A Moda dos Crucifixos

Seguir as tendências de moda pode ser muito difícil se você não souber combinar muito bem. Algumas são mais exóticas e realmente precisam de uma combinação perfeita. Desde que as primeiras tendências de moda apareceram, aprendemos que existem estilos que podem ser utilizados em determinadas ocasiões. Você jamais deve se vestir para um coquetel, por exemplo, com a mesma roupa e o mesmo estilo de quando você vai para a balada. Cada um desses vai exigir de você uma preparação e um estilo diferenciado. Por isso se torna bom conhecermos um pouco de cada.

Usar artigos religiosos nas roupas ou como acessórios é algo bem comum. Os escapulários, imagens de santinhos, pombinhas que representam o espírito santo, bíblia, Jesus, frases religiosas, tudo isso é bem comum de se ver no nosso dia a dia. Pode ser em roupa ou em artigos. Os homens são mais discretos que as mulheres, mas também usam bastante. Aqui, vamos aprender a usar os crucifixos como um artigo para compor o seu figurino e saber com o usá-lo em cada uma das ocasiões sem parecer inconveniente ou fora de moda.

http://www.youtube.com/watch?v=UV6CsE-s9VQ

O Poder Representativo

O crucifixo é uma cruz que tem um simbolismo religioso muito forte para os cristãos. Esse tipo de símbolo passou a ter um significado forte logo após a crucificação de Jesus Cristo e até hoje, é bem comum encontrarmos em qualquer ambiente cristão, uma imagem de Jesus Cristo na cruz.

De acordo com relatos históricos. Na época de Jesus todos os seguidores cristãos do então filho de Deus eram muito perseguidos e considerados até como vândalos. Eles vez por outra precisavam se organizar e reunirem-se escondidos para encontros ou confabulas. Como a perseguição era muito grande, eles usavam um símbolo que os representavam, era um peixe e um crucifixo no pescoço. Dessa forma um cristão poderia identificar o outro e assim não sofriam tanta represália.

A cruz cristã possui a inscrição I.N.R.I que significa “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” ou  para o nosso português, “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Sendo assim, somente os crucifixos com essa grafia que possuem a característica cristã e consequentemente, religiosa. Os outros são apenas crucifixos simples e por isso são utilizados com outra simbologia, como vamos conhecer mais abaixo.

O Charme de um Crucifixo

Nos anos 80, a cantora Madonna utilizou por muito tempo um crucifixo em suas apresentações o que ficou sendo como uma marca registrada dela. Até um tempo depois, esse crucifixo era usado como sua marca mesmo. Algumas pessoas apesar de acharem bonito, passam a limitar-se a não usar crucifixos por medo de passar alguma imagem errada. Geralmente esses objetos possuem dois significados bem antagônicos e ou representa religiosidade ou falta dela. Não vamos discutir a segunda, pois requer uma ampla discussão histórica e religiosa, porém não deve existir medo no uso de crucifixos, pois eles são extremamente charmosos e ao mesmo tempo em que dão leveza ao seu figurino, também colocam um pouco de seriedade.

Os crucifixos podem ser usados sem nenhuma inscrição ou detalhe religioso, o que faz com que seja apenas uma cruz. As cruzes simbolizam sacrifício e já eram usadas antes de Jesus Cristo. Então você pode sim usar sem medo se não for um cristão. Mesmo sendo um cristão, mas se não gosta de demonstrar figuras religiosas, os crucifixos estampados em uma camiseta, por exemplo, são sérios, neutros e cheios de charme.

Esse símbolo em 2012 ganhou um grande destaque na semana da Fashion Week que aconteceu em São Paulo onde, a maioria das marcas e estilistas participantes da maior semana de moda do nosso país, utilizaram estampas a base de crucifixos, os de oncinha foi o que agradou mais o público.

Crucifixo em Corrente é um Terço?

Nem sempre. Ultimamente os crucifixos estão sendo muito usados em correntes com continhas bem na aparência de um terço, mas eles não têm simbolismo religioso algum, eles são apenas colares de verdade.

Os terços são objetos de simbolismo religioso de grande significado para os cristãos e que são usados para fazer correntes de oração. Existem algumas pessoas que gostam de usar os terços como colares mesmo e isso dá um toque bem especial no estilo e na roupa. Geralmente conseguimos prender a nossa atenção de cara em qualquer simbolismo religioso e os terços utilizados como colares, vai passar uma imagem de bondade e com certeza compromisso com a fé. Então se você se identifica com esse tipo de simbolismo, compre um terço bem bonito e faça uma composição super bacana para seu modelito.

Cruz Invertida na Roupa ou em Acessórios

Não podemos deixar de citar os crucifixos invertidos que também são usados como acessórios entre algumas tribos. Esse tipo de simbolismo foi considerado como sendo do mau, ou que representava o anti Cristo. Na verdade a cruz invertida tem origem católica, dada por um dos apóstolos de Jesus Cristo, Simão Pedro.

O apóstolo Pedro assim como Jesus, foi condenado a morte na cruz. Como um simbolismo de respeito a Jesus, Pedro pediu que a sua crucificação fosse feita de cabeça para baixo, pois dessa forma ele demonstrava seu respeito ao filho de Deus. A justificativa de Pedro para ser crucificado de cabeça para baixo foi porque ele não se sentia digno de ser crucificado da mesma maneira que Cristo. Assim como Pedro outros apóstolos e seguidores de Jesus fizeram o mesmo na época e desde então a cruz invertida passou a ser usada como um símbolo de humildade e até mesmo de indignação à morte de Cristo.

Exatamente devido essa indignação que muitas pessoas inverteram o significado da cruz invertida e a ditaram como simbolismo satânico. Alguns religiosos mais fanáticos não aprovavam a ideia e passaram a considerar pessoas que utilizavam a cruz dessa forma como pessoas com atitude Antirreligiosas. Assim, a moda do crucifixo de cabeça para baixo passou a se voltar para os “satânicos” ou em protesto à igreja católica.

Por um bom tempo esse tipo de símbolo passou a vigorar devido os filmes de vampiros, que também eram considerados seres satânicos.  A partir de então, usar a cruz invertida virou moda e algumas marcas também adotaram esse estilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *