Um novo trabalho é sempre uma boa forma de renovar a vida. Com ele, você encontra novos desafios, que são ótimos para criar um clima novo e fazer nascerem novas expectativas. Porém, para chegar a encontrar uma nova vaga de emprego e fazer com que ela se torne sua é preciso empenho e atenção com detalhes, que fazem muita diferença.
O primeiro passo é fazer um bom currículo e o segundo é se preparar para entrevista, e entre outras coisas, como conhecer bem a empresa para a qual você pretende trabalhar, é preciso saber o que vestir. A roupa para uma entrevista de emprego faz uma grande diferença, porque ela estará falando para o seu entrevistador um pouco sobre a sua personalidade. Por isso, fique de olho nas nossas dicas de looks para entrevista de emprego e saiba como não errar. Veja o que você pode vestir!
Antes de se preparar, isto é, escolher o look que irá usar na entrevista de emprego, leve em consideração para qual o cargo você se candidatou. Por exemplo, se você está disputando uma vaga em um escritório de advocacia, não tenha dúvidas, aposte no terno. E não interessa se a vaga é para estágio, os homens não podem esquecer a gravata e as mulheres devem apostar em terninhos ou tailleur. Isso mesmo, nessa entrevista o seu look deve ser informal e sério.
Uma coisa muito importante e que muitas pessoas não sabem ou esquecem é que uma entrevista de emprego não exige sempre um look formal. Não é essa a questão e sim, é necessário vestir-se de acordo com o cargo que pretende assumir e o perfil da empresa. O que é sempre imprescindível é o tipo de roupa e como ela se apresenta, devem ser sempre limpa, bem passada e discreta. Decotes ousados e roupas curtas são completamente inapropriados.
Vamos a outro exemplo, agora de uma vaga de trabalho menos formal como aquela do escritório de advocacia. Digamos que você está querendo trabalhar em uma loja de shopping. A primeira coisa é identificar o tipo de produto que ela vende, por exemplo, se é uma daquelas de móveis e eletrodomésticos, se apresente com uma calça jeans escuro ou calça de tecido e uma camisa, pode ser de manga ou sem manga, nos pés, não abra mão dos sapatos. As mulheres podem escolher um look sério, mas nem tanto, saia e camisa ou calça e uma blusa, nada com cores chamativa. Agora, se você está querendo, por exemplo, trabalhar naquelas lojas que fazem um estilo jovem ou tipo skatista e surfista, se apresente com uma roupa mais leve e informal.
Como você observou os looks para entrevista de emprego variam e muito, são poucos os limites que devem ser respeitados. Quanto mais você souber sobre a empresa, maior será a chance de não errar. Outra forma de entender melhor como se apresentar no encontro com aquele que poderá ser o seu empregador daqui a pouco tempo é observar como estão vestidos os funcionários quando você for deixar o currículo, quando possível.
Agora veja algumas combinações que podem dar certo como look de entrevista!
– Calça jeans: essa peça pode ser usada em uma entrevista de emprego sim, ao contrário do que muita gente possa imaginar o contrário. Porém, algumas “regrinhas” devem ser levadas em consideração. Então, vamos conhecê-las: a calça jeans pode ser usada em um look de entrevista para uma vaga de trabalho informal; ela deverá sempre ser em tecido escuro (nem pense em usar um jeans desbotado); jeans com partes desfiadas e rasgado estão completamente proibidos (mesmo que se trate de um trabalho informal, pode dar a impressão de que você não estava nem aí para a entrevista); use a calça jeans sempre com uma camisa de tecido e até mesmo um paletó para equilibrar; homens apostem no sapato e mulheres evitem usá-la com sandálias rasteiras.
– Comprimento das roupas: essa questão está mais ligada às mulheres, que podem se apresentar em uma entrevista de emprego usando um vestido ou saia. O comprimento correto é o clássico, aquele que fica imediatamente sobre o joelho. Abaixo esse comprimento você não terá problemas, mas acima nunca. O short é completamente proibido, é aceitável bermuda, mas cuidado para não parecer muito informal. Já os homens prefiram sempre a calça comprida, por mais calor que esteja.
– Acessórios: algumas coisas são completamente proibidas, como por exemplo, o boné. As mulheres devem tomar muito cuidado, por exemplo, com a moda do “maxi”. Essa palavra não pode existir num look para uma entrevista de emprego. O seu maxi colar pode distrair a atenção do entrevistador e você não está indo participar de uma festa, por isso, aposte em acessórios discretos.
– Quando optar pelo terno: o terninho ou o tailleur podem ser a opção perfeita para quase todo tipo de entrevista. É simples de vestir, passa o ar sério que você precisa, sem que tenha a necessidade de pensar por um longo tempo. Porém, aposte em cores sóbrias sempre, nada de tonalidades chamativas ou muito alegres como amarelo. Também não se esqueça de colocar uma boa camisa embaixo e desabotoá-lo quando estiver sentado de frente para o entrevistador. Os homens devem avaliar a necessidade da gravata, o terno pode ser usado sem ela quando a vaga de trabalho não é muito formal, outra possibilidade é abrir mão do paletó.
no images were found
– Camisa polo: a camisa polo é uma ótima peça para o guarda-roupa masculino no que diz respeito à entrevista de emprego não formal. Se você concorre para uma vaga de vendedor de shopping, motorista, garçom, etc. Com uma calça jeans escura, camisa polo, sapato e cinto, você estará pronto. Bem vestido e sem exagero.
Como vocês puderam observar uma coisa que ajuda muito na escolha do look para uma entrevista de emprego é o bom senso, a observação. Quanto mais você souber sobre a empresa que pretende trabalhar, mais fácil ficará de criar a produção e não errar. E nunca se esqueça de que você está indo disputar um trabalho e não em uma festa. Seja discreto!