A escolha das roupas que usamos, de cada peça e de cada acessório fala sobre aquilo que somos e sobre como queremos ser percebidos, traduzindo um pouco de nossa personalidade. A roupa traz em sua essência uma forma direta de comunicação não-verbal, interagindo com o meio e as pessoas, e o resultado dessas escolhas e de tudo o que fazemos e somos é o nosso estilo pessoal. Simples assim…..
A moda evolui rapidamente, é um organismo dinâmico e vivo que reflete o comportamento e as tendências num dado momento e num dado espaço. Se renova junto com cada nova estação, alternando cores, elementos, formas e silhuetas, expressando a visão de cada criador, e assim como eles nós mortais, interpretamos essas tendências de acordo com o dado momento e o dado espaço que estamos vivenciando. As tendências da moda se transformam no cotidiano de cada um, assumindo as nuances de cada ser, seus desejos e conquistas mais secretas são revelados na sua forma de interpretar a moda.
O conceito da beleza feminina
O conceito de beleza feminina é algo subjetivo, e este conceito está muito claro no romance do escritor Benito Galdós, Marinela – uma jovem que ficou deformada na infância e que na juventude foi cuidar de um cego. Este por sua vez via apenas o interior da jovem e se apaixonou pela beleza de Marinela… Este romance traz um contraste com nossa realidade, onde a aparência é fundamental, no entanto aceitar a própria aparência e sentir-se a vontade com ela é um requisito essencial para o desenvolvimento de uma personalidade saudável. A relação que temos conosco mesmo e o conhecimento de nossas potencialidades, talentos, defeitos e dificuldades é que vai moldando e forjando a nossa personalidade. A auto aceitação é o diferencial entre uma mulher feia que parece feia e outra que é feia e parece bonita. Muitas vezes olhamos mulheres esteticamente feias e não vemos sua feiúra, somente sua presença, sua força. Pois a força da personalidade transcende os padrões de estética estabelecidos.
Moda e estilo
O conceito de moda é diferente do conceito de estilo e comprovamos isso quando encontramos pessoas usando as roupas mais modernas, das melhores marcas, dentro das últimas tendências da moda e mesmo assim não parecem elegantes ou bonitas. Lhes falta estilo. O estilo é próprio, vem da pessoa, não passa nem é ultrapassado, enquanto a moda é fugaz, passa rapidamente. Toda moda sem estilo próprio perde o seu valor, o seu glamour, e para ter estilo só existe uma receita que garanta o sucesso: é aprender a combinar a roupa que você usa com a sua personalidade, com seu gosto, sua forma de ser e de estar, compondo um visual único, assim como você. Ter estilo é um processo de renovação diária através do qual expressamos quem somos ou quem gostaríamos de ser.
Adorei o texto, muito bem pensado, parabéns Thico!