o dia você pode apostar em peças mais claras, em cores mais abertas, sempre marcando a alfaiataria para compor o look e apostar em bolsos utilitários para compor o seu visual. Uma boa ideia é você usar acessórios feitos de tela ou de borracha para incrementar ainda mais o seu estilo. A noite você já pode investir em um look simplório, destacando jaquetas, shortinhos, calças ou saias sem a necessidade de muitos detalhes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *