Modelos de Vestidos Vintage

A palavra “vintage” tem sido usado com muita frequência nos últimos tempos e o estilo que busca no passado a inspiração para o contemporâneo promete ficar em alta por um bom tempo. A moda está sempre revisitando modelos icônicos de décadas passadas e isso também acontece com os vestidos.

Os chamados vestidos vintage são aqueles que aparecem atualmente (com releituras ou não) e que são grandes sucessos de décadas passadas. Entram nessa descrição de vestidos vintage aqueles que tem modelos que remetem aos anos das décadas de 1920 a 1960. Os modelos de vestidos dessas décadas são atemporais, ou seja, mesmo hoje em dia são muito bem vindos a qualquer closet.

Vestidos Que Destacam A Silhueta

A moda das primeiras décadas do século passado era marcada pela silhueta que se desejava obter. Num dado momento a cintura dos vestidos era mais baixa (anos 20) e mais tarde passou a ser mais alta, a partir da década de 40 e 50. Porém, se tem algo que é consenso para todos os modelos de vestido vintage é que eles ajudam a desenhar a silhueta, ou seja, deixam o desenho do corpo muito mais bonito.

Vestidos Vintage Anos 20

Vestidos Vintage Anos 20

Se você está em busca de uma silhueta com mais curvas e sexy na medida (nada de vulgaridade) deve contar com uns modelos vintage no seu guarda-roupa. Para as mulheres mais magras a dica é apostar nos modelos que bebem na fonte de inspiração das décadas de 30 e 40 que são mais ajustados ao corpo, mas sem ser aquele superjusto, Assim o corpo fica mais definido e passa a contar com mais curvas.

Para as mulheres que já tem curvas no corpo a dica é investir em modelos inspirados nos anos 50. Esses vestidos têm as saias mais abertas, disfarçando quadris largos e pernas grossas, e marcando bem a cintura. Um modelo de vestido que deixa o corpo mais sensual num formato de ampulheta.

Vestidos Vintage Anos 20

Os anos 20 são conhecidos historicamente como anos loucos e os vestidos usados nessa década tinham muito glamour e uma aura de mistério. As peças não tinham uma sensualidade óbvia, nada de decotes muito profundos ou peças muito ajustadas. Uma das características das peças dessa década que foi trazida para os últimos anos foi o visual de camisola de alguns vestidos.

Os vestidos dessa década tinham como principais elementos a cintura reta, a leveza e elegância do comprimento midi (uma das tendências que permanece). Em geral esses vestidos acentuam o quadril e deixam em evidência os braços e as costas. As linhas da art déco (popular entre 1925 e 1939) migraram da decoração para os vestidos criando desenhos geométricos cheios de graça e estilo.

Vestidos Vintage Anos 30

Se a década de 20 é conhecida como anos loucos, a de 30 é um reflexo de toda essa loucura, anos marcados por uma crise sem precedentes na história. Em 1929 a bolsa de Nova York quebrou e a moda precisou se reinventar para acompanhar a mudança drástica de estilo de vida dos americanos, os principais consumidores de moda da época.

As roupas, de homens e mulheres, se tornaram mais sóbrias e sem tantos detalhes como na década anterior. Ao contrário da década de 20 as curvas femininas passaram a fazer muito sucesso nos anos 30. Os vestidos continuaram com as costas e braços nus, mas agora os vestidos eram mais justos no quadril. O visual andrógeno das mulheres da década de 20 foi deixado para trás.

Em geral os decotes profundos nas costas eram deixados para as festas a noite, os vestidos do dia contavam com ombros destacados e a cintura voltou ao lugar (mais um detalhe que aumentou a feminilidade dos vestidos). A nova silhueta era inspirada na antiguidade clássica, ou seja, as moças mais altas e com cabelos rentes a cabeça eram as mais admiradas.

Vestidos Vintage Anos 40

A moda é sempre um reflexo da história e no começo da década de 40 a Segunda Guerra Mundial já havia começado. Assim as roupas ganharam um estilo mais militar e se tornaram mais simples para acompanhar os dias difíceis que viriam. Uma mudança bastante forte no figurino feminino foi a abertura que as saias e vestidos ganharam na lateral para facilitar o andar de bicicleta.

Uma das principais dificuldades na década de 40 era encontrar os tecidos até então utilizados para fazer roupas. A Alemanha tentou a todo custo destruir a indústria francesa de costura que era essencial para o país. Com a escassez de tecidos as mulheres se viram obrigadas a reformar as suas roupas antigas e a usar novos tecidos como raiom, viscose e fibras sintéticas.

O corte dos vestidos se tornou reto em referência ao estilo militar. Os conjuntos de saia e blusa se tornaram as principais vestimentas dessa década sendo que as saias se tornaram mais curtas com pregas finas ou franzidas. Os casacos tinham os ombros angulosos e cinturões. Os vestidos basicamente imitavam uma saia com um casaco.

Vestidos Vintage Anos 50

Passada a Segunda Guerra Mundial os vestidos voltaram a ter um ar bem feminino. Em 1947 o estilista francês Christian Dior apresentou ao mundo o estilo que reinaria na década seguinte. A silhueta proposta por Dior tinha a cintura fina, os ombros destacados e os seios mais leves e naturais. As saias longas de cintura alta e fina deram o visual mais feminino necessário para que as mulheres se lembrassem da sua delicadeza e beleza.

Os modelos de vestido dessa década têm o comprimento até a metade da panturrilha, em geral tem estampas alegres e coloridas (uma forma de tirar aquele visual militar e masculino da década anterior) e a cintura bem marcada. As estampas de listras e bolinhas se tornaram as principais dessa fase e esses vestidos sempre vem acompanhados de saltos para alongar a silhueta. Esse estilo ficou conhecido como New Look.

Vestidos Vintage Anos 50

Vestidos Vintage Anos 50

Vestidos Vintage Anos 60

Durante a década de 50 houve uma incessante ‘campanha’ para que as mulheres voltassem a ser donas de casa. Durante a década de 40 as mulheres precisaram trabalhar e assumir postos de trabalho masculinos já que os homens estavam na guerra, porém, depois que essa fase passou veio o desejo da sociedade machista para que elas voltassem ao seu lugar de direito, a cozinha.

Em resposta a esse bombardeio as mulheres se tornaram mais ousadas na década de 60 e uma prova disso foram os vestidos que se tornaram mais curtos e próximos ao corpo sem tanto volume. As estampas de bolinhas são o hit mais lembrado dessa década, mas o geométrico também merece destaque. O vestido modelo em A é um dos modelos que está sempre sendo revisitado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *