É muito comum que as pessoas pensem, de uma forma geral, que quando se fala de um vestido evangélico para festa ele deve ser reto, sem nenhum enfeite ou detalhe e com a gola no pescoço. Mas, os estilistas provaram que não é por aí, que dá para ter um vestido elegante, com um acabamento que valoriza a silhueta feminina passando longe da vulgaridade e ao mesmo tempo sem expor o corpo, digamos, muito comportado.
Além disso, é errado associar um vestido evangélico a cores sóbrias ou escuras, um pouco de estampa e de cor, quando escolhidas com bom gosto também podem atender uma mulher evangélica que precisa participar de uma festa. As cores podem ser suaves, aproveitando a moda dos tons nude e a as estampas podem ser discretas e pronto. Nada que chame a atenção, mas que deixe sim, a mulher evangélica bonita e muito elegante.
Quando falamos em vestidos evangélicos temos que observar além da ausência de decotes, ousados ou nem tanto, o comprimento, que deve ser mediano ou longo. Aliás, nada melhor para se ter um vestido elegante de festa do que fazê-lo ou comprá-lo longo, são sempre muito elegantes. Na altura do joelho pode ser uma opção para os dias mais quentes ou para as festas que acontecem durante o dia. E claro, vale também usar as decorações, como pedrarias, com tanto que elas sejam discretas e não chamem a atenção. Já a renda que está em moda há bastante tempo, pode ser usada sim, porém, sem deixar parte do corpo à mostra e sim sobre um tecido delicado, fazendo uma sobreposição.
Se os vestidos não são mais em linha reta, vale apostar nas mais variadas modelagens, como arredondada ou usar o corte viés, que inclusive é perfeito para dar mais movimento a peça. O decote canoa é o mais indicado, não deixa quase nada à mostra da parte superior e é sempre elegante. O “V”, sem ser cavado também é uma segunda opção que dá para apostar sem errar.
Veja Dicas de Alguns Modelos de Vestidos Evangélicos Para Festa!
Para escolher um vestido ideal leve em consideração alguns pontos e com certeza, você não irá errar. Essas são dicas que servem tanto para a mulher evangélica, como para alguém que foi convidado a participar de um evento da igreja.
1- Saiba escolher o tecido do seu vestido: pode parecer um item sem importância, mas não é bem assim, o tecido do vestido influencia muito na aparência que a peça vai dá. É muito comum um vestido comportado parecer não ser quando foi escolhido um tecido vistoso, como o cetim por exemplo ou uma seda muito fininha. São texturas que mesmo que você não queira tendem a marcar a silhueta e chamam a atenção. Assim como os tecidos transparentes causam o mesmo efeito. Você pode ter um vestido até o tornozelo, mas se ele for transparente não podemos dizer que é um vestido evangélico. Então, evite tecidos com textura muito fina e principalmente aqueles que são transparentes, faça o teste em uma luz forte, porque muitas vezes no provador parece tudo bem, mas basta ter luz e pronto.
2- A modelagem é outro item importante, não pense que para não ficar vulgar e ficar sério, comportado, necessariamente o vestido evangélico precisa ser sem graça, reto. Pelo contrário, um vestido reto com o tecido errado pode ser um desastre. Neste caso, o melhor é adaptar o vestido a silhueta do seu corpo, evitando que ele fique justíssimo, mas aqueles modelos que seguem as linhas do corpo também ficam bem. A saia do vestido cortada em viés também é uma opção, assim como um vestido em um tecido com textura encorpada em modelo lápis, pode ficar muito elegante. Então, não fique achando que ser simples é evitar o vulgar e ser elegante, essa é uma ideia errada. A modelagem do vestido evangélico de festa é aquela que é adequada ao seu tipo de corpo. Essa deverá ser a sua preocupação quando for escolher um modelito.
3- O comprimento do vestido é bem regular e aqui não tem muito o que pensar. Escolha o comprimento clássico para vestidos evangélicos de festa que acontecerá durante o dia ou um aniversário de criança, por exemplo. E os longos, até o tornozelo, para participar de festas elegantes que acontecem à noite, como um casamento, por exemplo. Evite o comprimento midi, principalmente as mulheres com estatura baixa. Essa é aquela altura de roupa que favorece poucas pessoas e precisa ser usada com o salto na medida certa. Outro comprimento que não deve ser usado é o abaixo do joelho, não fica bem e dependendo do tipo da saia do vestido, atrapalha na hora de caminhar.
4- Agora que falamos de comprimento, vamos falar de decote, que tal um belo decote “V” alto. Isso mesmo, ele deixa só uma pequena parte do pescoço à mostra, é discreto e muito elegante. Ele favorece mangas que cobrem os ombros deixando a parte de cima bem coberta e ao mesmo tempo muito bonita. O “V” alto pode ter a manga como se tivesse apoiado nos ombros e pegando ainda uma boa parte dos braços, faça uma forma de “X”, uma proposta muito interessante.
A clássica gola canoa também é uma ótima opção para vestidos evangélicos e garante sempre discrição e elegância. Outra vantagem é que dela partem as mangas mais comportadas, que cobrem os ombros e boa parte da parte inicial dos braços. Um modo de valorizar esse tipo de gola, já que é bem simples, é fazer uma sobreposição com o mesmo tecido ou com outro de textura diferente, fazendo jogo de formas e laços. A renda, por exemplo, pode ser usada para fazer uma sobreposição e deixar o vestido ainda mais bonito.
5- Uma outra maneira de valorizar um vestido evangélico é usando acessórios com echarpes, lenços e boleros, até porque, eles servem para esconder os braços, caso a manga seja mais cavada do que se gostaria de usar.
O legal é que hoje em dia existe uma grande variedade de vestidos evangélicos, com modelagens modernas, sem vulgaridade e muito elegantes. Peças para deixar as mulheres lindas.