Também conhecida em terras gringas como Porcelain Print, a estampa de azulejo apareceu pela primeira vez como uma releitura de tradições milenares ao longo dos anos cinqüenta, com recortes geométricos nas superfícies de mobílias, como poltronas, e objetos decorativos, como vasos ou jogos de xícaras de chás . Esse é um tipo de peça que em decorações minimalistas fica elegante, mas quando usado em exagero fica over e tende ao brega.
Recentemente o estilista de alto padrão e conhecido mundialmente que se propôs a estudar a fundo as estampas de azulejo português e porcelanas chinesas foi Roberto Cavalli, o qual assumiu ter tido inspirações das porcelanas chinesas, das peças artesanais de cerâmicas italianas e do, popular entre os brasileiros, azulejo português para criar a mais recente coleção do estilista. Essa tendência invadiu as passarelas das luxuosas da Europa, servindo também como inspiração a diversos outros estilistas de renome internacional.
Outro estilista a seguir essa tendência a exemplo de Roberto Cavalli, foi o igualmente famoso e renomado Valentino. Assim que as coleções foram apresentadas ao grande público, peças com a estamparia de azulejo português logo virara uma febre entre as marcas que costumam copiar os grandes estilistas. Essa estampa tem inspirações na arquitetura colonial portuguesa e nas milenares porcelanas chinesas. Basicamente, os desenhos são formados por grafismos, floreios e arabescos de tons de azul e fundo branco.
Essa é uma tendência que veio muito discreta no inverno, mas que vai invadir os dias de calor do mundo inteiro. Não somente nas cores básicas, azul e branco, mas também com releituras em outras cores primárias, esse tipo de estamparia está sendo impressa em pecas casuais como camisetas e biquínis e também em peças mais nobres, como vestidos de festas e blazers para ambientes de trabalho.
A estampa de azulejo cria volume em uma determinada parte do corpo que o cubra, ou pode ainda alongar a silhueta quando é um vestido longo por exemplo, o qual cobre todo o corpo. A dica é combinar peças de estampa de azulejo com peças lisas nas cores da estampa, ou em cores análogas ao branco e ao azul.
Como essa estampa está em vários tipos de peça e tecidos, você pode montar looks mais básicos ou, ainda, super produzidos. Se você quer vestir um figurino que não chame tanto a atenção, mesmo usando a chamativa estampa de azulejos, a dica é vestir outras peças com cores sóbrias e sem estampas. Já para as meninas mais ousadas e fashionistas a dica é apostar em outras peças de estampas diferentes mas nas mesmas cores da estampa de azulejo, como uma calça com listas azuis e brancas por exemplo. Ou se a calca for de estampa de azulejo, a dica é vestir camisas de seda com cores quentes e vibrantes, o vermelho, o rosa e o amarelo.
Para quem está começando a usar essa tendência a dica é vesti-la em algum acessório que não fique preso ao corpo, como uma bolsa por exemplo ou, para quem se sente pouco mais segura, pode começar por brincos com estampa de azulejo português. E para quem não tem medo de errar e usar aquilo que está na moda, a sugestão é fazer conjuntinhos de saia e casaquinho com estampa de azulejo ou, quem sabe, uma saia combinando com uma bolsa ou um brinco dessa estampa.
Mas muita atenção! Esse tipo de estampa tende a aumentar o volume do corpo. Então se você não se sente tão segura com a sua aparência, aposte em acessórios e não em roupas desse tipo. Já para quem está segura com o próprio corpo ou acha que está muito magrinha, essa é uma tendência que pode ficar de vez no seu guarda roupas. Uma camisa de estampa de azulejo, por exemplo, deixa o tronco mais volumoso e se você tiver pouco volume nos seios a dica é vestir uma camisa desse tipo com os botões do colo desabotoados, dando a falsa impressão de volume ao colo. Para as baixinhas podem apostar em vestidos compridos e soltinhos para alongar a silhueta.
Independentemente da estampa de azulejo português ser uma tendência recente, as cores branco e azul são cores clássicas e eternas na moda. Portanto, são cores fáceis de se combinar. Ficam muito bem com cores quentes e vibrantes, podendo ainda ser explorado a questão de estampas e texturas diferentes. Pense na peça de estampa de azulejo português como uma peça neutra que precisa de vida e cor para completar o visual perfeito. Imagine se como um vaso de flores de cerâmica, só há graça em um vaso quando ele está florido com cores e texturas vibrantes! E não tenha medo de parecer um vaso de flores, pois isso é muito mais bonito e elegante do que parecer estar fantasiada de beetlejuice!
Se jogue na tendência buscando referências de looks montados na internet. Para acabar com uma possível insegurança ou medo de ousar com essa estampa a dica é buscar por figurinos montados por famosas e blogueiras! Os looks de passarelas costumam ser conceituais e pouco adaptáveis para o dia a dia.
Outras dica é investir numa boa maquiagem. As estampas de azulejo são peças que marcam, apesar das cores clássicas. Ou seja, de nada vai adiantar estar super bem vestida se a pele estiver mal maquiada ou, pior, mal cuidada. Cuide bem da sua pele, jamais durma de maquiagem e quando for apostar em um look com estampa de azulejo, certifique se de sair de casa com uma maquiagem bem feita, sem exageros e muito menos sem sombra azul! A dica é fazer uma maquiagem com cara de “nasci assim”! pele bem feita, blush rosado ou avermelhado para as meninas com a pele mais escura e um balm nos lábios para completar o ar de saúde da maquiagem.
FOTOS http://www.justlia.com.br/2013/08/como-usar-estampa-de-azulejo-portugues-ou-porcelana-chinesa/
FOTOS http://alessandrafaria.com/2013/07/tendencia-estampa-de-ceramica-chinesa-e-azulejo-portugues/
Fotos Muito Boas!