Poá são as bolinhas que ficam sobre um fundo liso de um tecido e assim como as listras, são uma estampa muito coringa e que também combina com qualquer biótipo. O uso de roupas com esse tipo de estampa é atemporal, isto é, pode ser usada tanto no período do dia, quanto à noite, podendo variar a cor do fundo, se adequando melhor às ocasiões e ao horário do dia. O uso do poá como estampa voltou a ser uma tendência desde o ano de 2016, quando retornou às passarelas com os modelos de outono e inverno do ano.
Nos anos 50 essa estampa foi a sensação da moda da época e as mulheres que usavam roupas com poás eram símbolo de modernidade, elegância, além de passarem um ar mais feminino e mais romântico a partir do look. Marilyn Monroe foi uma das pessoas que inspiraram o uso da estampa, que foi citada inclusive em uma música no Brasil, o biquíni de bolinha, que é cantada até os dias de hoje.
Já nos dias atuais essa estampa ainda passa a informação de elegância e dá um toque feminino, e é utilizada com muita frequência pelas chamadas it girls. As “it girls” são mulheres jovens que acabam criando moda e ganhando a atenção das pessoas ao seu redor devido ao modo como elas se vestem, principalmente, mas também com relação à maneira que pensam, agem e até pelo modo de caminhar. Além disso, geralmente elas utilizam muitos acessórios que acrescentam mais feminilidade ao look e um deles é o uso de peças com estampa de poás. Seja em vestidos, saias, blusas ou até mesmo em acessórios, como laços de cabelo ou lenços que são colocados no pescoço.
No entanto, não são apenas as it girls que utilizam essa estampa. Várias mulheres e até mesmo homens investem em looks com poás. No caso dos homens, os poás são mais discretos e aparecem em mangas ou golas dando um charme na peça. Um tipo de poá bastante utilizado e que está presente no guarda roupa de muitas mulheres é o de bolinhas brancas com o fundo preto, variando apenas no tamanho dos poás.
As passarelas trouxeram uma tendência que ainda não ganhou muito espaço no dia-a-dia, que é a mistura de cores e tamanhos de poás nas estampas. Essa mistura geralmente é mais recomendada para roupas alongadas. No entanto, requer personalidade e ousadia para ser utilizada. O poá voltou com tamanha tendência que chega a ser utilizado inclusive em unhas.
Dentre todas os modos de investir em poás que foram citados aqui, o clássico mesmo são os vestidos. O vestido de poá é realmente um clássico e um coringa no guarda-roupa de qualquer mulher. A própria princesa Kate Middleton, esposa do príncipe William da Inglaterra aposta nesse look tradicional e elegante. Os vestidos de poás são bem-vindos tanto na versão midi, que é a com poás menores, como na maxi, que traz poás grandes e dão a impressão de mais volume ao corpo. Se caso o desejo seja fugir do tradicional e clássico, é possível investir em texturas e cores diferentes de poás.
Como citado no começo desse texto e ao contrário do que a maioria das pessoas acha, as estampas de poá combinam com qualquer biótipo. Sendo assim, os vestidos de poá plus size são extremamente tendência. Isso porque o que vai variar na impressão de mais ou menos volume, além da cor do fundo da estampa, é o tamanho dos poás. Ademais, há modelos mais ou menos justos ou mais ou menos acinturados, podendo então atender aos desejos das mulheres mais gordinhas. Claro que vai variar de pessoa para pessoa, uma vez que não é porque a mulher está acima do peso ou é obesa que ela é obrigada a querer reduzir aparentemente suas curvas utilizando roupas que não aumentem o volume do corpo.