Nós já falamos aqui e vamos repetir porque nunca é demais falar sobre esse ponto da moda. As roupas podem ser as nossas melhores amigas ou as nossas piores inimigas. Explicando melhor, você pode ficar ótima com uma peça e em compensação com a outra, um verdadeiro desastre. Aliás, neste ponto entre o fator moda. Não enfie na sua cabeça que deve vestir-se sempre como todo munto está vestindo. Jogue com a moda ao seu favor e não contra você. Na hora de se vestir adapte a moda para o seu estilo e principalmente, para o seu corpo.
As roupas podem fazer uma pessoa parecer mais gorda, mais magra, mais alta, mais baixa, até mesmo mais velha ou mais nova. Ops! Não quer dizer que usando uma minissaia uma mulher de 50 vai parecer ter 20, o bom senso é a palavra-chave na hora de montar uma produção.
E não são só as roupas que podem jogar ao seu favor, para esconder os “defeitinhos”, valorizar as partes bonitas e “incrementar” outras. Os acessórios, bolsas e sapatos, também fazem parte do pacote “te deixando mais linda”.
Então, vamos parar de tanta teoria e passamos para prática: saiba como roupas, sapatos, acessórios podem ajudar a alongar a silhueta. E não pense que usando um salto altíssimo o assunto está resolvido, isso será um ponto para depois, mas que deverá ser lido com atenção.
As Cores Podem Ajudar A Alongar A Silhueta
Pode parecer impossível, mas as cores conseguem nos fazer parecer mais altas e também mais baixas. Um dos modos mais fáceis de parecer que você tem uns centímetros a mais é adotando o look monocromático, que por sinal está muito em alta.
A explicação é bem simples. Quando você coloca calça e blusa da mesma cor, não existe uma “quebra”, quem vê de longe, percebe uma única “coisa”, uma silhueta mais longa.
As peças de roupas provocam “cortes” na silhueta naturalmente, isto é, quando você coloca uma calça com cós alto, por exemplo, com uma camisa para dentro dela, o ponto que chama atenção é a divisão entre as peças. É ele que atrai os olhares e dele é que é criada a sensação de uma pessoa mais baixa ou mais alta.
O mesmo as cores, se você está com uma calça branca e uma blusa azul, o ponto de encontro das duas peças é aquele que chama a atenção e cria essa “quebra”.
Outra forma de usar as cores ao seu favor, e neste caso, com a ajuda dos calçados, é usar os sapatos da mesma cor da calça, isso com certeza vai alongar a sua silhueta.
A tonalidade das cores não fazem diferença no caso de alongar a silhueta, somente o fato de serem de uma única cor ou de mais.
As listras verticais também servem para alongar a silhueta. Aproveite para apostar no preto e branco tão em alta nos últimos desfiles.
O Que As Roupas Podem Fazer Para Alongar A Sua Silhueta
As adoradas calças com cós baixo achatam a silhueta, a melhor modelagem para alongar a silhueta é o cós alto. Isso serve para qualquer peça de roupa, calça, saias ou short. De preferência, o ideal é que o cós esteja acima da cintura de pelo menos 5 centímetros. Por outro lado, o cós alto pode achatar o seu bumbum. Então, é melhor avaliar o que você prefere valorizar.
Uma dica para as mulheres que tem pouco bumbum e querem alongar a silhueta usando o cós alto, é apostar em blusas longas sobre a calça para disfarçar.
Outro modelo de calça que valoriza muito e ajuda a alongar a silhueta é a calça flare, e o bom que se trata de um modelo que está sempre na moda. Se você quiser dar uma alongada ainda maior, use o modelo com um sapato na tonalidade nude.
Fique Atenta Ao Escolher O Comprimento da Saia
Se você quer parecer com alguns centímetros a mais, deve ficar atenta ao comprimento das saias. A longuete, por exemplo, com o comprimento no meio da perna, achada a silhueta. É uma modelagem linda e elegantíssima, mas que poucas mulheres podem se dar ao luxo de usá-la, uma vez que ela exige linhas perfeitas do corpo.
Porém, a saia lápis, que também é elegantíssima, pode ser uma boa escolha para dar uma alongada na silhueta. Use o modelo no comprimento clássico, isto é, logo acima dos joelhos.
Se você quer uma saia mais longa e mais despojadas, a saia longa que chega até os tornozelos com uma rasteirinha faz você “ganhar” alguns centímetros a mais.
As minissaias nos looks despojados também podem alongar a silhueta, desde que sejam usadas com a blusa certa, justa e que termine na altura da cintura.
Vamos Falar dos Sapatos, Eles Também Podem Ajudar Ou Atrapalhar
A primeira regrinha básica é de não usar sapatos altos demais quando você é baixa demais. Preste atenção na rua em uma garota baixinha e com um saltão. Não fica bonito e você pode ficar na dúvida porque não funciona. A resposta é bem mais simples do que você possa imaginar, o salto altíssimo na baixinha provoca uma silhueta desigual. Explicando melhor, o tronco ficará muito inferior ao comprimento das pernas, causando o efeito contrário, aquele de achatar.
As ankle boots apesar de lindas devem ser evitadas por quem precisa “ganhar” altura e não perder. Assim como os tênis e botas de cano curto. Aquele ponto onde termina o calçado e inicia as suas pernas é que fará achatar a sua silhueta.
As botas de cano médio e longas são as únicas que ajudam a alongar a silhueta, desde que usadas com a roupa certa.
Se você colocar a bota preta de cano médio ou alto, coloque uma meia preta por baixo. Se for um look monocromático, melhor ainda.
Voltando ao salto alto, prefira um salto que de deixe mais alta, mas que não crie tanta desproporção entre tronco e pernas.
Os Acessórios Também Podem Ajudar
Mulheres baixas com bolsas muito grandes ou muito longas parecem ainda mais baixas. Prefira sempre bolsas que se adaptem a sua altura, mesmo que a moda diga que os bolsões é que devem ser usados. Lembre-se que não adianta correr atrás da moda quando ela não fica bem para o seu corpo.
Use cinto para marcar a cintura ou para alongar ainda mais a silhueta, coloque-o sobre um pouco abaixo do quadril quando usar uma blusa longa.