Vintage Fashion

O Assunto é Moda

Bem, estamos agora com um assunto que muita gente faz confusão: moda vintage e moda retrô. Aposto que como eu, bastante gente pensa que é a mesma coisa, que é uma peça com aspecto de coisa antiga ou jeito de moda que já passou e que está sendo revivido agora. Vamos então explicar o que é. Moda retrô é caracterizada por peças que foram confeccionadas novas para reviver uma época determinada de moda, estação ou estilo de uma época, como por exemplo a moda que está dos óculos redondinhos dos anos oitenta, o revival de tênis adidas, nike, asics e all star também da década de oitenta.

Clothing

Então, podemos dizer que moda retrô é uma volta ao passado artificial, ou seja, reconstrói-se um determinado padrão de roupa, tênis ou acessório, e manufaturam em série novamente. Moda vintage é exatamente o contrário do retrô. O vintage quer dizer antigo, volta ao passado, e como tal podemos dizer que moda vintage é composta de todo sapato, roupa ou acessório que tenha uma idade avançada e que esteja em perfeito estado de conservação, ou seja, em plenas condições de ser utilizado como se fosse uma roupa normal. Muitos chamam a esse padrão “moda de brexó”,  o que eu sinceramente discordo, por se tratar de uma peça em estado de nova, como uma outra qualquer, é claro que no aspecto.

Women

Pois Bem, Entendi, Mas…

Agora a dúvida que não quer calar é: “como diferenciar o que é vintage do simples antigo?”. A pergunta é válida, pois é importante saber o que se pode guardar do que pode ser simplesmente descartado. Pois bem, lá vai a melhor definição encontrada: uma peça vem a ser vintage quando possui mais de 20 anos de fabricação, tem a assinatura de um estilista ou fez parte de um instante importante da moda e não Ter sofrido modificação alguma no decorrer dos anos. A partir disso, você sabe o que pode guardar e o que pode usar até acabar e jogar fora.

Vintage Fashion

De Onde Veio Essa Corrente?

Foi criado em 2002 por Nadine Gelas, diretora da Escola de Moda de Lyon, com o intuito de montar um acontecimento inovador na França, o que se tornou um grande sucesso que vem aumentando ano a ano. Se tornou todo esse sucesso bem provavelmente às custas do apoio do Modalyon, entidade que promove conceituados estudos de moda não só na França como na Europa. Então fica a lição: vintage não é tão facilmente encontrado em brechós, custa mais caro por ser artigo de moda, não é simplesmente uma roupa usada e, é um movimento em crescente, é chique ser vintage, então aproveite o momento e invista!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *