O mundo no qual vivemos atualmente procura ensinar que cada pessoa é diferente da outra e que cada pessoa deve viver à sua maneira, sempre respeitando as outras. Uma das formas na qual isso é expresso é pela roupa. Houve um tempo em que todas as pessoas deviam se vestir iguais e, caso você se vestisse diferente, ou não era da mesma classe social ou era louco. Hoje em dia cada qual tem seu estilo.
http://www.youtube.com/watch?v=VE8iHr-xq3UA Moda Para Todos
Quando a moda surgiu, como moda de fato, não era como é hoje em dia. A moda era praticamente igual para todos. Não que um rei vestisse o mesmo que um servo seu vestisse, mas as pessoas vestiam-se por classe sociais (sim, a moda era um divisor de classes). A monarquia e o clero, que eram as pessoas mais ricas a cerca de 1.500 anos atrás, se vestiam de forma muito semelhante. Eles eram os únicos a usarem a cor roxo, que era uma cor muito cara para ser feita.
Os burgueses procuravam imitar os mais nobres, mas nem sempre conseguiam atingir a sua meta pois, quando eles conseguiam imitar as peças dos mais ricos, estes já estavam inventando uma outra moda para ser usada. Os servos, escravos e mais desafortunados se vestiam de forma bem simples e confortável, pois a sua roupa era feita tanto para casa como para o trabalho.
Ainda não havia a questão do estilo musical, as músicas eram muito sacras e não tão dançantes. As pessoas consideravam mais sábio você ouvir e admirar a perfeição daquela música.
Com o passar do tempo, a moda foi mudando seu rumo, começando a ser voltada para o conforto das pessoas. Com as revoluções e a evolução humana, a pessoa não podia ir trabalhar com muitos panos em suas pernas e em seus braços. A moda sempre foi se adaptando com o que o ser humano vivia e, na chegada dos anos 50 (década de 1950) começaram a surgir a questão dos estilos musicais e isso influenciou e muito na moda.
A Música e a Moda
Com o fim da segunda guerra mundial, a moda começou a ser influenciada por muitas coisas. Uma dessas coisas foi a questão da música influenciar a moda. Nos anos 60 o rock começou a influenciar a moda, mas era um rock mais leve e tranquilo. Podemos dizer que o rock daquela época é o que chamamos hoje de velha guarda.
Nos anos 70, o desejo de liberdade que era expresso na música e o surgimento e o auge do reggae influenciaram na moda com o estilo hippie, que perdurou por toda a década com roupas mais soltas, psicodélicas, sem etiqueta ou coisas do tipo. Nos anos 80, as músicas de disco fizeram muito sucesso, onde as roupas eram mais justas ao corpo, o que facilitava os movimentos de ginástica.
O Rock e seu Estilo
Nos anos 90 o estilo musical que perdurou foi o rock. O rock ressurgiu mas com uma nova pegada, uma pegada mais forte, mais parecida com a forma que vemos o rock hoje em dia. Com esse novo tipo de rock surgindo, e todas as suas subdivisões (heavy metal, hard rock, grunge, entre outros), o estilo rocker acabou sendo uma das tendências que ficou marcado nos anos 90.
O estilo rocker não só marcou os anos 90 como também veio para ficar. Os anos 90 também foram marcados pela valorização do indivíduo, onde cada pessoa, ao expor os seus desejos e vontades, deveria ser respeitada. Talvez por isso o estilo rocker tenha marcado tanto e faz sucesso até os dias atuais, sendo todo o estilo junto ou as peças separadas.
O Estilo Rocker
Não é muito difícil de você identificar o estilo rocker. Ele é caracterizado pela cor preta. Blusas, calças, sapatos, jaquetas, até mesmo o cabelo bem negro e o olho (maquiagem) negros.
O estilo rocker também usa e abusa de muitos símbolos como caveiras, rosas, luas, entre outros símbolos místicos e cheios de significados. Esses símbolos, mesmo se usados com uma cor sem ser a preta, ligam o look diretamente a um estilo mais roqueiro.
Calças jeans fazem bem o estilo roqueiro, das mais simples às mais elaboradas. Quando falamos de calças mais elaboradas falamos das calças rasgadas e detonadas, como o estilo destroyer. Mesmo hoje sendo uma febre entre todos, esse tipo de calça combina bem com o estilo rocker. Meias calças também fazem muito sucesso em meio às mulheres. Sempre negras, elas podem ser lisas, estampadas, rasgadas ou não. O estilo vai estar presente em qualquer opção.
Mesmo sendo um estilo mais despojado e largado, isso não quer dizer que quem segue o estilo rocker é desleixado. O estilo rocker também faz uso de acessórios e usa de alguns artefatos para expressar o seu estilo. Spikes e tachinhas são dois desses artefatos que podemos encontrar em blusas, calças, nos calçados e até em acessórios como pulseiras, anéis e colares.
Outro acessório que sempre liga logo ao rock são as correntes. As correntes mais finas são mais delicadas e, para falar a verdade, elas combinam em qualquer estilo. As correntes mais grossas são mais rocker, dando maior lembrança desse estilo.
O estilo rocker é, ao mesmo tempo, inovador. Mesmo eles admirando muito a cor preta, eles gostam muito de inovar e de serem diferentes. Uma tendência que surgiu forte com eles foi a moda de tingir os fios dos cabelos. Mas eles não tingiam de cores usuais como loiro e ruivo, e sim de cores bem diferentes, como azul, verde, rosa Pink, roxo, descoloriam o cabelo, entre outras cores diferentes.
O estilo rocker é um estilo fácil de ser usado hoje em dia. Com shorts curtos, saias, calças, salto ou tênis, ele é muito versátil, além de ser confortável e muito bonito. Você não precisa sair por aí pintado como um vocalista de banda de rock ou vestido como um roqueiro de 20 anos atrás, mas você pode pegar uma peça aqui e outra ali e agregar elas ao seu próprio estilo. Se o estilo rocker já faz o seu estilo, basta você manter o guarda-roupa atualizado. Se você vai entrar nessa moda agora, vá experimentando aos poucos, sempre respeitando seu estilo próprio.