Vestidos de Debutante

Com todo tradicionalismo possível, os vestidos de debutante têm um papel especial na festa de 15 anos de qualquer garota. Não só pela beleza e magnitude do modelo, mas também, pela “passagem” de menina à mulher representada simbolicamente uso de dois trajes diferentes, um mais inocente e, logo após, o de gala representando a mulher que se tornara.

Modelo

Festa de Debutante

De acordo com pesquisas, a Festa (o baile) de Debutante originou-se na Europa. Lá os nobres realizavam uma grande festa para apresentar à sociedade a filha, que na data, não era mais uma simples menina. Agora, era uma mulher pronta para ser uma boa esposa e mãe. Com isso, a família também mostrava que a filha estava a disposição, aguardando por bons pretendentes (afinal, o tratado entre as famílias na época assumia maior “status” do que o amor entre o casal).

Após a Revolução Francesa, as festas ganharam o mundo; chegando nos países a pouco colonizados. No Brasil o auge aconteceu nos anos 50, tendo até bailes em conjunto, ou seja, em um dia várias meninas eram apresentadas ao mesmo tempo à sociedade (isso para economizarem dinheiro). Sendo assim, a festa ganhou importância e colunas sociais começaram a participar de todos os eventos dessa linha. Criando votações da menina mais bonita, mais simpática… Durante outra época, as meninas deixaram a festa de lado e optaram por viagens e presentes no lugar. Mas, a saudade apertou e, nos anos 90 e 2000, as festas voltaram com força total, com algumas diferenças. A tradição continuou na troca de vestido e sapatos, nas velas e na valsa; de resto, a festa ganhou um “ar de balada”, totalmente despojado e descontraído.

Vestidos de Debutante

Simbologia

  • Troca de vestidos à meia-noite: Passagem dos 15 anos, de menina à mulher;
  • Troca de sapatos: O pai troca seus sapatos de salto alto informando que, daquele momento em diante a debutante começará a dar seus próprios passos na vida adulta;
  • As 15 velas: As velas simbolizam cada ano de vida, e ao apagá-las uma por uma, a debutante confirma e comemora o fim de cada etapa (cada ano passado).

Tipos de Vestidos

A debutante geralmente contém de 02 a 03 vestidos para o baile. O primeiro seria não tradicional, bem despojado para a recepção dos convidados. O segundo, um pouco intimista, mas com ar de inocência, com bordados mais simples, cores singelas e modelo tradicional. E, o terceiro vestido consiste no de gala, com bordados que chamam atenção, modelo mais ousado, cores vibrantes passando o ar de maturidade que no momento a debutante está adquirindo.

Festa

Pontos Fundamentais

O importante é vestir o que lhe caia bem, e que seja confortável ao corpo e ao bolso de quem pagará. Independente do modelo, abuse na maquiagem e nos acessórios. Ria, dance, aproveite cada momento ao lado das pessoas que lhe proporcionaram tamanha experiência de vida.

Divirta-se!

Por Larissa Ramos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *