Camisas de corrida precisam ser confortáveis e oferecer uma boa ventilação para o corpo, pois durante o exercício é natural que a pele transpire. Para ter conforto e um bom desempenho na prática da atividade é importante escolher roupas com tecidos adequados. Se você têm dúvidas sobre como fazer escolhas mais pertinentes continue lendo e entenda como cada tecido pode ser mais ou menos vantajoso nesse contexto.
Diferentes Tecidos, Diferentes Preços
Há camisas de corrida de preços bem variados sendo que um dos principais critérios é o tecido de que a peça é feita. A composição do tecido, a forma como ela é tecida e os tratamentos aplicados (antibactérias e UV) contribuem para encarece-la ou deixa-la mais em conta.
Os tecidos utilizados em camisetas mais tecnológicas para corrida são feitos a partir de polimiada ou poliéster. Isso permite que o tecido seja mais fino e leve levando a ventilação mais adequada. Como alguns praticantes de corrida adotam o uso de camisetas de algodão vamos falar sobre esse tecido natural também.
Tecidos Usados em Camisas de Corrida
A seguir vamos falar um pouco mais sobre os tecidos usados em camisas de corrida reforçando os pontos positivos e negativos de cada um.
Camisas de Algodão
Trata-se de uma fibra natural que é originária do algodoeiro. Por ser natural absorve com mais facilidade o suor, as camisetas de algodão tendem a ficar encharcadas ao longo da atividade. É importante destacar que trama de algodão não é exatamente adequada para a ventilação necessária durante a prática de atividades físicas.
Camisas de Poliamida (Nylon)
Também chamada de nylon, a poliamida, é uma fibra química de polímero sintético, foi a primeira a ser fabricada pela indústria e é considerada como a mais nobre dentre as sintéticas. Entre outras qualidades essa fibra se destaca por ser muito resistente mecanicamente, em torno de 3,5 vezes em comparação com o algodão. Outras características relevantes incluem baixa absorção de umidade, facilidade para acabamentos têxteis e texturização. É possível fabricar tecidos com aspectos diferenciados.
Essa fibra é a que mais se aproxima da textura da seda, pode ser muito bem trabalhada em conjunto com fibras de algodão. O tecido misto de poliamida e algodão funciona muito bem para oferecer mais conforto. Dentre as principais características estão ser macia e leve, não encolher e nem deformar mantendo-se resistente ao uso. Como seca rapidamente tem boa resistência a ação de traças e fungos.
É um tecido que não absorve a umidade e assim permite que o corpo transpire com mais assertividade. Contudo, é importante ter cuidado a sensibilidade a luz desse tecido, pode ficar facilmente manchado pela ação de sujeira e poeira. Pode encolher com o calor.
Camisas de Poliéster (Tergal)
Essa fibra sintética é também conhecida como tergal e está presente na confecção de peças de vestuário e malharias. Pode ser utilizada tanto 100% como misturada com outras fibras. Esse tecido é aplicado tanto para a confecção de camisas quanto de roupas de baixo. Sendo uma fibra muito barata é a que tem êxito em competir com as fibras naturais ou até mesmo outras fibras sintéticas. Conforme a indústria realiza melhoramentos tecnológicos mais essa fibra se torna parecida com o algodão.
Uma fibra com boa resistência a luz e também ao uso diário não enruga e mantém a boa elasticidade. Bastante resistente à formação de bolinhas e não desbota em exposição ao sol.
Camisas Para Corrida
Cada marca dá um nome para o tecido usado em suas peças de corrida com destaque para Dry Fit e Climacool. Geralmente essas marcas usam combinações tecnológicas de fibras de poliamida e poliéster por terem melhor absorção do suor e ventilação.