Não é só de desfiles, modelos fashions e figurinos glamorosos que vivem aquelas pessoas que trabalham no mercado da moda. O termo “moda” traz intrínseco um fetiche que está diretamente relacionado a elegância, porém por traz do mundo da moda aparente, aquele que vemos na folhas das revistas de moda fashion e nas passarelas dos desfiles de moda existem um complexo e organizado mercado de produção e trabalho, de grande relevância econômica para o Brasil e para o mundo, pois é uma importante fonte de trabalho e gerador de riquezas para a economia internacional.
Cursos, Formações e Habilitações
Inegavelmente os profissionais da moda que mais se destacam na mídia são as modelos e os estilistas das grifes famosas, mas está com certeza é só uma mínima parte do imenso número de profissionais que compõem esse mundo. O mercado está a exigir profissionais que atendam a demanda cada vez maior e mais exigente e recentemente surgiram no Brasil os cursos de profissional da moda com formação em nível superior de bacharelado, com duração de 4 anos, que são produção de moda ou design de moda que habilitam os profissionais na área de modelagem, produção, estilismo e marketing de moda. O curso superior de tecnólogo com duração de 2 anos tem muitas variações mas se geralmente habilita os profissionais para a gestão dos empreendimentos de moda, em confecção têxtil, em estilismo e design de produtos. Os cursos técnicos habilitam os profissionais de nível médio em desenho técnico, estilismo e modelagem. A maioria desses cursos é bastante recente, e existem variações nas grades curriculares e na habilitação que eles conferem, portanto é importante analisar e escolher aquele que está mais próximo das suas aspirações. É importante ressaltar que além desses cursos de formação curricular e acadêmica existem diversos cursos livres que formam profissionais da moda em diversos segmentos diferentes, e também nas áreas administrativas especificas da indústria têxtil e da indústria da moda.
Mercado de Trabalho
A moda é um mercado em expansão e seu consumo vem crescendo ininterruptamente nos últimos anos, e com isso as empresas e indústrias dos diversos segmentos da moda vêm sofrendo uma grande expansão. A preocupação cada vez maior das pessoas com sua própria aparência e a importância desta na afirmação de suas identidades sociais alimenta ainda mais esse mercado de trabalho, que é um dos que mais cresce no Brasil nos últimos anos e às vezes parece que passa despercebido. O Brasil é ocupa o quarto lugar no ranking mundial na produção mundial de roupas, e suas indústrias se alastraram por todo o país, oferecendo oportunidade de emprego a pessoas com ou sem experiência, mas que possuam habilitação. A área de design de criação, ou o velho e bom estilista, é a que oferece as melhores oportunidades, seguida pela área de gestão e de marketing de moda. Também existem oportunidades para docentes em cursos para profissionais de moda, o que demonstra que este é um mercado de trabalho em franca expansão.
Como vemos o Brasil está na moda!