Antes de falarmos sobre as saias de cetim, que estão na moda, vamos conhecer melhor algumas das principais características desse tecido. Começando pela origem do nome, que foi escolhido para homenagear o lugar de origem, que fica na China, chamado Zaitum ou Tsenthung.
Com o passar do tempo a principal característica do tecido cetim para venda mudou um pouco. Ele era como uma seda, justamente pela presença desses fios também, em relação a textura, com fios muito fechados e ao mesmo tempo extremamente brilhante.
Uma das coisas que fazia com que esse tecido tivesse tanto brilho eram os ponto tomados, o que não acontecia no avesso do mesmo. Porém, sempre foi o brilho a sua característica diferencial e marcante.
Porém, no século XX houve uma mudança no modo como era composto o cetim. E uma das questões que impulsionou essa mudança foi um fator comercial. O tecido não era mais “de moda” com todo aquele brilho e além disso, as tramas da seda são bem mais caras. Então, as fibras de seda deram lugar as fibras sintéticas.
O cetim independentemente de moda ou não é um tecido considerado luxuoso e por isso, a grande maioria das peças fabricadas com ele são indicadas para serem usadas em eventos noturnos. Os alfaiates gostam muito de trabalhar come esse tipo de tecido, principalmente por causa do seu caimento.
A Moda Das Peças Em Cetim
Atualmente o cetim é um dos tecidos em alta. Sabemos bem que a moda tem esse vai e vem e isso não serve somente para a modelagem das peças, mas também para as texturas.
Então, mulheres que estão sempre por dentro do que “está na moda” não deixam faltar uma peça de cetim no guarda-roupa. Mas, quando uma textura faz muito sucesso, atrás dela tem sempre uma peça que acaba sendo a mais escolhida. No caso do cetim, a maioria das mulheres prefere apostar em sais de cetim.
E claro, existe uma grande quantidade de modelos de saias, independentemente do tecido e neste caso, algumas ficam melhor com a textura do que outras.
A seguir, você confere as saias de cetim que dão um ar mais elegante e sofisticado a sua produção.
Modelos de Saias de Cetim
- Para começar, fique tranquila em relação ao comprimento das saias de cetim. Não existe um “padrão” em relação a moda, você pode apostar no que mais gosta e que tem mais a ver com você, seja curto, médio ou longo.
- Sobre o modelo de saias de cetim mais “badalados” no momento, considere as plissadas e as volumosas, estio anos 1950, mas não tenha medo das justas e nem das mais largas. Até mesmo a mistura de tecidos é liberada, como com a renda, por exemplo.
- As cores também fazem a diferença. No momento, as preferidas são as saias de cetim nas cores gelo e preto, mas a quem ame apostar em tonalidades mais vivas, como o rosa ou azul. O que vai contar aqui é o seu o gosto pessoal e as cores da moda, se você preferir segui-las.
- Lembre-se que é necessário manter o equilíbrio em qualquer produção. O cetim é naturalmente um tecido com brilho, por isso, para equilibrar, aposte em cores neutras. Chamativo com chamativo é passar dos limites do bom gosto.
Conheça Alguns Modelos de Saias
Vamos mostrar a seguir os principais modelos de saia, que podem ser em cetim ou em qualquer outro tecido.
Todas nós sabemos o quanto uma saia é essencial no guarda-roupa feminino. É a peça que denota não só beleza, mas sofisticação e elegância também. Sem falar que pode ser uma roupa muito sensual. Veja os principais modelos, isto é, as diversas modelagens, que é possível encontrar, tanto em cetim como em outros tecidos!
1- Saia Plissada
Vamos começar falando de um modelo de saia que tem tudo a ver se for produzida em cetim. Saias de cetim plissadas estão super na moda e são uma das preferidas das antenas em moda.
A característica desse modelo é o efeito sanfona, que ela proporciona. As dobraduras no tecido e a costura perfeita faz com que as saias plissadas tenham um caimento elegante e com um efeito muito interessante quando a mulher caminha.
No caso das saias plissadas de cetim, textura e modelagem se completam, o mesmo pode não se repetir com alguns tecidos, como os mais pesados. No caso dos sintéticos é uma boa opção por que depois da lavagem fica mais fácil voltar com as preguinhas. Isso também vai depender da boa costura.
As saias plissadas não podem faltar em produções de quem adota um estilo retrô.
2- Saias de Pregas
Não confundir saias de pregas com saias plissadas. A primeira tem as dobraduras bem reforçadas quando são costuradas. O melhor exemplo dessa modelagem é o uniforme para meninas usadas muito tempo nas escolas do Brasil.
As pregas não são muitas, normalmente, são na frente da saia. No caso das saias de cetim, fazer a prega facilitaria, uma vez que o tecido é leve.
No inverno, muitas saias em tecidos pesados são fabricadas com pregas.
A modelagem neste caso fica bem com tudo.
3- Saias Godês
Muito usadas nos anos de 1950, no chamado “New Look” do estilista francês Christian Dior e também na moda dos anos de 1980 são perfeitas quanto são saias de cetim.
Atualmente, em cetim, são usadas por quem busca um estilo muito feminino e ou romântico.
A principal característica da saia godê é o fato dela ser soltinha e com grande volume, isso faz com que ela tenha muito movimento e é perfeita para mulheres de cintura fina, porque marcam bem essa parte do corpo. Não são aconselhadas para as mulheres com uns quilos a mais por que elas criam muito volume nos quadris.
4- Saia Drapeada
Também é feita muita confusão com drapeado, plissado e pregas, neste caso, a sua característica é a de efeito “enrugado” e o modelo é mais justo no corpo.
Esse tipo de saia também cria muito volume na silhueta e deve ser evitado por mulheres mais gordinhas.
No caso dessa modelagem com o cetim é necessário tomar cuidado para que não marque a roupa de baixo.
5- Saias de Babados
As saias podem ter um leve babado na barra, sendo da cintura até o comprimento modelo lápis, podem ter um caimento de babados começando do quadril. Há também os modelos que são cortados de forma irregular e são pensadas para criar volume, por isso, indicadas para mulheres muito magras.