Uma das preocupações para as mulheres que são muito vaidosas após descobrirem que estão grávidas é pensar em remodelar o guarda roupa. No entanto, essa questão acaba afetando todas as gestantes, uma vez que, à medida que a gestação avança, as roupas acabam não servindo mais e o questionamento sobre o que vestir e como vestir acaba tomando grande parte de seus pensamentos, principalmente ao começar um novo dia. Além de pensa no que vestir, muitas delas se preocupam em se sentirem bem, confortáveis e, ao mesmo tempo, de acordo com a moda vigente, bonitas e até mesmo atraentes, por que não?
Como na grande maioria das vezes, após ficar gestante, a mulher tem a necessidade de comprar várias peças de roupas, uma boa dia é pensar em comprar roupas que possam ser usadas mesmo após o nascimento do bebê e o fim da fase puerperal, inclusive, o que faz com que haja uma junção do necessário e útil com o agradável de apresentar um guarda roupa praticamente todo novo e por um período maior de tempo, além do período gestacional. Uma outra dica é apostar e comprar mesmo peças que sejam próprias para gestantes, mas que possam ser ajustadas, posteriormente, com o auxílio de uma costureira de confiança.
Sendo assim, algumas peças básicas podem ser compradas para uso tanto durante a gestação (principalmente durante os primeiros meses) quanto para após ela. A primeira coisa que pensamos são as blusas e batas, mesmo que essas sejam um pouco mais compridas e que poderão ser ajustadas no corpo, posteriormente, com a utilização de um cinto que marque a cintura, por exemplo, ou com uma calça do tipo legging que, inclusive, também é uma peça chave que pode ser usada durante antes ou depois da gestação também. Isso também ocorre com os casacos, principalmente os que apresentam botões na parte da frente e que podem ser abotoados de acordo com o tamanho da barriga ao longo da gestação. Uma outra vantagem das batas é o fato de elas ainda disfarçarem a barriguinha pós gestação, que permanece por um tempinho após o parto.
Há, ainda, alguns modelos de macacões que se ajustam bem de acordo com o tamanho da barriga e que, assim como alguns modelos de blusas e de batas, podem ser ajustadas ao corpo a partir do uso de um cinto, seja ele de fivela, normal, ou aqueles em que são utilizadas apenas um laço, por ser um cinto em forma de cordinha. Nesse caso, uma dica boa é o tipo de tecido a ser escolhido, sendo que os tecidos mais leves apresentam um excelente caimento quando a barriga estiver grande e também um caimento muito bom após a gestação, dando um ar mais soltinho à roupa.
De uma maneira geral, as gestantes podem e, inclusive, devem utilizar todos os tipos de roupas que desejarem, sendo que o principal é o fato de que elas consigam se sentir confortáveis e bonitas ao utilizá-las, uma vez que dependendo da semana gestacional, a tendência é de as gestantes se incomodarem cada vez mais com a utilização de roupas, principalmente se elas forem justas ou apertadas.