Conheça a profissão que está bombando no Brasil
Há cinco anos, se um estudante dissesse aos pais que queria ser personal stylist, provavelmente os pais desse estudante iriam querer fazer de tudo para que ele mudasse de idéia. Afinal, quem conhecia essa profissão há pouco tempo? Parecia mais um modismo que logo desapareceria.
No entanto, os profissionais conhecidos como personal stylist vieram para ficar, e estão sendo cada vez mais valorizados no mercado – as pessoas pagam muito caro para ter essa consultoria.
O que antes era restrito a famosos ou pessoas públicas, agora se transformou em uma prática comum entre pessoas “comuns” e anônimas.
As pessoas começaram a perceber que a maneira como se vestiam podia expressar muito de sua personalidade – portanto, se estivessem vestidas de maneira inadequada ou que não combinasse com o seu modo de ser, poderiam causar uma má impressão, ou uma impressão incorreta de como eram.
Causar uma má impressão em um primeiro encontro com um possível namorado já pode ser trágico, imagine em um primeiro encontro com um cliente ou fornecedor? Passar a imagem correta pode ser a diferença entre fechar um negócio e não fechar.
Além disso, o modo de se vestir pode ser um diferencial na carreira, tanto na hora de ser contratado quanto na hora de escolher os promovidos. Por exemplo, entre dois concorrentes com o mesmo currículo, o que estiver vestido de maneira mais adequada para o ambiente e de acordo com o negócio da empresa provavelmente levará a vaga.
A Arte de se Vestir
É importante ressaltar que se vestir bem não quer dizer em hipótese alguma se vestir com roupas caríssimas ou de grife. Se vestir bem é se vestir de acordo com o ambiente em que se está, respeitando o próprio estilo. Por exemplo, uma executiva que está viajando a negócios ficará bem vestida se estiver vestida de uma forma mais formal. No entanto, uma pessoa que for sair para um cinema com os amigos e colocar uma roupa extremamente social provavelmente ficará meio deslocada no ambiente.
Ou seja, a forma de se vestir é relativa e depende muito da situação, o que acaba confundindo muito as pessoas. É para evitar essa confusão que existem os personal stylist.
Personal Stylist
A função deste profissional é ajudar o aluno a descobrir o próprio estilo, a maneira como melhor se sente bem, entre estilos pré definidos, como clássica, gótico, natural, romântica, entre outros.
Com base no estilo, o profissional (que cobra em média 3 mil reais pela consultoria inicial) irá ajudar a pessoa a montar um estilo próprio, com roupas que irão valorizar o corpo e a personalidade da pessoa independente do ambiente em que estejam.
Com a importância que a sociedade confere à imagem das pessoas, não faltará mercado para esses profissionais!
Andressa Silva