Saia Tulipa

A saia tulipa é um estilo de saia em que há um certo volume no quadril, sendo que em sua cintura e na barra ela possui um estreitamento, fazendo assim o volume ficar concentrado no centro do corpo.

Origem da Saia Tulipa 

A saia tulipa foi criada pelo estilista Pierre Cardin em mil novecentos e cinquenta e sete. Pierre Cardin é um grande designer de moda nascido na Itália, no dia dois de julho de mil novecentos e vinte e dois. Sua família emigrou para França quando ele tinha apenas dois anos de idade, e lá ele viveu sua infância. Aos quatorze anos começou a estudar com um alfaiate, descobrindo assim seu grande dom para a  costura. Mais tarde mudou-se para Paris e trabalhou para nomes importantes da moda.

Saia Tulipa Florida

Saia Tulipa Florida

Em mil novecentos e cinquenta fundou sua casa de costura, e três anos depois começou a alta costura. Ele possuía um olhar a frente de seu tempo, se inspirando na ”era espacial” para criar peças singulares, com formatos geométricos, que geralmente ignoravam o formato do corpo feminino, que é o caso da saia tulipa, muito diferente dos modelos que existiam no mercado. A saia é feita de forma que as pregas fiquem perto do cós, que pode ser médio ou alto, e também na parte de baixo da saia, onde ela é estreita. Assim há um maior volume na parte de cima do look, e em baixo ela fica mais rente ao corpo.

O nome foi dado pelo fato de que ela lembra o formato da flor tulipa, a partir do seu recorte que lembra as pétalas da flor. Alguns modelos tem uma fenda transpassada, deixando um look mais despojado, ao invés de ser totalmente fechada.

Como Usar a Saia Tulipa?

As saias são peças essenciais do guarda roupa feminino, além de passarem muito glamour e sofisticação em suas composições de look, elas são versáteis e podem ser usadas em qualquer estação do ano, adequando bem o restante do look a tal estação.

Por possuir um volume maior no quadril, ela é perfeita para as mulheres bem magras, e que querem dar a impressão da região mais volumosa. Já para as mulheres que tem o quadril bem volumoso e preferem disfarçar, é melhor optar pelas saias com cores mais escuras. Se o corpo possuir uma barriga mais saliente e seios volumosos, talvez a saia tulipa não seja a melhor escolha, já que da ainda mais volume a região da barriga. Apesar disso, a questão em usar ou não a saia tulipa está relacionada com a forma que você se sente com o seu corpo, e o que você deseja ou não disfarçar. Se você possui atitude e consegue segurar qualquer look independente do seu corpo, a saia tulipa é uma opção muito bacana e estilosa.

Saia Tulipa na Cor Laranja

Saia Tulipa na Cor Laranja

Pelo formato diferenciado, a saia tulipa causa um efeito visual muito diferenciado, e por isso é uma ótima escolha para compor os mais diversos looks, indo dos mais simples para o dia a dia, até os mais elaborados e formais, como numa festa ou no ambiente de trabalho.

Dicas

A dica principal e que deveria ser a primeira em qualquer tutorial de moda é: use aquilo que te faça sentir-se bem!”. Pode parecer clichê e batido, mas vestir algo que não te deixa confortável nunca é uma opção viável, por isso experimente e peça, caminhe um pouco com ela, se olhe de todos os ângulos, e veja se você estará confortável com a sua decisão.

Se você é muito alta e magra, e gosta de disfarçar essas características, a saia tulipa é uma boa opção, pois além de dar volume ao corpo, a peça vai ajudar a disfarçar se você está mais magra do que gostaria. No geral se você busca certo volume ao corpo, ela é uma peça coringa.

Por ser um modelo diferenciado, algumas saias que não estão ajustada corretamente no corpo podem dar a impressão de um ”balão”, algo que vai ficar estranho e chamar a atenção negativamente. Dessa forma, a melhor escolha é uma saia com um bom caimento, e de qualidade, pois assim ela se ajustará da forma devida ao seu corpo, deixando evidente somente o seu estilo.

Como a saia possui um volume, o ideal é escolher blusas mais justas no corpo, para haver um equilíbrio. Então descarte a ideia de combinar a saia com uma bata, opte por regatas mais coladas ao corpo. Se a blusa escolhida for mais folgada, coloque ela por dentro da saia, causando assim um estilo elegante.

Para as estações frias, opte por blazers, cardigãs e jaquetas mais curtinhas, ou na altura da cintura, elas combinam com o volume da saia e deixam um look uniforme, bonito e harmonioso.

Nos pés geralmente os sapatos escolhidos devem ser um pouco mais femininos, isso pois a saia tem esse aspecto mais de feminilidade. Apesar disso, combinar a saia com tênis pode trazer um look despojado e atual. As outras opções como sapatilhas e rasteirinhas já são combinações coringas. Para a noite escolha um salto da sua preferência, ou se estiver em uma estação fria, as botas over the knee (até o joelho), são opções elegantes e inovadoras.

Saia Tulipa na Cor Preta

Saia Tulipa na Cor Preta

Na hora de escolher os acessórios, pense em no ambiente que você pretende ir, isso por que as saias tulipas não são difíceis de combinar os acessórios, sendo que eles devem estar de acordo com o restante do que você está vestindo.

As saias tulipas são confeccionadas em diversos tecidos, mas no geral é preferível que seja feita com um tecido bem encorpado, isso porque como ela possui um certo volume, os tecidos mais encorpados passam um efeito mais bonito. Em questão de estampas, basta saber o local que você deseja frequentar para escolher a estampa da sua saia. As estampas mais comuns são as florais, muito bonitas e que combinam com eventos durante e o dia, e dependendo até com o seu ambiente de trabalho. As saias lisas e com cores clássicas, como o cinza, branco, roxo, azul e verde escuro, vermelho e preto, são ótimas pois combinam com um número maior de peças e também ocasiões distintas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *